Esta é a segunda vez que leio "Alina", eu já tinha feito uma avaliação sobre o livro, mas como sumiu do quadro das avaliações vou refazer. Eu amo livros de época e históricos. "Alina" é um romance que se passa no século XVI na Bahia. A autora me deixou com uma sensação de que realmente é uma estória sobre seus antepassados e me deixou entusiasmada por saber mais dessa família maravilhosa. A escrita da "Emilia Lima" é uma delícia, leve, fluída, com muita clareza. Fiquei muito triste com a decisão de Naru - e gostaria de saber o que realmente aconteceu com ele. Fica a dica para um livro sobre ele, mesmo que seja um "Spin off". Não gostei muito da volta do Pedro, pois acho que Alina já o tinha deixado por amor ao Naru. Mas como é um romance tudo pode acontecer, basta a imaginação e criaçãoda autora. O livro é leve, fácil de ler e muito gostoso. Recomendo a leitura.
Adriana
• Via Amazon
Sem muitos sobressaltos.
Recomendo
Este ano eu estou me dedicando a ler livros de autoras nacionais e Alina faz parte dessa proposta. É o romance de estréia da autora baiana Emília Lima, e o primeiro volume da série Família Cirilo. Um dos pontos positivos de Alina é retratar um período histórico pouco explorado nos romances de época: o início da colonização do Brasil. O livro é narrado em terceira pessoa (brindemos a isso!) e transita por pontos de vista de vários personagens. A narrativa tem altos e baixos e eu senti um pouco do impacto disso na fluidez da leitura. Há momentos em que o enredo cria uma certa "barriga", mas não chega a nos desestimular. Alina, a protagonista que dá nome ao livro, só me conquistou mesmo a partir da metade da história. Seu amor por Pedro, para mim, soou mais como algo juvenil e que, na presença poderosa de Naru, a meu ver jamais teria sobrevivido. Falando em Naru, eu não gostei do destino que a autora deu a ele. Achei indigno da trajetória do personagem, talvez o melhor do livro. Me pareceu uma saída forçada para que se chegasse ao desfecho dado pela autora. Já Pedro não me convenceu. Não consegui criar empatia por ele, por mais que tenha tentado. Sei que a proposta da história era mostrar um grande amor que sobreviveu ao tempo e às vicissitudes da vida. Mas não rolou essa identificação com o casal protagonista, aquela em que a gente torce com todas as forças. Minha torcida mesmo foi pelo Naru! Apesar desses pontos, Alina é um bom romance de época, com cenas doces, delicadas e sem muitos sobressaltos.
Drica
• Via Amazon
Lindo!!
Recomendo
Voltei no tempo com esse livro, amei essa história. Alina; apenas uma menina, tendo que enfrentar a vida como uma mulher, adulta e forte. O amor puro de Naru doeu em mim, me apaixonei por ele. Nao conhecia o trabalho da autora, gostei muito. Parabéns! Super recomendo!
Amante
• Via Amazon
Encantador.
Recomendo
Estou encantada com as ilustrações da Mara Sop e o trabalho primoroso da editora nessa obra encantadora da Emilia Lima. Estou ansiando pelas histórias das outras jovens que fazem parte da família Cirilo. Teve um personagem que me tocou por sua integridade, inteligência e altruísmo. E seu desfecho me levou às lágrimas. Apesar do período em que a história se passa, o tema é muito atual e nos ensina que na busca pelo amor há consequências que podem afetar ou transformar nossas vidas para sempre. Eu adoraria que alguns pontos tivessem sido aprofundados porque fazia alguns anos que não lia um livro ambientado nessa época tão importante da história do nosso país. Alguns personagens deixaram saudades. A forma delicada e sensível como a autora conduz a narrativa me lembrou um pouco dos clássicos do Veríssimo. Recomendo!