Entenda antes de comprar em Lavadora de Alta Pressão / Lava a Jato

Lavadoras de alta pressão para cada necessidade

Uma lavadora de alta pressão pode ser residencial, comercial ou industrial. Saiba qual a melhor para você.

por Catarina Monteiro - Especialista em Casa.

As lavadoras de alta pressão, ou como são popularmente conhecidas "lava a jato", são bem eficientes na hora da limpeza mais pesada, retirando toda a sujeira de pisos, piscinas, grades, carros, entre outros.

Lavadora residencial, comercial ou industrial?

Na hora de comprar sua lavadora de alta pressão, você terá três opções de escolha, para decidir a melhor de acordo com a sua necessidade: lavadora residencial, comercial ou industrial.

A classificação, basicamente, refere-se à potência (pressão do jato) e à quantidade de água (vazão) que circula por determinado tempo.

Uma das maiores vantagens das lavadoras de alta pressão é que elas são econômicas, e usam bem menos água do que uma mangueira na hora de limpar o carro, por exemplo. Saiba mais sobre essas lavadoras:

Lavadora de alta pressão para usar em casa

Uma lavadora de alta pressão residencial pode ser classificada como leve (Grupo A) ou intensas (Grupo B). O Grupo A é indicado para limpezas mais simples, como limpar azulejos, pisos e paredes. Como o seu jato não é tão forte, o consumo de energia é menor. Já no Grupo B, apesar de ser também de lavadoras de alta pressão para uso residencial, você já pode utilizar em tarefas mais pesadas, como casas maiores ou lojas que não sejam de grande porte.

A vantagem desse tipo de lavadora de alta pressão é a sua mobilidade. Contudo, fica limitada a pequenas áreas e a pressão do jato não dá conta de impurezas mais profundas.

Lavadora de alta pressão para uso comercial

A lavadora de alta pressão comercial está classificada no Grupo C. Essa lavadora de alta pressão tem uma potência que já permite ser usada em pequenos lava-jatos. Para prédios residenciais ou comerciais, a lavadora comercial também atua na limpeza com eficiência.

Elas perdem um pouco em mobilidade (geralmente são mais pesadas), contudo permitem que você use em ambientes maiores e para sujeiras mais intensas. Algumas lavadoras de alta pressão para uso comercial contam com acessórios interessantes, como recipientes para detergente, escovas e biqueiras variadas.

Lavadora de alta pressão industrial

No último grupo, o Grupo D, está classificada a lavadora de alta pressão industrial. Ela é indicada para quem precisa limpar com frequência a sujeira pesada de grandes áreas externas. Essa é uma lavadora de alta pressão que pode ser utilizadas para a limpeza de veículos de grande porte, grandes edifícios ou ruas. São aparelhos com potência e vazão de água superiores.

A vantagem da lavadora industrial é, certamente, a sua capacidade de limpar as sujeiras mais pesadas. Alguns modelos contam com carrinhos de transporte, que facilitam a mobilidade, e escovas giratórias, para a limpeza ser ainda maior. Uma lavadora de alta pressão desse porte exige uma pessoa com experiência para manuseá-la, e também vale lembrar que não é uma lavadora para ser usada em todos os lugares, já que sua potência pode ser forte demais.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em lavadora de alta pressão / lava a jato