Logo Zoom
Logo Zoom

O notebook para arquiteto precisa de alto poder de processamento. Isso porque os programas usados por esse profissional são, em geral, pesados e exigem renderizações. Muitas das tarefas necessárias para o arquiteto estão acima da capacidade dos notebooks para trabalhar, que são menos robustos.

Três elementos são fundamentais para oferecer a performance esperada no dia a dia da arquitetura: o processador, a placa de vídeo e uma boa capacidade de memória RAM. Claro, se o SSD tiver um bom espaço para o armazenamento e a tela oferecer boas imagens, melhor ainda!

Outros profissionais também precisam de características específicas em seus aparelhos, por isso fizemos listas com notebooks para designer gráfico e notebooks para edição de vídeo.

Para quem procura um aparelho eficiente e mais barato para tarefas mais simples, também temos lista de melhores notebooks para estudo, além de uma lista de notebooks bons e baratos.

Dá sim para encontrar o custo-benefício perfeito para as suas necessidades e o seu bolso. Quer ver? É só seguir a leitura!

  • Se você não sabe muito bem como fazer a escolha e qual é a função de cada componente, vale a pena conhecer o nosso guia sobre como comprar um notebook.

Qual o melhor notebook para arquiteto em 2024?

A resposta para essa pergunta varia de usuário para usuário. Quem busca alta produtividade e tem um orçamento mais folgado, pode ir direto para os modelos top de linha. Mas tem também notebooks para arquitetos que não querem investir tão alto.

No nosso caso, a escolha é baseada no custo-benefício. Por isso, escolhemos como melhor notebook para arquiteto 2024 o Vaio FH15 VJFH52F11X-B0821H. Veja abaixo as ofertas e os detalhes do modelo.

O processador i7 13700H é de última geração e garante alta performance, mesmo ao lado de uma placa de vídeo dedicada intermediária, a RTX 3050. Esse conjunto consegue entregar desempenho bacana para engenheiros, sem levar o preço muito para cima.

A RAM tem alta capacidade, com 32GB, e o SSD é de 1TB. Ou seja, esse é um notebook que dificilmente vai travar, é rápido para acessar arquivos e programas, e ainda tem bastante espaço para guardar projetos na unidade de armazenamento.

A tela tem 15,6 polegadas, resolução Full HD e frequência de 144Hz. Configurações que garantem uma experiência visual bacana no trabalho ou até na hora de curtir um filme ou uma série.

Outros detalhes: esse Vaio FH15 tem WiFi 6, que é um tipo mais rápido de conexão com a internet, e porta RJ-45, que permite conexão cabeada com a rede.

Mesmo com tudo isso, o peso do notebook é de apenas 1,75kg. Ideal para arquitetos que levam o dispositivo na mochila de casa para o escritório, para as obras ou em viagens.

  • Saiba tudo sobre notebooks na nossa página com dicas de uso, listas de compra, novidades sobre o mercado e muito mais!

O que você vai gostar nesse notebook para arquitetura?

  • Esse é um notebook projetado para o uso profissional de quem precisa de desempenho alto. Ele tem um ótimo conjunto de especificações e recursos que sugerem alta produtividade profissional. Além disso, não é um modelo pesado, o que favorece a portabilidade.

Quais os melhores notebooks para arquitetos você vai encontrar aqui?

  • Vaio FH15 VJFH52F11X-B0821H
  • Acer Aspire Nitro 5 AN515-58-54UH
  • Dell G15 5530 G5530W002BTS
  • Apple Macbook Air A2337
  • Acer Predator Triton 300 SE PT316-51S-78V9
  • Dell G15 5530 G5530W047W
  • Apple Macbook Pro MNEP3BZ/A
  • Samsung Galaxy Book3 Ultra NP960XFH-XA2BR
  • Dell Alienware M16 AM161280W
  • Apple Macbook Pro MK183BZ/A

Como escolher um notebook para arquitetura?

Consideramos que um notebook para renderização não precisa de nenhuma peça especial além de uma placa de vídeo dedicada. Mas isso não significa que qualquer processador ou memória RAM possa dar conta do recado.

Um notebook para renderização de projetos precisa de mais processamento gráfico do que computadores convencionais para estudo (Foto: Shutterstock)

Esse trabalho exige, no mínimo, processadores i5 de 12ª geração da Intel, ou um Ryzen 5 da série 6000 da AMD. Se o usuário puder investir em modelos com processadores superiores, melhor ainda.

Em relação à memória RAM, o ideal é que o notebook para arquiteto tenha no mínimo 8GB, embora seja interessante ter 16GB ou até mais.

Quando falamos em armazenamento, o SSD é obrigatório, já que os antigos HDDs já estão obsoletos. O SSD reduz consideravelmente o tempo que leva para abrir arquivos, especialmente projetos em fase avançada de produção. O ideal é que o SSD seja de 512GB ou mais.

A placa de vídeo segue um princípio semelhante. Os notebooks para arquitetura que escolhemos como melhores opções em 2024 têm pelo menos a GPU RTX 3050, uma porta de entrada para tecnologias como o Ray Tracing e o DLSS. Na prática, isso significa um melhor desempenho.

Fora das especificações internas do notebook, também é bom que ele tenha a maior tela possível. Por isso, pesquisamos apenas por modelos com telas a partir de 15,6 polegadas, além da necessária resolução Full HD.

Preparado? Então compare preços e recursos e escolha o melhor notebook para arquitetura para comprar na atualidade!

Acer Aspire Nitro 5 AN515-58-54UH

Para começar, um modelo para quem está com o orçamento mais baixo. Se esse é o seu caso, não tem jeito, é necessário sacrificar alguma especificação. O Acer Aspire Nitro 5 AN515-58-54UH tem as especificações mínimas que citamos acima e, por isso, tem um preço bem em conta.

A placa dedicada é a RTX 3050, o processador é o i5 12450H (de 12ª geração), o armazenamento SSD é de 512GB e a memória RAM é de 8GB, e pode ser incrementada até 32GB. A tela é Full HD antirreflexo de 15,6''.

O que você vai gostar nesse notebook para arquitetura?

  • Esse é um modelo gamer de entrada, mas também pode ser considerado um notebook barato para arquiteto, já que tem um preço bem em conta se comparado com outros modelos mais sofisticados.

Dell G15 5530 G5530W002BTS

Mais um modelo de custo controlado, porém com um processador mais moderno. Dessa vez trata-se de um modelo gamer da linha Dell G15, que conta com um processador Intel i5 de 13ª geração. A placa de vídeo é a GeForce RTX 3050.

Os 512GB de SSD e os 8GB de RAM oferecem uma boa performance, de nível intermediário. A RAM ainda pode ganhar upgrades até 32GB, caso o usuário queira melhorar a agilidade do modelo.

O modelo tem também teclado retroiluminado, tela de 15,6 polegadas e resolução Full HD, além de ser antirreflexo. A conectividade conta com WiFi 6 e entrada para internet cabeada.

Caso você escolha um notebook gamer, fique atento ao peso. Esse tipo de dispositivo, em geral, têm sistemas de refrigeração aprimorados, o que significa uma máquina mais parruda e pesada. No caso, o G15 tem 2,8kg.

  • Prefere modelos fáceis de transportar? Confira nossas sugestões de notebooks pequenos, finos e leves.

O que você vai gostar nesse notebook para arquitetura?

  • Esse notebook para arquiteto tem processador intermediário, de última geração, e uma ficha técnica que oferece bom desempenho e preço em conta.

Apple Macbook Air A2337

Para começo de conversa, é legal entender a diferença entre o Macbook Air e o Pro. O primeiro é mais leve, portátil e menos potente. A linha Pro tem especificações mais altas, focadas na produtividade profissional, e um peso maior.

Apesar de não tão potente, o Macbook Air tem sim poder de fogo para encarar o dia a dia dos profissionais de arquitetura.

No caso do modelo A2337, ele é alimentado pelo poderoso chip M1, dispensando a necessidade de uma placa de vídeo dedicada. A memória RAM é de 8GB.

A estrutura é fina e leve, com um peso total de 1,2kg, favorecendo a portabilidade. Já o SSD não tem uma capacidade muito alta, com “apenas” 256GB. Com isso, o usuário pode precisar de um SSD externo ou procurar serviços de armazenamento em nuvem com pouco tempo de uso.

A tela de retina do dispositivo apresenta uma resolução superior ao Full HD, proporcionando imagens excepcionais. Ela é pequena, com 13,3 polegadas, mas poderosa.

  • Entenda mais sobre as diferenças entre o Macbook Air e o Macbook Pro.

O que você vai gostar nesse notebook para arquitetura?

  • Fino, leve, compacto e com alto poder de processamento. Essa é a combinação dos sonhos de muitos arquitetos e está presente nesse Macbook Air.

Acer Predator Triton 300 SE PT316-51S-78V9

É interessante notar que o notebook para arquiteto tem muitas semelhanças com o notebook gamer. Afinal, ambos precisam de alto poder de processamento, uma placa de vídeo dedicada e uma experiência visual de alta qualidade.

Assim, é impossível não termos o Acer Predator na nossa lista. Ela é voltada para os gamers, mas cai bem também em qualquer escritório de arquitetura.

O processador do Triton 300 SE é o Intel Core i7 12700H, de 12ª geração. As memórias têm 1TB de armazenamento SSD e 16GB de RAM. A placa de vídeo é a GeForce RTX 3060.

Já a tela tem 16 polegadas e resolução WQXGA, que oferece uma qualidade visual intermediária entre o Full HD e o 4k.

O que você vai gostar nesse notebook para arquitetura?

  • O conjunto de especificações tem um nível elevado, o que indica alta performance, mas a grande vantagem desse modelo é a tela de 16 polegadas e alta resolução, superior ao Full HD.

Dell G15 5530 G5530W047W

Mais um representante da família G15 da Dell, mas dessa vez com uma placa de vídeo de uma geração superior, a Série RTX 40 da Nvidia. Mais precisamente, a RTX 4050. Entre as vantagens, ela conta com versões mais recentes do Ray Tracing e do DLSS.

Esse notebook poderoso para arquitetos conta também com o processador i7 13650HX de alto desempenho, e 16GB de memória RAM. Essas especificações avançadas asseguram a capacidade de enfrentar qualquer programa de arquitetura, e dar ótima velocidade para renderizações.

O armazenamento é generoso, com 1TB na unidade SSD. A tela é Full HD com uma taxa de atualização bem alta, de 165Hz.

  • Modelos focados em jogos encaram os programas mais pesados da arquitetura sem problemas. Então, conheça os melhores notebooks gamer e inspire-se para a sua compra.

O que você vai gostar nesse notebook para arquitetura?

  • Traduzindo o conjunto de especificações, essa é uma máquina veloz e que proporciona imagens espetaculares. Tem tudo para se dar bem com as principais atividades do mundo da arquitetura, mas é um pouco pesada.

Apple Macbook Pro MNEP3BZ/A

Os notebooks da Apple têm GPUs integradas poderosas, melhores até do que muitos modelos de placa de vídeo dedicada. No caso desse modelo, o chip em questão é o M2, uma garantia de ótimo desempenho em arquitetura, mesmo sem a presença da GPU dedicada.

Além disso, a memória RAM de 8GB também melhora a performance do notebook e o 256GB de armazenamento SSD oferece boas velocidades.

O espaço de armazenamento até poderia ser um pouco melhor, mas hoje, com bons serviços de armazenamento em nuvem, essa limitação não é tão grave.

O modelo também se destaca pelo tamanho da tela de Retina, que tem 13,3 polegadas. A promessa é de alta qualidade visual, algo que pode ser importante para muitos arquitetos.

  • Que tal conhecer também quais são os melhores notebooks para designers gráficos?

O que você vai gostar nesse notebook para arquitetura?

  • A combinação entre alto desempenho, imagens fantásticas e um design primoroso é uma marca da linha dos Macbooks Pro. Essas, como não poderia deixar de ser, são características desse modelo.

Samsung Galaxy Book3 Ultra NP960XFH-XA2BR

O Samsung Galaxy Book3 Ultra NP960XFH-XA2BR é uma excelente escolha para arquitetos que buscam um equipamento de alta performance e recursos gráficos de ponta.

Equipado com um processador Intel Core i7 13900H, de 13ª Geração, o modelo oferece uma performance robusta, capaz de lidar com as mais exigentes tarefas de modelagem e renderização arquitetônica.

Acompanhado por uma memória RAM de 32GB, ele garante um multitarefa eficiente, permitindo trabalhar com vários softwares pesados simultaneamente sem perda de desempenho.

Outro destaque é sua placa gráfica dedicada GeForce RTX 4070, ideal para programas de design gráfico e renderização 3D, essenciais na arquitetura. A tela de 16 polegadas com resolução WQXGA+ oferece imagens nítidas e detalhadas, uma característica importante para a precisão em projetos arquitetônicos.

Além disso, o armazenamento em SSD de 1TB proporciona espaço amplo para arquivos de projetos, além de inicializações e carregamentos rápidos. A portabilidade também é um ponto forte, com apenas 1.79kg e dimensões compactas, facilitando o transporte para reuniões ou locais de obra.

  • Confira outros modelos poderosos na nossa seleção de melhores notebooks para edição de vídeo.

O que você vai gostar nesse notebook para arquitetura?

  • Mesmo não sendo um modelo gamer, esse é um notebook que oferece performance altíssima, dada a qualidade de cada um dos seus componentes.

Dell Alienware M16 AM161280W

Esse modelo tem um preço elevado, mas que vale a pena. Não é à toa que brincamos por aqui que essa a Alienware é uma linha de outro planeta! Assim não fica devendo nada como notebook para arquiteto.

O M16 tem processador Intel Core i9 13900HX, um top de linha voltado para a alta performance. A placa de vídeo é a GeForce RTX 4070, da última geração da Nvidia.

As memórias não ficam para trás. São 32GB de RAM, expansível a até 64GB, e 1TB de capacidade de armazenamento na unidade SSD.

A tela é um espetáculo à parte. São 16 polegadas, com resolução QHD (superior ao Full HD), tratamento antirreflexo e 240Hz de taxa de atualização.

  • O notebook Dell Alienware é para você? Descubra!

O que você vai gostar nesse notebook para arquitetura?

  • A linha Alienware da Dell é composta de notebooks top de linha, e tem como foco gamers que buscam a melhor experiência possível com os jogos. Isso exige altíssimo poder de processamento, que pode ser usado por arquitetos.

Apple Macbook Pro MK183BZ/A

Você já sabe que o M1 se refere ao potente processador da Apple e que ele tem uma GPU integrada que elimina a necessidade de uma placa de vídeo dedicada.

Por isso, mesmo sem contar com uma peça voltada para o aumento da capacidade de processamento gráfico, o Macbook Apple Pro M1 merece sim estar na nossa lista de melhores notebooks para arquitetos.

Esse notebook Apple tem ainda 16GB de RAM, SSD de 512GB, e leitor biométrico para aumentar a segurança.

E tem mais! O painel Retina, que já é um sinônimo de alta qualidade de imagens, tem nesse modelo 16,2 polegadas.

O que você vai gostar nesse notebook para arquitetura?

  • Esse modelo tem todas as vantagens que um Macbook oferece, mas dessa vez com tela grande, de 16 polegadas. Ideal para o arquiteto que precisa de imagens maiores para não perder nenhum detalhe nos projetos.

Qual o melhor notebook para quem cursa arquitetura?

O Vaio FH15 VJFH52F11X-B0821H, o mesmo modelo que escolhemos como melhor opção de compra para os profissionais da arquitetura, também vai muito bem na sala de aula. Isso porque ele tem especificações potentes e modernas com um preço que vale bastante a pena.

Tem AutoCAD para Mac?

Sim, o AutoCAD está disponível para MacBook. A Autodesk oferece uma versão compatível com o sistema operacional macOS, permitindo que usuários do MacBook utilizem a ferramenta para projetos de design e modelagem.

Qual MacBook roda AutoCAD?

O Macbook, não importa a versão, é um queridinho de muitos usuários do Autocad. Os três modelos que apresentamos nessa lista de melhores notebooks para arquitetos (o Macbook Air A2337, o Pro MNEP3BZ/A e o Pro MK183BZ/A) são excelentes para esse tipo de uso.

Como eu sei que um notebook é bom?

Por meio da combinação de componentes dele. Em ordem de importância: processador, memória RAM, armazenamento e recursos de tela. Se estiver procurando um notebook gamer ou para arquiteto, a placa de vídeo é o item mais importante.

Descubra descontos imperdíveis no Zoom!

Quer aproveitar as melhores promoções e ainda receber parte do dinheiro de volta? Então não deixe de conferir os Cupons de Desconto Zoom!