Criatividade, espiritualidade, hábito de leitura será o diferencial do ser humano. Todo o restante a IA já está atualizada e em constante atualização. Querem escolher a pílula vermelha ou a azul??
Hernany
• Via Amazon
Interessante como uma visão dos aspectos da IA
Recomendo
A princípio eu daria até uma classificação menor. Pois não achei que o livro acrescenta nada realmente novo. Mas achei muito interessante poder conhecer, através de um insider, como está sendo abordada a questão da IA na China. Isso sim achei interessante. Fiquei surpreso com forma diferenciada com a aqui o governo chinês trata os seus cidadãos que trabalhem com tecnologias que sejam de interesse do estado, como o caso da IA. A eles são dadas as benesses do capitalismo como possibilidade de morarem em locais bem mais estruturados e terem um acesso à saúde e educação totalmente diferenciaras do restante da população. Ou seja: capitalismo pra uns e socialismo pros outros. Isso sem falar de outros absurdos que só lendo mesmo o livro pra saber, como a justificativa que ele dá pra acreditar que a evolução do carro autônomo se dará bem mais rapidamente na China que no Vale do Silício e que é algo totalmente questionável do ponto de vista ético e moral. Um outro ponto que também ficou claro pra mim é o total capitalismo selvagem que reina por lá. E constatar que esse verdadeiro vale tudo entre que ocorrem entre as empresas, como as cópias descarada não só das ideia de fora como das ideias surgidas entre eles mesmo é não só tolerada como, indiretamente, estimulada pelo estado chinês. Percebe-se que o autor expressa uma clara simpatia por esse modelo de valores éticos altamente duvidosos. Não sei por sinceramente acreditar nisso ou por receio de eventuais retaliações vindas do estado chinês. O que seria totalmente justificável, pois a repressão dada pela alta cúpula do estado chinês àquele que ousam discordar dela no quer que seja é brutal. Eu realmente sempre temi e temo que o Vale do Silício assuma o monopólio do domínio da IA. Monopólio do quer que seja é sempre algo que vejo com reservas. Mas, após ler esse livro, reconheço que pode haver algo ainda pior: esse monopólio ser assumido pelo estado Chinês. Mas uma pergunta não quer calar: como fica a posição de países como Brasil, com os níveis de educação deploráveis que temos, diante dessa nova realidade que deve aumentar ainda mais o desnível entre as nações?
Cliente
• Via Amazon
A transformação e liderança de um país na IA
Recomendo
Já estava na fila há 1 ano e meio. Ainda bem que não adiei por mais tempo a leitura. Uma obra incrível sobre a “corrida” pela supremacia no campo da Inteligência Artificial entre as duas potências EUA e China. Em uma entrevista no programa do Pedro Bial para a divulgação do livro no Brasil, o apresentador fez uma pergunta interessante: “Se os chineses vão aos EUA para estudar nas maiores universidades do mundo para aprender sobre o assunto e depois trabalhar no Vale do Silício, por que então a China pode se tornar uma potência nesse ramo?” Kai-Fu Lee é categórico: “Por causa dos dados. Simples. Ninguém no planeta tem acesso a uma quantidade tão grande de dados como a China.” Aquela entrevista não saiu da minha mente desde então, e o livro conta muito bem o processo que a China passou para sair de um país predominantemente agrícola para uma referência em pesquisa e desenvolvimento em Inteligência Artificial. O autor mostra também as preocupações e os perigos dos avanços que estão emergindo dessa nova Revolução. Não consegui parar de ler e recomendo muito para qualquer um que queira entender para onde estamos rumando. Como um Cientista de Dados que trabalha no Brasil, fiquei bem desanimado o quanto estamos atrasados e muuuuito distante da fronteira da ciência da inovação. Não vejo como a China não dominar esse campo. Também pude me despir de diversos (pré) conceitos sobre a China, sua cultura e seu governo. Recomendo!!!
Fabio
• Via Amazon
Muito bom para quem quer começar a estudar inteligência