Jogo Socom 4: U.S Navy Seals PlayStation 3 Sony

Com alguns defeitinhos, SOCOM 4 deixa a desejar. Uma pena, já que o jogo tem uma boa reunião de elementos técnicos e de narrativa. Mas compensa um pouco o...

Ver análise completa

Ricardo Bergher Especialista em Tecnologia

Criar alerta de Preço

Poxa, não tem o que você quer. Mas quem viu esse, também curtiu esses:

Os 5 mais buscados em: jogos ps3

Detalhes

Informações Básicas
MarcaSony
ModeloSocom 4: U.S Navy Seals
Características do Produto
Gênero
Guerra Tiro
Jogo
Socom
Série do Jogo
IV: U.S Navy Seals
Plataforma Compatível
PlayStation 3
Número de Jogadores
1 jogador
Classificação ESRB
M - Mature (A partir de 17 anos)
Possibilidade Jogar em Rede
Sim
Especificações Técnicas
Acessórios Inclusos
Não possui

Alguma dúvida? Pergunte ao Especialista

Análise do Especialista

"Com alguns defeitinhos, SOCOM 4 deixa a desejar. Uma pena, já que o jogo tem uma boa reunião de elementos técnicos e de narrativa. Mas compensa um pouco o fato do jogo ser compatível com as últimas tecnologias de controle de movimentos e 3D."

Criado por Ricardo Bergher em 26/04/2013.

O quarto jogo da série SOCOM traz inovações, mas podia ser melhor.

A série SOCOM (sigla para Special Operations Command) foi pioneira nas partidas multiplayer na plataforma Playstation. No PS2, SOCOM teve quatro encarnações: SOCOM 1, 2 e 3, além do fraco Combined Assault. A franquia sempre privilegiou o combate tático, ou seja, abordagens cirúrgicas e bem localizadas, com muita organização em grupo.

SOCOM Confrontation (2008) foi o primeiro jogo da série para o PS3 e também desapontou com gráficos fracos, jogabilidade deficiente e multiplayer repleto de problemas. Três anos se passaram até que os fãs pudessem conferir mais um jogo da franquia e para que a Zipper Interactive e a Sony tivessem a chance de melhorar alguns aspectos do jogo. Bem, três anos é um longo tempo no mercado de entretenimento interativo e a ansiedade dos jogadores só aumentou. A expectativa também, de receber um jogo mais sério, sólido e que resgatasse a essência dos jogos originais.

A boa notícia é que SOCOM 4 US Navy Seals é, sim, melhor que seus dois antecessores diretos. O jogo conta com várias inovações técnicas, de gameplay e refinamento de modo multiplayer. Mas infelizmente, algumas falhas persistem.

A história se passa no Sudeste Asiático. Os produtores resolveram excluir a menção a qualquer país específico, o que desagrada a quem esperava maior verossimilhança de ambientação e realismo em geral. Você é o líder de uma expedição militar de três soldados da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) enviados à um canal importante de navegação da região, o Estreito de Malaca, que divide a ilha de Sumatra e a Malásia.

Em SOCOM 4 US Navy Seals, o cenário é de turbulência política, pois a região está sendo ameaçada por um revolucionário local. Você joga na peleoe de Cullen Gray, o comandante da equipe de operações especiais enviada para investigar a situação. Uma vez no local, você encontra dois soldados sul-coreanos que se juntam à sua equipe. O time então fica com cinco integrantes, sendo que uma delas é uma mulher chamada de 45. Um dos nomes de personagens mais estranhos que se tem notícia...

A campanha principal de SOCOM 4 US Navy Seals tem 14 e uma boa variedade de locações. Você batalha em florestas, grandes cidades, acampamentos militares e favelas, sempre à procura do tal revolucionário militar. Em quatro oportunidades, você encarna a teimosa e auto-confiante “45” em missões “stealth”, onde você tem que coletar documentos e explodir alguns alvos sem chamar a atenção.

Uma vez que você se ambienta, SOCOM 4 US Navy Seals começa a mostrar suas cores táticas. Sob a distante visão em terceira pessoa, você tem que guiar e dar ordens aos soldados da sua equipe na maioria das missões. A inteligência artificial do jogo é deficiente, o que torna as missões um pouco mais fáceis e menos desafiantes.

Seus amigos lhe seguem de maneira coerente, atiram nos inimigos e se protegem, mas só são eficientes de verdade se estiverem seguindo suas ordens. É só usar os botões direcionais para emitir comandos simples. Com essa vantagem tática, dá para criar ataques sofisticados. Você pode flanquear os inimigos pelos lados, cercar posições e avançar cuidadosamente até chegar a um acampamento inimigo. Se as coisas apertarem, dá até pra chamar um ataque de bombardeiro pelo rádio.

O armamento de SOCOM 4 US Navy Seals é padrão, mas dá pro gasto. Você usa metralhadoras, sub-metralhadoras, rifles de assalto/sniper e alguns tipos de granadas. Conforme você usa suas armas favoritas em qualquer modo do jogo, você destrava upgrades, como silenciadores e acoplamentos diversos.

No quesito gráfico, não se sai tão bem. Para um jogo da presente geração, todo mundo esperava mais. As animações faciais são de categoria inferior, bem como os cenários mal texturizados. Em um jogo ambientado em florestas, é de fundamental importância poder se esconder apropriadamente. Mas os gráficos às vezes deixam o jogador exposto. Como muitos games antigos, os personagens passam pelas folhas sem mexê-las, o que além de estranho é bem frustrante.

SOCOM 4 US Navy Seals conta também com um eficiente sistema cooperativo, prazeroso de jogar depois de terminar a campanha principal. Você e até mais 4 jogadores podem se unir pra acabar com inimigos em mais 6 mapas, o que amplia um pouco mais a diversão. Você pode também determinar a dificuldade da inteligência artificial, ideal pra criar mais desafio. A comunicação é extremamente importante no modo co-op, portanto, é bom ter um headset por perto quando for jogá-lo.

Já o modo multiplayer online é bem completo e também oferece personalização de batalhas. Você pode definir vários parâmetros de duração de partidas, por exemplo. Os tipos de mapas multiplayer clássicos estão todos presentes, mas o que mais chama a atenção é o Bomb Squad. Nele, um time precisa desarmar uma bomba e proteger um soldado especial equipado com uma vestimenta antiexplosão. O outro time, por outro lado, precisa defender a bomba. Se o soldado especial morrer, a batalha acaba. O modo multiplayer de SOCOM 4 US Navy Seals suporta até 32 jogadores simultâneos.

Se você é um feliz proprietário de PS3, vai gostar de saber que o jogo é compatível com o controle de movimentos da Sony, o Move. Vai ficar mais feliz ainda quando souber que o jogo foi especialmente desenvolvido para funcionar com o suporte de tiros oficial do PS Move, o Sony Playstation Move Sharp Shooter. Uma outra questão bacana do jogo é que ele pode ser desfrutado em três dimensões (3D). Uma boa pedida é comprar o pacote oficial da Sony, que vem com uma cópia de SOCOM 4 US Navy Seals, uma câmera Playstation Eye, um controle Move, um Navigation Controller (para auxiliar os controles do PS Move) e a Sharp Shooter da Sony. Um pacotaço.

A análise foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Resumo do produto

Com alguns defeitinhos, SOCOM 4 deixa a desejar. Uma pena, já que o jogo tem uma boa reunião de elementos técnicos e de narrativa. Mas compensa um pouco o fato do jogo ser compatível com as últimas tecnologias de controle de movimentos e 3D.

Zoom Destaca

  • Suporte à tecnologia 3D
  • Suporte ao PS Move
  • Bom modo multiplayer

Zoom Avisa

  • Gráficos mal acabados
  • Pouca dificuldade
  • Estrutura sem criatividade
Ler a avaliação completa

Avaliação do Usuário

  • Avaliação Geral
  • Usuários que recomendam 0%

Ninguém avaliou ainda.