7 dicas para melhorar a postura ao trabalhar com notebook
Cada vez mais os notebooks estão tomando conta das casas e escritórios. Apesar de toda a praticidade oferecida pelo equipamento, essa novidade tem causado desconforto em muitas pessoas. Não raramente, os fisioterapeutas e ortopedistas recebem em suas clínicas pacientes reclamando de dores nas costas, pescoço, punhos e braços. O motivo? Postura inadequada diante do notebook. De acordo com especialistas, o ideal é que os notebooks sejam usados apenas de vez em q
Cada vez mais os notebooks estão tomando conta das casas e escritórios. Apesar de toda a praticidade oferecida pelo equipamento, essa novidade tem causado desconforto em muitas pessoas.

Não raramente, os fisioterapeutas e ortopedistas recebem em suas clínicas pacientes reclamando de dores nas costas, pescoço, punhos e braços. O motivo? Postura inadequada diante do notebook.
De acordo com especialistas, o ideal é que os notebooks sejam usados apenas de vez em quando, em situações de emergência – quando o computador estraga, por exemplo – e por pouco tempo. Sabemos, no entanto, que muita gente não segue tais recomendações. Afinal, é mais cômodo trabalhar ou estudar usando um note, visto que eles podem ser usados em qualquer lugar com facilidade.
De qualquer forma, quando o notebook é sua única opção, é necessário que se tome alguns cuidados com relação à postura e o tempo passado diante do equipamento. Confira aqui algumas dicas para evitar ou amenizar as dores no corpo diante do computador:
- Evitar usar o notebook no colo ou de bruços na cama;
- Se você precisa usar o computador na cama, adquira uma mesa de apoio para notebook. Mas atenção: essa posição não é a ideal e só deve ser usada em momentos esporádicos;
- Use o notebook sobre uma mesa ou escrivaninha, preferencialmente com teclado e mouse acoplados, para facilitar a mobilidade das mãos e braços;
- Mantenha a tela do notebook posicionada na altura dos olhos. Caso a mesa seja menor, adquira um suporte para notebook com ajuste da altura;
- Sente-se com as costas retas no encosto da cadeira, mantendo ombros e quadris alinhados;
- Os braços devem ser flexionados a 90º do corpo, mantendo o punho reto, porém, com facilidade para se movimentar;
- Os joelhos não devem ficar encostados na dobra do assento e os pés precisam ficar completamente apoiados no chão – se isso não acontece, vale colocar um apoio.

É importante também cuidar da tensão dos músculos. Por isso, a cada 20 minutos, é recomendável dar uma pausa e fazer breves exercícios de alongamento para relaxar os músculos das costas, ombros, pescoço, braços e mãos.
Fique em pé por alguns instantes e estique o corpo, segurando os braços no alto. Movimente os dedos e as pernas antes de voltar para o notebook. Se você não pratica exercícios físicos, profissionais da saúde afirmam que uma breve caminhada de 30 minutos por dia já pode fazer a diferença.