Bom
Recomendo
Bom livroNa verdade é uma entrevista sobre um modelo de educação implementado pelos autores .E bom para educadores em geral.
kely
• Via Amazon
Ordenar por
Menor preço
ISBN | 9788561773182 |
---|---|
ISBN-10 | 8561773189 |
Título | Escola Sem Sala de Aula - Col. Papirus Debate - 3ª Ed. 2010 |
Autor | Semler, Ricardo; Dimenstein, Gilberto; Costa, Antonio Carlos Gomes Da |
Editora | PAPIRUS |
Gênero | Ciências Humanas e SociaisPedagogia |
O menor preço encontrado no Brasil para Escola Sem Sala de Aula - Col. Papirus Debate - 3ª Ed. 2010 - Semler, Ricardo; Dimenstein, Gilberto; Costa, Antonio Carlos Gomes Da - 9788561773182 atualmente é R$ 64,90.
Avaliação dos usuários
4.1
11 avaliações
Exibimos as avaliações mais relevantes da Amazon
Bom
Recomendo
Bom livroNa verdade é uma entrevista sobre um modelo de educação implementado pelos autores .E bom para educadores em geral.
kely
• Via Amazon
Uma nova cara para a educação
Recomendo
Os 3 autores do livro falam sobre suas experiencias com educação, o projeto bairro escola em são paulo, a escola Lumiar, com seu curriculo por mosaico e ensino democratico, alem de um apanhado geral da historia da educação, figuras e marcos importantes que mudaram o curso da educação, desde a grecia antiga, passando pela revolução francesa ate os dias de hoje. O forte do livro, e seu objetivo, não é o apanhado historico, mas esse serve de apoio e explicação para compreender a situação atual do ensino, particularmente no Brasil. Um livro rico em teoria e pratica, que faz repensar porque a educação é como é, mais do que isso, nos estimula a participar da mudança. Curto, rapido e gostoso de se ler, é todo escrito na forma de uma conversa informal entre os autores, cada um contando seus casos e voltando ao ponto focal, que seria a escola sem sala de aula. Na grecia antiga, o aluno recebia uma educação para a vida, mais completa. havia a logos, onde se estudava geometria, gramatica e logica, pathos, onde se estudava a tragedia e a comedia, para se transmitirem os valores morais e sentimentais, educação emocional; a educação do corpo, ginastica e jogos olimpicos e o mythos, mostrando a dimensão do templo, a questão do misterio. As escolas pos iluminismo passaram a focar apenas o logos, no maximo com 2 aulas de educação fisica de 45 minutos por semana. Ate hoje é assim, supervalorização da logica em detrimento das outras inteligeincias. Escola sem sala de aula, reve tudo o que se refere a escola. Os 2 meses e meio de ferias por exemplo, poucos sabem que vem de uma epoca em que 90% dos alunos vinham de familias agricolas, e que os pais precisavam dos filhos na epoca da colheita, que durava 2,5 meses. Hoje em dia não faz mais sentido, os pais não sabem o que fazer e mandam filhos pra colonias de ferias e etc, pois ninguem precisa de 2,5 meses para se recompor e descansar, as crianças ficam inquietas. A propria formação das salas, duração das aulas, quantidade de alunos, modelo curricular. Tudo é questionavel quando se sabe em que condições foram criados, com quais objetivos da epoca e quais os de hoje. Se, como no caso das ferias, foram criadas de uma forma que hoje não é mais necessaria, é imperativo uma mudança. O rendimento dos alunos, a taxa de aprendizado (menos de 7%¨, ou seja, uma falha de 93%) e o alto indice de defcit de atenção mostra que a escola esta obsolete e não cumprido seu objetivo. Para esse tipo de reflexão, o livro é riquissimo. Educação influencia a todos, é o maior bem que um Estado pode oferer, e merece ser compreendido da melhor maneira possivel.
Felipe
• Via Amazon