Dell XPS 13 de 2020 vale a pena? Veja análise de preço e ficha técnica
Está interessado no XPS 13? Esse notebook é uma boa combinação de portabilidade e hardware de última geração. Veja a análise que o Zoom preparou sobre o ultrabook da Dell.

Os ultrabooks são aparelhos bem finos e leves, voltados para os consumidores que buscam boa portabilidade nos notebooks. Esses aparelhos estão ganhando mais relevância no mercado e a Dell é uma das empresas que está investindo em entregar opções que atendam esses requisitos, como é o caso do Dell XPS 13 de 2020.
A linha XPS já é conhecida, mas agora ela está mais “enxuta” e chega com um hardware moderno e potente, mesmo nos modelos mais básicos. O modelo mais básico da linha tem processador Intel Core i5 de décima geração, tela Full HD com bordas bem finas e uma construção robusta, tudo isso sem perder a elegância da linha. O preço, no entanto, é salgado e começa em R$ 9 mil.
O Zoom preparou uma análise completa da ficha técnica deste aparelho para te ajudar a decidir se vale a pena ou não investir no novo notebook da Dell. Confira, abaixo.
Leia também: Melhor notebook custo-benefício em 2020: 10 modelos para comprar

Ficha técnica completa do Dell XPS 13 (2020):
- Tamanho da tela: 13,4 polegadas
- Resolução da tela: 1920 x 1200 (Full HD+)
- Processador: Intel Core i5 1065G1 (décima geração)
- Velocidade do processador: até 3,6 GHz
- Núcleos do processador: 4 (quad-core)
- Memória RAM: 8 GB DDR4 com 3733 MHz
- Armazenamento: SSD NVMe de 512 GB
- Slot M.2 para SSD: Sim
- Placa de vídeo: Intel HD Graphics 620
- Bateria: 52 Wh
- Portas USB: 2x Thunderbolt 3 tipo C com fornecimento de energia e DisplayPort
- Portas de vídeo: 2x Display Port integradas à conexão Thunderbolt 3
- Portas de áudio: Combo de fone e microfone
- Portas de rede: Não
- Entrada para cartão SD: Sim
- Conexões sem fio: Wi-Fi 6 (802.11 ax) e Bluetooth 5.1
- Teclado retroiluminado: Sim
- Tela sensível ao toque: Não
- Dimensões (LxPxA): 296 x 199 x 14.8 mm
- Peso: 1,2 quilo
- Sistema operacional: Windows 10 Home
Boa construção alinhada a um modelo compacto e leve
A linha XPS tem como objetivo unir design elegante a um notebook bem compacto, que pode ser facilmente levado para qualquer lugar. O XPS 13 segue a risca essa filosofia, pois tem um acabamento externo liso, sem nenhum detalhe além da logo da empresa no centro. Esse modelo é vendido na cor prata, mas internamente o preto é predominante, com detalhes em fibra de carbono na parte de apoio dos pulsos.

Toda a construção desse aparelho é feita em alumínio, enquanto todos os componentes que são de plástico vem de matéria-prima reciclada. O XPS 13 é leve e pesa apenas 1,2 quilo, então ao colocá-lo na mochila o usuário até esquece depois de um tempo que está carregando um notebook. Ele é um modelo com boa durabilidade, pois seu chassi tem revestimento resistente a raios UV, manchas, amarelamentos e marcas.
A Dell destaca a maciez do seu teclado, além de parte do chassi onde o usuário apoia o pulso ser de fibra de vidro, para oferecer mais resistência e ergonomia. As teclas possuem um bom tamanho, mas ele tem padrão americano e não conta com o teclado numérico dedicado, então no começo pode ser um pouco difícil para alguns se acostumar com a posição de algumas teclas.

O touchpad também é maior que os modelos convencionais, mas não possui nenhum recurso diferenciado. Nas laterais do notebook encontramos todas as portas e conexões, que não são muitas.
O notebook tem duas conexões Thunderbolt 3 com fornecimento de energia e Display Port, um combo de áudio (fone e microfone) e leitor de cartão de memória. Entre as conexões sem fio ele possui o Wi-Fi 2x2 com placa de rede Killer 6 AX1650 e Bluetooth 5.0.
Tela
O XPS 13 tem tela Full HD com bom aproveitamento das bordas.

O número 13 do nome é justamente pelo tamanho dela, que é de 13 polegadas e tem bordas bem finas, chamada pela empresa de “borda infinita”. Isso ajuda o aparelho a oferecer uma experiência maior de imersão ao usuário, além de diminuir o tamanho do notebook. A Dell faz questão de destacar que apesar das 13 polegadas, ele possui o tamanho de um aparelho com tela de 11 polegadas.
O XPS 13 tem resolução Full HD+ e cobre 100% do espectro de cores sRGB, por isso é um ótimo aparelho para designers, editores e outros profissionais que precisam de uma fidelidade de cores maior.
Desempenho geral
Processador de 10ª geração voltado para tarefas leves

Esse notebook usa o processador Intel Core i5 1035G1, um processador de décima geração com quatro núcleos e 1 GHz de clock base, mas alcança até 3,60 GHz com a tecnologia turbo da fabricante. O modelo é voltado para tarefas básicas, como o uso do pacote Office, navegação na Internet, consumo de entretenimento em vídeo, programação entre outras. Programas de edição de fotos, vídeos e modelagem 3D até rodam em nível amador, mas não é o indicado para ele.
A memória RAM é de 8 GB, com módulo de 3733 MHz. É uma quantidade suficiente para o uso que ele é indicado, mas ela pode facilmente chegar ao seu limite dependendo do programa que o usuário estiver tentando executar. O lado negativo deste aparelho é que não é possível fazer o upgrade desse componente por conta própria, então se o usuário não comprar a versão de 16 GB já de fábrica, ficará a mercê dos 8 GB.

O XPS 13 usa um SSD M.2 modelo NVMe de 512 GB para armazenamento interno, então o usuário não terá problemas com desempenho, afinal esse SSD é o mais rápido da sua categoria. No entanto, o espaço livre pode ser pouco para algumas pessoas, e a Dell não informa se é possível trocar essa peça por outra com mais armazenamento.
Se você tem planos de trocar esse SSD, recomendamos que entre em contato com a fabricante antes de comprar o aparelho para confirmar a possibilidade.
Desempenho em jogos
O XPS 13 não tem placa de vídeo dedicada
O XPS 13 usa a placa de vídeo Intel UHD Graphics 620, um modelo integrado que é bem básico e faz parte da ficha técnica de muitos notebooks intermediários de entrada.
A GPU não é indicada para rodar programas e jogos pesados, mas ainda é possível ter um desempenho aceitável em títulos mais leves como League of Legends, The Sims 4 e outros que não precisam de uma placa avançada para rodar em configuração baixa.
Bateria
Até 12 horas de autonomia em uso moderado

Esse notebook tem uma bateria de quatro células com 52Wh de consumo. A Dell promete até 12 horas em uso moderado, usando apenas aplicativos leves como editores de texto ou mesmo navegação na internet.
Caso o uso seja para streaming de vídeo, essa autonomia cai para pouco mais de 8 horas, o que ainda é uma excelente duração, considerando que muitos modelos mal conseguem chegar à 6 horas por carga.
Preço no Brasil
Um notebook caro por tudo que oferece
Apesar de ter uma boa ficha técnica, o preço deste modelo do XPS 13 assusta. Ele pode ser encontrado a partir de R$ 8.999, valor que é muito alto por todos os benefícios que o aparelho entrega. A principal dele é oferecer uma configuração bacana em um modelo compacto, leve e com boa construção, mas o consumidor acaba pagando caro por isso.
Se tamanho e peso não são prioridades nos seus critérios de escolha, pelo mesmo valor você conseguirá investir em modelos de alto desempenho, como é o caso Acer Predator 300, que tem processador i7 de nona geração, placa de vídeo RTX 2060 entre outras características.
Vale a pena comprar o Dell XP3 13 (2020)?
A Dell trabalha em uma combinação de boa portabilidade e ficha técnica balanceada para o XPS 13. É indiscutível que ele tem uma boa construção e consegue “espremer” o máximo de espaços desnecessários, por isso é um notebook leve, compacto e que ainda oferece vários recursos excelentes.
Para o usuário que está cansado de carregar aparelhos grandes e pesados, mas ainda deseja ter um bom desempenho em tarefas mais leves, esse modelo é uma boa opção de compra.
No entanto, o seu preço aqui no Brasil é bem alto e acaba sendo desanimador para alguns, pois como dissemos no tópico anterior, é possível achar modelos com configurações bem superiores pelo mesmo valor.