Dell G3 vs Dell G5: qual é o melhor notebook gamer com GTX 1660 Ti?

Dispositivos possuem fichas técnicas semelhantes e preços diferentes

Dell G3 vs Dell G5: qual é o melhor notebook gamer com GTX 1660 Ti?
Felipe BritoEditor(a)

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

O G3 e o G5 são dois notebooks gamer da Dell que se destacam no mercado brasileiro. A grande razão disso é a presença de uma ficha técnica potente que inclui a nona geração do processador Intel Core i7, armazenamento em SSD e placa de vídeo dedicada GeForce que promete fluidez e alta qualidade de imagem durante os jogos.

Entretanto, os notebooks contam com algumas diferenças que podem trazer diversas dúvidas ao consumidor. Enquanto o G3 oferece um preço menor, a o Dell G5 faz o contrário e aposta numa experiência mais completa ao consumidor.

E então, qual dos dois dispositivos é melhor? Confira abaixo o nosso comparativo entre os notebooks e saiba qual é o mais recomendado para você.

Leia também: Melhor notebook Dell para comprar em 2020: veja 6 modelos

Produto indisponível

a partir de:R$ 8.551,59

Tamanho da tela
15,6 polegadas
15,6 polegadas
Resolução da tela
1920 x 1080 pixels
1920 x 1080 pixels
Processador
Intel Core i7 9750H
Intel Core i7 9750H
Velocidade do processador
2,6 GHz
2,6 GHz
Núcleos do processador
6 núcleos
6 núcleos
Memória RAM
8 GB DDR4
16 GB DDR4
Armazenamento
HD de 1TB + SSD de 128 GB
HD de 1TB + SSD de 256 GB
Slot M.2 para SSD
Sim
Sim
Placa de vídeo
GeForce GTX 1660 Ti
GeForce GTX 1660 Ti
Bateria
51 Wh (3 células)
60 Wh (4 células)
Portas USB
1x USB 3.1, 1x USB-C e 2x USB 2.0
1x USB 3.0, 1x USB-C e 2x USB 2.0
Portas de vídeo
1x HDMI 2.0
1x HDMI 2.0
Portas de áudio
1x microfone ou fone de ouvido
1x microfone ou fone de ouvido
Portas de rede
1x Ethernet (RJ-45)
1x Ethernet (RJ-45)
Entrada para cartão SD
Sim
Sim
Conexões sem fio
Bluetooth e Wi-Fi
Bluetooth e Wi-Fi
Teclado retroiluminado
Sim
Sim
Tela sensível ao toque
Não
Não
Dimensões (LxPxA)
38 x 25,8 x 2,2 cm
38 x 25,8 x 2,2 cm
Peso
2,53 quilos
2,53 quilos
Sistema operacional
Windows 10
Windows 10
Ofertas
Produto indisponível
Ver preços

Dell G5 é moderno em relação ao design

Iniciando a lista de características em comum entre os dois dispositivos da Dell, como fazem parte da mesma linha de notebooks, tanto o G3 quanto o G5 possuem design relativamente igual.

A principal diferença entre os dois é em alguns detalhes no contorno do aparelho e na dobradiça, que oferece ao G5 um aspecto com maior modernidade. No geral, os dispositivos são vendidos na cor preta, possuem dimensões em 38 x 25,8 x 2,2 cm (L x P x A) e pesam cerca de 2,5 kg.

Tela igual no G3 e G5

Outra característica que a Dell não alterou de um modelo para outro é a tela. Os dois dispositivos possuem tela em LED de 15,6 polegadas e resolução em Full HD (1920 x 1080 pixels). Esse detalhe é importante em um notebook gamer, já que a qualidade visual é um dos pontos essenciais para um melhor desempenho durante os jogos.

Dell G5 possui especificações mais potentes

Em relação ao hardware, esse foi o principal motivo da Dell ter em seu catálogo duas versões de dispositivos semelhantes. Os dois notebooks contam com a 9ª geração dos processadores Intel Core i7, entretanto, o G3 possui 8 GB de memória RAM e armazenamento em SSD de 128 GB.

Dell G5 possui especificações poderosas (Foto: Divulgação/Dell)
Dell G5 possui especificações poderosas (Foto: Divulgação/Dell)

Já o G5, por ter um preço maior, possui melhorias em relação ao G3. Começando pela memória RAM, onde a fabricante equipou 16 GB e no armazenamento, também em SSD, só que de 256 GB.

Em jogos, o Dell G5 também é superior

Ao mesmo tempo que o G5 conta com especificações mais poderosas, o desempenho durante jogos mais pesados também é maior. Tirando o fato de os dois notebooks possuírem uma GeForce GTX 1660 Ti - modelo potente responsável por rodar uma quantidade grande de jogos do mercado -, a presença de 16 GB de memória RAM aumenta a capacidade do laptop de executá-los com maior agilidade.

Dell G5 vence, por pouco, no aspecto bateria

Nessa característica, apesar dos dois notebooks contarem com baterias diferentes, o principal motivo é as alterações de hardware que exigem um desempenho maior do equipamento. O Dell G3 vem equipado com uma bateria de 51 Wh com 3 células internas. Já o G5, teve um aumento não muito significativo: 60 Wh com 4 células internas, que conseguem aguentar uma capacidade maior de tarefas simultâneas.

Porém, vale lembrar que estamos falando de notebooks voltados para jogos e que, para usufruir de total desempenho da máquina, o recomendado é utilizar o dispositivo conectado à tomada.

Com preço bem menor, Dell G3 têm o melhor custo-benefício

Apesar de toda a superioridade do Dell G5, o preço no mercado é bem maior do que o do G3, o que acaba não valendo muito a pena ao usuário pouco exigente. Pelos valores encontrados nas lojas brasileiras, as características do Dell G3 garantem um desempenho muito bom nos jogos mais jogados atualmente no Brasil.

Além disso, a Dell oferece a possibilidade de uma atualização, tanto em memória RAM quanto no armazenamento em SSD, já que comprando por peças separadamente o preço é menor. Portanto, Dell G3 apresenta melhor custo-benefício.

Dell G3 possui custo-benefício melhor que seu irmão G5 (Foto: Divulgação/Dell)
Dell G3 possui custo-benefício melhor que seu irmão G5 (Foto: Divulgação/Dell)

Entretanto, não podemos descartar o Dell G5, já que também conta com boas especificações. Porém, o preço é voltado para os usuários mais exigentes.

Leia também: