Logo Zoom
Logo Zoom

O G3 e o G5 são dois notebooks gamer da Dell que se destacam no mercado brasileiro. A grande razão disso é a presença de uma ficha técnica potente que inclui a nona geração do processador Intel Core i7, armazenamento em SSD e placa de vídeo dedicada GeForce que promete fluidez e alta qualidade de imagem durante os jogos.

Entretanto, os notebooks contam com algumas diferenças que podem trazer diversas dúvidas ao consumidor. Enquanto o G3 oferece um preço menor, a o Dell G5 faz o contrário e aposta numa experiência mais completa ao consumidor.

E então, qual dos dois dispositivos é melhor? Confira abaixo o nosso comparativo entre os notebooks e saiba qual é o mais recomendado para você.

Leia também: Melhor notebook Dell para comprar em 2020: veja 6 modelos

Dell G5 é moderno em relação ao design

Iniciando a lista de características em comum entre os dois dispositivos da Dell, como fazem parte da mesma linha de notebooks, tanto o G3 quanto o G5 possuem design relativamente igual.

A principal diferença entre os dois é em alguns detalhes no contorno do aparelho e na dobradiça, que oferece ao G5 um aspecto com maior modernidade. No geral, os dispositivos são vendidos na cor preta, possuem dimensões em 38 x 25,8 x 2,2 cm (L x P x A) e pesam cerca de 2,5 kg.

Tela igual no G3 e G5

Outra característica que a Dell não alterou de um modelo para outro é a tela. Os dois dispositivos possuem tela em LED de 15,6 polegadas e resolução em Full HD (1920 x 1080 pixels). Esse detalhe é importante em um notebook gamer, já que a qualidade visual é um dos pontos essenciais para um melhor desempenho durante os jogos.

Dell G5 possui especificações mais potentes

Em relação ao hardware, esse foi o principal motivo da Dell ter em seu catálogo duas versões de dispositivos semelhantes. Os dois notebooks contam com a 9ª geração dos processadores Intel Core i7, entretanto, o G3 possui 8 GB de memória RAM e armazenamento em SSD de 128 GB.

Dell G5 possui especificações poderosas (Foto: Divulgação/Dell)

Já o G5, por ter um preço maior, possui melhorias em relação ao G3. Começando pela memória RAM, onde a fabricante equipou 16 GB e no armazenamento, também em SSD, só que de 256 GB.

Em jogos, o Dell G5 também é superior

Ao mesmo tempo que o G5 conta com especificações mais poderosas, o desempenho durante jogos mais pesados também é maior. Tirando o fato de os dois notebooks possuírem uma GeForce GTX 1660 Ti - modelo potente responsável por rodar uma quantidade grande de jogos do mercado -, a presença de 16 GB de memória RAM aumenta a capacidade do laptop de executá-los com maior agilidade.

Dell G5 vence, por pouco, no aspecto bateria

Nessa característica, apesar dos dois notebooks contarem com baterias diferentes, o principal motivo é as alterações de hardware que exigem um desempenho maior do equipamento. O Dell G3 vem equipado com uma bateria de 51 Wh com 3 células internas. Já o G5, teve um aumento não muito significativo: 60 Wh com 4 células internas, que conseguem aguentar uma capacidade maior de tarefas simultâneas.

Porém, vale lembrar que estamos falando de notebooks voltados para jogos e que, para usufruir de total desempenho da máquina, o recomendado é utilizar o dispositivo conectado à tomada.

Com preço bem menor, Dell G3 têm o melhor custo-benefício

Apesar de toda a superioridade do Dell G5, o preço no mercado é bem maior do que o do G3, o que acaba não valendo muito a pena ao usuário pouco exigente. Pelos valores encontrados nas lojas brasileiras, as características do Dell G3 garantem um desempenho muito bom nos jogos mais jogados atualmente no Brasil.

Além disso, a Dell oferece a possibilidade de uma atualização, tanto em memória RAM quanto no armazenamento em SSD, já que comprando por peças separadamente o preço é menor. Portanto, Dell G3 apresenta melhor custo-benefício.

Dell G3 possui custo-benefício melhor que seu irmão G5 (Foto: Divulgação/Dell)

Entretanto, não podemos descartar o Dell G5, já que também conta com boas especificações. Porém, o preço é voltado para os usuários mais exigentes.

Leia também: