Uma leitura didática e concisa que abrirá a mente do leitor para este conceito tão importante para perspectivas críticas. Para quem quiser se aprofundar mais, seguir com a "Introdução à Dialética" de Adorno e depois, ir direto à fonte, com a "Fenomenologia do Espírito" de Hegel.
Sandro
• Via Amazon
Conceitos Introdutórios
Recomendo
O livro é uma pequena edição de bolso à respeito da dialética, com foco no materialismo histórico. De forma introdutória, o livro pode servir com base para futuros estudos mais complexos sobre o tema. Avalio negativamente pois o texto me parece um pouco prolixo, assim como uns pontos que soam estranhos e absurdos em relação à essa dialética. Tenho a sensação de que os teóricos, ativistas no geral e "defensores" dessa tese buscam filosoficamente chegar à conclusão (ilógica para mim) de que a queda do capitalismo, a ascensão do socialismo e a coletivização dos meios de produção são consequências imutáveis e inevitáveis para a sociedade. Recomendo como conteúdo introdutório e também por apresentar pontos de vista diferentes dos habituais, induzindo à reflexão verdadeira.
Júlio
• Via Amazon
Muito bom
Recomendo
Enquanto introdução rápida, é ótimo. Acessível a qualquer público. Porém, se vc deseja aprofundar-se no tema, esse texto não é indicado.