Com base nos últimos 40 dias, o valor está R$ 18,02 mais caro que o normal
Quer pagar mais barato?
Avisamos quando o preço baixar
Publicidade
Ficha técnica
Informações Básicas
ISBN
9788535932119
ISBN-10
8535932119
Título
O verão tardio
Autor
Luiz Ruffato
Editora
Companhia das Letras
Descrição
O menor preço encontrado no Brasil para O verão tardio - Luiz Ruffato - 9788535932119 atualmente é R$ 47,92.
Publicidade
Avaliação dos usuários
4.4
184 avaliações
Exibimos as avaliações mais relevantes da Amazon
Maravilha da literatura contemporânea
Recomendo
Lido em 3 sentadas de poucas horas, "O Verão Tardio", de Luiz Ruffato, é a história de Oseias, que retorna a Cataguases, sua cidade natal (a mesma do autor) para rever familiares, amigos e conhecidos. O autor não separa parágrafos e a história sucede em blocos de texto, onde a concretude decorre da soma entre ações e descrições vívidas. Há fluxos de consciência, mistura entre períodos de sono e vigília e cenas e diálogos muito bem construídos. Escancara-se a deterioração das cidades com a violência (social e doméstica) e o problema das dr0g@s, o desinteresse dos políticos pelas necessidades da população, as diferenças entre os múltiplos estratos sociais, os preconceitos arraigados, as ilusões e as contradições humanas, os conflitos familiares, a necessidade de entender ou explicar as coisas nem sempre satisfeita, o problema de morrer sem encontrar um sentido (a meu ver, a angústia de ter existido sem ter vivido), ... Eu amei este livro e, como raramente digo amar alguma coisa, imaginem o impacto que ele me causou. Ainda não conhecia o autor, um mestre, a meu ver, na escrita, pelo modo como estruturou o texto para criar a atmosfera de angústia do protagonista, traduzida no modo como vê as situações e as pessoas e como se relaciona com elas. A ausência de parágrafos, não fosse Ruffato genial, comprometeria o entendimento pelo leitor, mas, aqui, a clareza textual leva-o a mergulhar na história como se acompanhasse Oseias em todas suas andanças.
Celma
• Via Amazon
O verão tardio, intimista, belo e surpreendente
Recomendo
Um quase monólogo em que se contrapõem reminiscências e constatações, onde os degraus entre a atualidade e o passado são alternados sem sobressaltos e com maestria, e se sucedem numa dinâmica sutil e abissal. A ausência de perspectivas do personagem principal é delineada em meio a rememorações de sua história adulta, enquanto ele se confronta com os escombros da infância e testemunha o esvaziamento da saga familiar e de suas relações que desvaneceram com o correr do tempo, e o cenário onde tudo transcorre não permanece incólume, num lugarejo interiorano desfigurado ao longo dos anos pela industrialização. Uma obra magistral de um autor gigante, cuja narrativa prende, espanta, sensibiliza e fere.
d'Angelo
• Via Amazon
Um retrato do Brasil contemporâneo
Recomendo
Sou suspeito para falar do Ruffato, sua obra me afeta sobremaneira. Numa história angustiante e sofrida do retorno a cidade natal onde viveu e cresceu num núcleo familiar fragmentado, fugindo do desprezo de um casamento fracassado na cidade grande, do distanciamento emocional com o próprio filho , na visita ele encontra seus antigos e rotos laços familiares e as difíceis recordações que o fizeram emigrar para a metrópole paulista. Um livro surpreendente, cheios de encontros e decepções renovadas. Com um final pra lá de inesperado. Adorei.
Guilherme
• Via Amazon
Muito bem escrito mas...
Recomendo
Primeiro livro que leio do autor. Sem dúvida domina a escrita. Livro de qualidade literária. Porém, a forma narrativa parece querer nos trazer incômodo, para sentirmos o que o personagem deve estar sentindo. Porém a forma narrativa torna o livro longo de chato. A leitura nao foi prazerosa. E também não mexeu comigo, não me despertou emoção. Concordo inteiramente com a Elisa que fez um comentário de 3 estrelas aqui.