Lenovo IdeaPad 3i: bom note para o dia a dia, mas a tela decepciona

Notebook Lenovo IdeaPad 3i intermediário é ideal para trabalhar e estudar

Thayna CruzEstagiária

Publicado e atualizado 10 min. de leitura.

Compartilhe:

O Lenovo IdeaPad 3i é o sucessor de outra linha que fez bastante sucesso, a IdeaPad S145. Considerado um notebook para trabalho e estudos com um bom custo-benefício, fui testar uma de suas versões, já que existem algumas outras no mercado com diferentes fichas técnicas.

O modelo escolhido foi o com processador Intel Core i5 de 10ª geração, 8GB de memória RAM e armazenamento de 256GB em SSD. Ele cumpriu o esperado, porém com alguns pontos onde o modelo deixou a desejar.

Quer saber mais sobre como avaliamos notebooks? Confira esta lista com os nossos critérios! Leu tudo? Agora vem comigo que eu te conto os detalhes sobre o Lenovo IdeaPad 3i.

Lenovo IdeaPad 3i: Prós e Contras

Prós

O principal ponto positivo do Lenovo IdeaPad 3i com certeza é a presença do armazenamento em SSD. Esse recurso faz com que o notebook seja muito rápido para executar tarefas e ótimo na hora em que você precisa ser multitarefas. Eu admito que trabalho com muitas abas abertas ao mesmo tempo no Chrome e em nenhum momento tive problemas com lentidão ou travamentos. Até mesmo quando testei colocar o Fortnite em segundo plano não tive nenhuma dor de cabeça.

O segundo ponto é a possibilidade de upgrade. Apesar de contar com um armazenamento satisfatório para um notebook que vem com SSD de fábrica, o Lenovo IdeaPad 3i também dá a oportunidade do usuário acrescentar um HDD para aumentar o espaço. Além disso, você também pode aumentar a memória RAM para até 20GB.

Um detalhe inusitado que me surpreendeu foi a presença de uma proteção para webcam. Eu sou do time que tem medo de ser espiada ou cometer alguma gafe. Por isso, colo adesivos, mas com tantas reuniões no dia a dia acabo gastando vários e sujando a minha câmera. Para tapar a câmera, basta empurrar uma travinha muito discreta que fica na borda superior da tela - e eu inclusive achei que era para fechar e abrir o notebook - e pronto!

Por último, mas jamais menos importante: o custo-benefício. O IdeaPad 3i é um notebook intermediário com Intel Core i5 e SSD, e sabemos que hoje em dia, com a alta dos preços dos eletrônicos, é difícil encontrar algo assim a um preço mais “acessível”. O laptop Lenovo tem sim seus pontos negativos, mas se você busca um modelo mais para o dia a dia, o desempenho não vai te deixar na mão.

Contras

O primeiro ponto negativo que já me chamou a atenção assim que liguei o notebook é a tela. O Lenovo IdeaPad 3i conta om uma tela de 15,6” com painel TN e resolução apenas em HD. Apesar de esse ser um fator que faça com que o preço fique mais em conta, eu confesso que esperava uma qualidade um pouco melhor.

Outro problema do Lenovo IdeaPad 3i com certeza é a bateria. Apesar da Lenovo não especificar um tempo exato de duração, como este é um notebook principalmente para trabalho, o esperado é que fosse durar umas 4h. O que não foi o caso, já que com apenas 3h subiu um aviso de que era necessário conectar o carregador. Falarei melhor sobre isso no tópico Autonomia de Bateria.

Temos proteção? Temos. Mas poderíamos também ter uma câmera de boa qualidade, já que estamos falando de um dispositivo para o dia a dia e as reuniões online fazem parte da rotina de muitas pessoas. Durante as chamadas, eu mesma senti que a minha imagem não estava tão nítida, e meus colegas de trabalho concordaram. Tudo bem que são apenas 720p, mas eu esperava um pouco mais.

O que vem na caixa?

Lenovo IdeaPad 3i visto de cima ao lado de carregador e kit para upgrade
Tudo o que vem na caixa do Lenovo IdeaPad 3i (Foto: Mosaico)
  • Notebook Lenovo IdeaPad 3i
  • Carregador
  • Kit para upgrade HDD

Lenovo IdeaPad 3i: Design e Construção

O Lenovo IdeaPad 3i chegou sem muitas novidades no design. Na verdade, ele pode ser considerado um “gêmeo” do IdeaPad S145, já que tem as mesmas cores - todo na cor cinza com a parte interna da tela na cor preta. Além disso, o 3i tem o mesmo único detalhe na tampa, o entalhe com a logo da Lenovo.

O notebook é relativamente grande, ele tem 36,22cm x 25,34cm x 1,99cm, mas, apesar disso, pesa apenas 1,7kg. Sim, ele é bem levinho e fácil de transportar. Se não fosse pelo seu tamanho, caberia facilmente em qualquer mochila.

O teclado é ABNT2 no padrão brasileiro, ou seja, conta com o “Ç” e todos os acentos que usamos. Ele é bem confortável para digitar, não faz tanto barulho e vem todo na cor cinza escuro com as letras, números e símbolos na cor branca e um teclado numérico dedicado com controle de mídia. Isso seria um ponto totalmente positivo se esse number pad não ficasse desativando a todo momento sozinho, o que pode incomodar quem usa com frequência. Achei chato quando não percebia que ele tinha desligado e era jogada lá para o final da planilha sem querer ao tentar preencher com números.

Teclado do Lenovo IdeaPad 3i cinza com letras em branco
Um dos teclados de notebook mais confortáveis que eu já usei (Foto: Mosaico)

O ponto negativo fica pela falta da retroiluminação. Tudo bem que as letras em branco facilitam quem usa o notebook em ambientes escuros, mas seria muito melhor se tivesse aquela iluminação nas teclas.

Outro detalhe interessante é a presença de um adesivo no canto inferior direito. Ali, a fabricante mostra informações importantes como detalhes sobre o processador, memória RAM, placa de vídeo, armazenamento e mais.

Adesivo do Lenovo IdeaPad 3i com as especificações técnicas
Mantendo a tradição, esse o Lenovo IdeaPad 3i também tem um adesivo com as especificações técnicas (Foto: Mosaico)

Um ponto extremamente positivo do Lenovo IdeaPad 3i fica na webcam. O modelo vem com um recurso de privacidade que permite “tampar e destampar” a câmera. Basta puxar a minialavanca bem discreta que fica logo em cima e pronto, acabaram as chances de alguém espiar ou de você cometer alguma gafe nas chamadas de vídeo. Esse recurso também é uma boa notícia para quem costuma proteger a webcam com adesivos, o que pode causar uma certa sujeira no notebook.

Parte superior da tela do Lenovo IdeaPad 3i com webcam
Uma das coisas mais legais do Lenovo IdeaPad 3i é essa trava da webcam (Foto: Mosaico)

Por último, mas não menos importante, o Lenovo IdeaPad 3i conta com a possibilidade de upgrades. Ele tem um slot para HDD SATA 2,5” para você inserir um HD e ter armazenamento híbrido para instalar mais programas. Além disso, também é possível expandir a memória RAM em até 20GB.

Lenovo IdeaPad 3i: Tela

Um dos pontos negativos do Lenovo IdeaPad 3i com certeza é a tela de 15,6 polegadas. Assim que liguei o notebook pela primeira vez, pude perceber que o painel é TN, que tem um custo mais barato, porém mostra cores com aspecto mais lavado, com baixa fidelidade. Se quiser saber mais, dá uma olhada no nosso artigo sobre os diferentes tipos de painéis.

Além disso, ela conta com resolução HD (1366 x 768). Confesso que isso não me atrapalhou muito na hora de assistir a filmes e séries, mas... Bem, se você é um usuário mais exigente, que preza pela boa qualidade de imagem, vai acabar se decepcionando. Além disso, o combo da resolução em HD com o painel TN fazem com que esse notebook não seja indicado para edição de fotos e vídeos.

Mas calma que existe um ponto positivo sim. A tela é antirreflexo, o que ajuda bastante em ambientes muito iluminados. Em alguns momentos da manhã, bate sol no meu quarto e não tive nenhum problema para visualizar as imagens na tela.

Por último, a tela do Lenovo IdeaPad 3i tem abertura de 180º, mas sinceramente? Apesar de oferecer maior resistência à dobradiça, isso não fez nenhuma diferença no dia a dia. Ainda mais por conta da baixa qualidade do painel que acaba distorcendo ainda mais a imagem quando eu tentava ajustar a tela.

Lenovo IdeaPad 3i: Conectividade

Quanto à conectividade, o Lenovo IdeaPad 3i oferece um bom conjunto. No lado esquerdo, podemos ver duas entradas USB 3.1 de alta velocidade, uma USB 2.0 e uma entrada HDMI.

Lateral esquerda do Lenovo IdeaPad 3i com conexões HDMI e USB
A maior parte das conexões do Lenovo IdeaPad 3i ficam no lado esquerdo (Foto: Mosaico)

No lado direito, você encontra uma porta P2 para combo de áudio (fone e microfone) e um leitor de cartões compatível com SD, SDHC, MMC e SDXC. Já sobre as conexões sem fio, o IdeaPad 3i é compatível com Wi-Fi e Bluetooth.

Lateral esquerda do Lenovo IdeaPad 3i com porta SD e para fone de ouvido
O slot para cartão SD fica no lado direito do Lenovo IdeaPad 3i (Foto: Mosaico)

Lenovo IdeaPad 3i: Desempenho

O Lenovo IdeaPad 3i conta com um processador Intel Core i5 de 10ª geração. Considerando que a fabricante lançou este ano a 11ª, a CPU não é a mais atual, mas com certeza vai demorar para ficar realmente obsoleta.

Outro ponto positivo que combina com esse processador é a memória RAM de 8GB, que considero o mínimo para um notebook intermediário, já que a proposta é executar diversas tarefas leves ao mesmo tempo.

Para fechar o combo, eu não poderia não falar do armazenamento de 256GB em SSD. Quem está acostumado com o SSD sabe o quão rápido o notebook pode ser e como isso traz agilidade para o dia a dia.

Durante os testes eu usei o notebook para o trabalho, as tarefas da faculdade e forcei com alguns joguinhos mais leves. Eu sou do time que trabalha com 500 abas e às vezes até mesmo com duas janelas. Além de ouvir músicas o dia inteiro em um aplicativo de streaming que geralmente tem seus problemas, mas até isso funcionou perfeitamente. Testei também assistir a filmes e séries acompanhada de alguns amigos durante uma chamada de vídeo e tudo fluiu, sem perrengues!

Realmente, não tive nenhum problema com travamentos e lentidão, a não ser quando fui testar a bateria e, por volta dos 20%, o laptop começou a travar. Sabe quando o carro começa a “engasgar” até parar de vez? Foi mais ou menos isso. Por isso é importante estar atento e próximo de uma tomada quando a bateria chegar aos 30%

Quanto aos jogos, esse não é o foco do Lenovo IdeaPad 3i, já que a placa de vídeo é integrada, Intel UHD Graphics. Isso faz com que ele preencha apenas os requisitos mínimos de alguns games como Fortnite e League of Legends. Confesso que não tive problemas com travamentos durante a jogatina, mas a qualidade de imagem é bem ruim. Se você for uma pessoa mais exigente, pode dar uma olhada nessa lista com os melhores notebooks com placa de vídeo dedicada, ou na lista com os melhores notebooks gamer.

A qualidade gráfica para games é bem baixa (Foto: Reprodução)
A qualidade gráfica para games é bem baixa (Foto: Reprodução)

Lenovo IdeaPad 3i: Autonomia de bateria

A Lenovo não estabelece um tempo médio para a duração da bateria do IdeaPad 3i, mas, durante os testes de uso básico, apenas para trabalho, levou cerca de 3h para que o notebook sinalizasse precisar conectar o cabo. No total, foram 3h35 até desligar completamente, o que é um tempo relativamente curto. Ou seja, se você precisa ficar longe das tomadas por um bom tempo, esse não é um notebook indicado.Além disso, também realizei testes jogando algo mais leve. Apesar de não esperar muito da bateria, já que esse não é um laptop para jogos, fiquei decepcionada quando ela durou apenas 1h40.

Um detalhe que pude perceber é que, a partir do momento em que o aviso é exibido, o notebook fica cada vez mais lento e acaba travando demais. Confesso que quase perdi a paciência e botei logo para carregar.

Lenovo IdeaPad 3i: Custo-benefício

Até a data de publicação deste review, o Lenovo IdeaPad 3i estava custando cerca de R$ 3.149,10, o que, considerando as suas especificações técnicas e a alta dos preços do notebook, é um bom valor. A presença do SSD com o processador Intel Core i5 faz com que ele seja um modelo rápido e demore a ficar obsoleto no mercado, além de ter uma boa expectativa de vida útil.

Os pontos negativos ficam pela falta de uma placa de vídeo integrada, mas como esse não é o foco do aparelho, o defeito passa batido. O que pode incomodar ao usuário é exatamente o que faz com que o Lenovo IdeaPad 3i seja mais barato, a tela com painel TN e resolução HD.

Produtos similares

O primeiro notebook similar ao Lenovo IdeaPad 3i é o Samsung Book X30. Esse laptop conta com quase todas as mesmas especificações: armazenamento em SSD de 256GB, memória RAM de 8GB e placa de vídeo integrada. Porém, aqui as melhorias ficam por conta do processador Intel Core i5 de 11ª geração e da tela com painel de LED Full HD que com certeza traz uma maior fidelidade de cores às imagens. O desempenho no dia a dia é bem parecido. Esse também é um excelente notebook para trabaho e estudo, porém, se você prefere uma tela com maior qualidade e um processador de última geração, o Book X30 pode ser a melhor opção.

Já o Acer Aspire 5 A515-54G-53GP também conta com o processador Intel Core i5 de 10ª geração, armazenamento em SSD de 256GB, memória RAM de 8GB mas o seu diferencial é a presença de uma placa de vídeo dedicada. Apesar de básica, a GeForce MX250, aliada ao painel LED com resolução Full HD pode ser suficiente na hora de jogar games mais leves ou arriscar em programas leves de edição.

Ficha técnica

Lenovo IdeaPad 3i: Conclusão

Apesar de não ter tantas diferenças do Lenovo IdeaPad S145, vale a pena investir na linha mais atual. Se você precisa de um notebook intermediário para trabalho e estudo, o Lenovo IdeaPad 3i pode ser sim uma boa opção. O laptop é rápido, leve e roda até mesmo jogos mais leves sem fazer nenhum esforço. Ele é perfeito para os usuários menos exigentes, mas que não querem abrir mão de um bom desempenho.

Os principais pontos negativos ficam por conta da webcam, bateria e tela com resolução HD e painel TN. É aquilo: se você não precisa de um notebook para usar em qualquer lugar, não trabalha com edição de imagens e vídeo e não faz questão de uma boa câmera para as chamadas de vídeo, pode investir sem medo.