Logo Zoom
Logo Zoom

Notebooks leves, finos e com configuração boa o suficiente para um bom desempenho em tarefas leves ou medianas são cada vez mais populares. Entre os vários modelos que temos no mercado, o Zenbook 14, da Asus, e o XPS 13, da Dell, são opções que se destacam.

Os laptops tem construção e acabamento em alto nível, processador de última geração, são compactos, sendo fácil de transportá-los para qualquer lugar. O Zenbook 14 ainda tem o diferencial de ter uma segunda tela no lugar do touchpad, chamada de ScreenPad 2.0.

Ambos são aparelhos excelentes, mas têm diferenças que podem ser cruciais na hora do consumidor escolher qual vai comprar. O Zoom montou um comparativo entre os dois modelos para mostrar suas principais características, fichas técnicas e também os melhores preços de cada um.

Leia também: Melhor notebook leve em 2020: veja 5 modelos para comprar

Conheça o canal do Zoom no YouTube:

Design

Os aparelhos apostam em design sofisticado e elegante

O Zenbook 14 tem design elegante e sofisticado, com acabamento todo feito em metal, que é o que se espera de um notebook desta faixa de preço. A sua tampa tem vários círculos bem finos e a logo da Asus no centro, que ganha destaque por estar na cor rose gold. Ele é um aparelho leve, compacto e conta com certificação militar, por isso foi testado em condições adversas de temperatura, altitude, vibração e até mesmo quedas.

Design do Zenbook 14. (Divulgação/Asus)

O XPS 13 também segue o mesmo caminho do concorrente, adotando design sem muitos detalhes, mas que torna o notebook bem elegante. Toda a sua carcaça é feita em alumínio  e os componentes que são de plástico foram produzidos através de matéria-prima reciclada. Mesmo não tendo certificação militar, ele tem revestimento resistente a raios UV, manchas, amarelamentos e marcas.  

Design do XPS 13. (Divulgação/Dell)

Os dois notebooks contam com teclados com padrão americano, por isso alguns usuários podem demorar para se acostumarem com a posição de algumas teclas. As fabricantes destacam o conforto e maciez de suas teclas, que também têm retroiluminação para caso você esteja com a luz do quarto apagada.

O touchpad do XPS é maior que os notebooks convencionais, mas não tem nenhuma função ou recurso que chame a atenção. Já o touchpad do Zenbook 14, que nesse caso é chamado de ScreenPad, é um verdadeiro show a parte. Ele é uma segunda tela do aparelho, que pode ser usado para desempenhar funções auxiliares dos aplicativos ou mesmo criar atalhos de ferramentas.

Teclado e touchpad do Zenbook 14. (Divulgação/Asus)

Tela

Ambos contam com tela de boa qualidade e alta resolução

O XPS 13 é ótimo para streaming de vídeos. (Divulgação/Dell)

O notebook da Dell tem tela de 13,4 polegadas, mas as bordas são tão finas que a fabricante faz questão de ressaltar que ele tem o tamanho de um aparelho de 11 polegadas. O painel é do tipo IPS, que dá mais vividez às cores, tem brilho alto e oferece ótimos ângulos de visão.

Além de tudo isso, ela tem resolução Full HD e cobre 100% do espectro de cores de sRGB, o que é ótimo para quem trabalha com edição de imagens e precisa de uma boa fidelidade de cores.

O Zenbook 14 não fica muito atrás, ele conta com uma tela de 14 polegadas com resolução Full HD e também adota o design de bordas finas, chamado de “NanoEdge”. O painel também usa a tecnologia IPS LCD e cobre 100% do espectro de cores sRGB, então a diferença principal entre os dois aparelhos fica sendo de apenas uma polegada no tamanho das telas.

Desempenho

O Zenbook 14 apresenta desempenho melhor em programas pesados

O XPS 13 usa o processador i5 1035G1, modelo de décima geração que é quad-core e alcança até 3,60 GHz com a tecnologia turbo de fabricante. Apesar de ser potente, ele é recomendado para tarefas básicas como a navegação na internet, uso de aplicativos leves, consumo de entretenimento em formato de streaming e outras.

Até dá para usar o Photoshop ou algum editor de vídeo, mas tudo em escala iniciante, pois caso sejam carregados efeitos pesados, o notebook pode apresentar problemas de travamento.

O Zenbook 14 tem bom desempenho mesmo em programas pesados. (Divulgação/Asus)

Já o Zenbook 14 dá um passo à frente neste quesito, pois conta com o processador  i7 10510U, que também é octa-core e pertence à décima geração. No entanto, ele é mais potente e consegue alcançar até 4,90 GHz com a tecnologia turbo da Intel. Com este aparelho o usuário pode realizar tarefas exigentes, como o uso de software de modelagem 3D, editores de fotos e vídeos entre outros.

Memória RAM

Ambos contam com 8 GB de memória RAM, mas o XPS 13 traz um módulo com frequência maior, de 3733 MHz. Essa quantidade é suficiente para usuários que terão uso mais básico dos notebooks, mas para aqueles que gostam de executar vários programas simultaneamente, abrir várias abas de internet entre outras coisas, o ideal é comprar as versões de 16 GB.

Você deve ter percebido que recomendamos comprar as versões de 16 GB, e não fazer o upgrade manualmente, certo? Isso acontece porque os notebooks chegam com memória RAM soldada e sem slot livre para adição de mais RAM, por isso o consumidor não pode fazer o upgrade por conta própria. Até é possível trocar uma memória soldada, mas é uma tarefa bem delicada que tem os seus riscos.

Armazenamento

Os dois notebooks têm armazenamento SSD NVMe

O armazenamento em SSD NVMe deixa os dois aparelhos bem rápidos. (Divulgação/Dell)‌‌

Para armazenamento interno os notebooks usam SSDs da classe NVMe, que são ainda mais rápidos que o convencional. O XPS 13 já chega com 512 Gb de fábrica, enquanto o Zenbook 14 tem apenas 256 GB. Estamos falando especificamente dessas variantes, mas em ambos os casos é possível adquirir os mesmos notebooks com capacidades de armazenamento diferentes, o que também influencia no preço final de cada um.

Como são notebooks de alto nível, já é esperado que eles cheguem com armazenamento SSD de fábrica. O lado negativo é que eles são tão finos que não é possível fazer a instalação de um HD comum para usar o armazenamento híbrido. Então se você precisar de mais espaço, terá que trocar seus SSDs por versões maiores.

Bateria

Mais de 10 horas de autonomia para os aparelhos

O Zenbook 14 tem bateria de 50 Wh, com duração que pode chegar a quase 14 horas em uso moderado e brilho controlado. Essa autonomia cai um pouco em uso moderado, mas ainda é uma ótima duração e renderá um bom tempo longe das tomadas.

O XPS 13 tem bateria com 52 Wh de consumo, e a Dell promete até 12 horas em uso moderado e com brilho controlado, então os dois aparelhos acabam oferecendo autonomia bem parecida. As quantidades citadas podem variar dependendo do que estiver sendo executado nos notebooks, incluindo programas em segundo plano.

Recursos extras

O ScreenPad 2.0 é a segunda tela do Zenbook 14

O Screenpad 2.0 é o destaque do Zenbook 14. (Divulgação/Asus)

O Zenbook 14 já seria um notebook incrível se o review terminasse no tópico anterior, mas o verdadeiro destaque é o ScreenPad 2.0. A segunda tela de 5,65 polegadas e resolução Full HD+ substitui o touchpad do aparelho. A ideia dela é dar ainda mais produtividade e facilidade ao usuário em diversos aplicativos, melhorando o fluxo do sistema de multitarefas.

É possível usar vários aplicativos da própria Asus pelo ScreenPad, com as mais diferentes possibilidades. Você pode assistir vídeos diretamente por ela, ou arrastar esses vídeos para a tela principal quando quiser. Também é possível mover a janela de determinado aplicativo para ela, assim você pode continuar o seu trabalho, por exemplo, enquanto o reprodutor de música está aberto no ScreenPad.  

O usuário pode definir atalhos de vários aplicativos na tela adicional, responder mensagens, transformar ela em teclado numérico (que supre a ausência no teclado padrão), ou mesmo usar ela como atalho de ferramentas de algum aplicativo. É válido ressaltar que a pequena tela conta com um comando para trocar entre o modo de tela auxiliar e touchpad rapidamente.

Custo-benefício

O Zenbook 14 é mais potente e barato

Tanta sofisticação nos aparelhos tem um custo alto no bolso dos consumidores. O Zenbook 14 pode ser encontrado por valores a partir de R$ 7.580, enquanto o XPS 13 é vendido por R$ 8.999. Por esse preço é mais vantajoso investir no modelo da Asus que tem construção e tela com a mesma qualidade do concorrente, processador mais potente e o grande adicional que é o ScreenPad.

Com a diferença dos valores, você pode realizar a troca do SSD para uma versão maior, já que essa é a única desvantagem dele perante ao modelo da Dell.

No entanto, os aparelhos são voltados para quem vai fazer uso moderado e precisa de notebooks leves e compactos, que possam ser transportados facilmente. Caso suas prioridades não sejam essas, é melhor investir em modelos que tem configurações mais potentes, como é o caso do Lenovo Legion Y540 ou Acer Predator Helios 300, ambos com ficha técnica mais robusta e que custam o mesmo valor do XPS 13.  

Conclusão

Os dois notebooks têm um objetivo claro de oferecer construção premium e ainda mais portabilidade que os aparelhos convencionais, tudo isso com configuração de última geração. No entanto, o preço que se paga por isso é bem salgado, então o usuário que deseja ter um ultrabook moderno e potente precisa estar disposto a desembolsar um bom valor.

Como foi citado no tópico anterior, o Zenbook 14 acaba sendo a melhor opção de custo-benefício neste comparativo, já que tem processador mais potente, o diferencial de ter uma segunda tela e ainda custa mais barato. No entanto, se você ainda prefere investir no XPS 13 por preferência de marca ou qualquer outro motivo que tenha lhe chamado a atenção, ele também é um excelente aparelho e não deixa a desejar.

Compare preços

Veja as melhores ofertas para os dois notebooks logo abaixo.

Leia também: