Com base nos últimos 40 dias, o valor está R$ 7,70 mais caro que o normal
Quer pagar mais barato?
Avisamos quando o preço baixar
Publicidade
Ficha técnica
Informações Básicas
ISBN
9788575596876
ISBN-10
857559687
Título
A Véspera
Autor
Ivan Turguêniev
Editora
Boitempo
Descrição
O menor preço encontrado no Brasil para A Véspera - Ivan Turguêniev - 9788575596876 atualmente é R$ 55,00.
Publicidade
Avaliação dos usuários
4.7
38 avaliações
Exibimos as avaliações mais relevantes da Amazon
O pior de Turgueniev
Recomendo
O livro, que também poderia ser chamado de "o búlgaro talarico", é o pior que eu já li de Turgueniev. É uma narrativa "água com açúcar", cujas possíveis analogias e interpretações (as quais os tradutores fazem um esforço hercúleo pra dar valor no posfácio) são bem óbvias e banais. Além disso, ao contrário das edições de Turgueniev em outras editoras, a linguagem é menos fluida (provavelmente por culpa da tradução), a diagramação é estranha, as palavras parecem empilhadas (as notas de rodapé são boas, por outro lado).
Leon
• Via Amazon
Um marco na literatura russa e mundial
Recomendo
Quando comecei a assistir aos vídeos do canal do filósofo Luís Felipe Pondé, encontrei alguns nos quais ele abordava lições morais e filosóficas presentes na literatura russa do século XIX. Quando criei esta conta no Instagram e passei a acompanhar alguns IG's literários, que frequentemente recomendavam títulos de autores desse período, tais como Fiódor Dostoiévski, Leon Tolstói e Ivan Turguêniev, fiquei bastante interessado em conhecer essa famigerada "academia" literária russa. Incialmente, pensei em começar pelas obras de Dostoiévski, autor assiduamente mencionado tanto por Pondé quanto pelos IG's que eu seguia. Mas a vida, amigos, é uma caixinha de surpresa. E, certa vez, olhando alguns títulos em promoção na Amazon, deparei-me com este e não pensei duas vezes em adquiri-lo. "A véspera" foi escrito por Ivan Turguêniev no ano de 1860, sendo o enredo ambientado na década de 50 do mesmo século. O romance gira em torno da paixão que surge entre a jovem russa Elena Nikoláievna, filha de integrantes da elite aristocrática local, e o jovem intelectual búlgaro Insárov, Dmítri Nikanórovitch, cujo principal objetivo é libertar sua pátria do domínio do império turco-otomano. Ao longo dos capítulos, Turguêniev nos mostra, com uma sensibilidade ímpar, alguns cenários que evidenciam as relações sociais e as mudanças políticas que ocorriam à época. É perceptível, na obra, o conflito de gerações, presente nas conversas entre os personagens da trama. Esse conflito encontra seu ápice na jovem Elena que, resistindo às escolhas arbitrárias de seus pais, impõe-se como protagonista de seu destino, relacionando-se com um jovem estrangeiro de classe econômica inferior a sua, além de defender com determinação sua causa patriota. Turguêniev também tece críticas à mentalidade russa, um tanto letárgica, se comparada com a mentalidade que borbulhava naquele período de mudanças tão rápidas e profundas. Isso também fica evidente na figura da jovem Elena, que não se sente atraída por nenhum dos seus conterrâneos intelectuais e abastados, fadados a repetirem o que já vinha sendo feito pelas gerações anteriores, e resolve se entregar de corpo e alma a um jovem igualmente determinado a mudar sua realidade. Esta obra foi um marco na história da literatura mundial, principalmente por colocar uma mulher como uma de suas protagonistas, algo que não foi bem recebido por muitos críticos da época. A presente (e excelente) edição da editora Boi tempo inclui um prefácio e posfácio feitos pelas tradutoras do romance, bem como o prefácio à edição de 1879, feito pelo próprio Ivan. Tenho que admitir que, para mim, que não sou tão acostumado com esse gênero literário, o final não foi dos mais agradáveis, mas a trama, a narrativa e os diálogos entre as personagens fizeram com que a leitura fosse agradável, envolvente e, como sempre, enriquecedora.
Moisés
• Via Amazon
A elegância do estilo de um mestre
Recomendo
Um romance envolvente e denso como costuma ser a prosa dos russos em geral. No caso de Turguêniev destaca-se a elegância do seu estilo.