Entenda antes de comprar em Lava-louças

Lava-louças economiza água?

Veja como uma lava-louças te ajuda a economizar mais do que tempo.

lava-louças, lavadora de louças
por Catarina Monteiro - Especialista em Casa.

Quando pensamos em máquina de lavar louças, a primeira coisa que lembramos é economia de tempo e praticidade, afinal, deixar a pia limpa após um almoço de família está longe de ser a atividade favorita de qualquer um. Mas o que muita gente não sabe, é que a lava-louças também pode representar uma grande economia de água, e sem pesar tanto na conta de luz.

Para começar, na lava-louças, a água fica circulando dentro da máquina, lavando todas as peças de uma vez só. Enquanto na pia, temos que lavar peça por peça, com a água escorrendo direto para o ralo, já que não tem como reaproveitar.

Mas com “água suja” dentro da máquina de lavar louças, seus pratos vão ficar limpos?

Veja preços de lava-louças

Sim. Isso porque a lava-louças usa jatos de água quente, que são mais fortes e dissolvem melhor a gordura do que a água fria que sai da pia.

Além disso, modelos mais novos não precisam nem daquele enxágue inicial na pia, pois muitas contam com um ciclo de “pré-lavagem” que tira o grosso da sujeira, para depois deixar sua louça limpinha, até melhor do que depois de passar tempos esfregando a esponja.

Como aumentar a economia com uma lava-louças

Claro que algumas dicas podem te ajudar a aumentar esta economia. Por exemplo, o ideal é esperar a lava-louças encher para lavar tudo de uma vez. E se você não tem pressa, pode desativar a função de secagem da máquina, e deixar a louça secar naturalmente e, assim, economizar no gasto de energia elétrica.

Por isso é bom escolher um modelo adequado para a rotina da sua casa. Por exemplo, uma lava-louças para 6 serviços vai ser o suficiente para uma casa com poucas pessoas. Já quem adora receber muitos amigos para jantar com frequencia, vai fazer bom uso de uma máquina de lavar louças para 12 serviços.

Ah, e na hora de comprar uma lava-louças, fique atento e procure por um modelo com classificação Procel A, que indica melhor aproveitamento energético.

Outro detalhe importante: escolha seu modelo de acordo com a necessidade da sua casa. Uma lava-louças de piso é super fácil de instalar, enquanto uma máquina de lavar-louças de embutir pode caber direitinho na sua cozinha planejada.

 

E lembre-se: pesquise, compare preços no Zoom e faça a melhor compra!

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em lava-louças