Review | The Ghost In The Shell - Masamune, Shirow - 9788545702320

Redação - Zoom
Conheça a história do mangá Ghost in the Shell no Zoom
Prós
- Acabamento impecável
Contras
- Comentários do autor durante a história podem atravancar um pouco a leitura
Nosso especialista destaca
Dê um mergulho na cultura cyberpunk do Japão com The Ghost in the Shell
O notório mangá Ghost in the Shell ficou ainda mais conhecido após a sua adaptação para o cinema, em 2017. Tomando como base uma estética cyberpunk (um dos subgêneros da ficção científica), Masamuni Shirow construiu um futuro distópico, cheio de andróides e novas tecnologias, que influenciou uma das principais produções ocidentais: Matrix.
Durante a leitura, acompanhamos as ações da Seção 9, um grupo de elite que combate o cybercrime. No mangá, é possível a existência de um ser meio humano, meio máquina! Inclusive a protagonista, Major Motoko Kusanagi, é um andróide que ganhou um cérebro humano.
Uma história multifacetada
Apesar da temática um pouco mais séria, o mangá tem seus alívios cômicos. Ele também questiona certos valores sociais. Com toda a certeza, é uma obra que foge da zona de conforto, e que, apesar de divertida, também vai fazer o leitor levantar certos questionamentos.
A história envolve política, filosofia, tecnologia, religião, tudo colocado no meio das ações. O traço acompanha esse aprofundamento: muito detalhado. Shirow consegue desenhar um mundo que serviu de inspiração para outras obras da mesma linha e ajuda o leitor a entrar nesse universo, até então desconhecido.
A primeira publicação é de 1989, mas a leitura não ficou datada e ainda faz sentido nos nossos tempos. Não é uma leitura fácil, em alguns momentos o leitor pode se perder em um mar de informações.
Mas com o tempo vai se acostumando. Cada capítulo traz uma história independente, então se você achar ao mangá muito denso, pode ir lendo aos poucos.
Conclusão
Lançado no Brasil em 2016 pela JBC, o mangá conta com um acabamento impecável, algumas páginas coloridas, em papel jornal com gramatura alta, que deixa as folhas mais grossas, com dimensões maiores que a de um mangá convencional.
O preço pode parecer um pouco elevado, mas além de todas essas vantagens de acabamento, essa edição é um compilado de todos os mangás de The Ghost in the Shell, tendo 352 páginas.