Uma pessoa segurando um compasso sobre um papel numa mesa, ao fundo está um notebook aberto

Melhor notebook para arquitetos em 2022: 9 modelos com placa de vídeo

Um notebook para arquitetos precisa de um processador excelente e placa de vídeo dedicada para renderizar projetos. Conheça nossos modelos do Buscapé

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 8 min. de leitura.

Compartilhe:

Diariamente recomendamos notebooks para trabalhar que poderão te acompanhar na rotina do dia a dia sem maiores problemas, como você pode ver no artigo que montamos sobre isso. Mas a maioria desses modelos não contempla alguém que precisa de um notebook para arquitetos.

É que um notebook para arquitetura necessita de peças mais robustas. Ou seja, com maior poder de processar e renderizar os gráficos dos projetos. Sendo assim, um notebook para renderização de gráficos exige bem mais investimento do que um PC convencional.

Outros profissionais também precisam de características específicas em seus aparelhos, por isso fizemos listas com notebooks para designer gráfico e notebooks para edição de vídeo. Para quem procura um aparelho eficiente e mais barato para tarefas mais simples, temos lista de melhores notebooks para estudo, além de uma lista de notebooks bons e baratos.

A seguir, vamos mostrar quais são os itens primordiais em um notebook para arquitetos. Ou seja, qual o nível de processador, placa de vídeo dedicada, memória RAM e unidade de armazenamento ideais para trabalhar sem encarar lentidões ou travamentos. Depois, trazemos nossa lista completa de notebooks para arquitetura!

Como escolhemos um notebook para arquitetos?

Consideramos que um notebook para renderização não precisa de nenhuma peça especial além de uma placa de vídeo dedicada. Mas isso não significa que qualquer processador ou memória RAM possa dar conta do recado. Processadores Intel Core i3 e AMD Ryzen 3, mais básicos, por exemplo, não são indicados.

Uma pessoa segurando uma caneta sobre o projeto de uma casa
Um notebook para renderização de projetos precisa de mais processamento gráfico do que computadores convencionais para estudo (Fonte: Shutterstock/Franck Boston)

Esse trabalho exige, no mínimo, processadores i5 de 10ª geração da Intel ou AMD Ryzen 5 de terceira geração. Em relação à memória RAM, o ideal é que o notebook para arquitetura tenha no mínimo 8GB, embora seja interessante ter de 12GB a 16GB. Quando falamos em armazenamento, o SSD se torna a melhor opção. Ele reduzirá consideravelmente o tempo que leva para abrir arquivos, especialmente projetos em fase avançada de produção. Por outro lado, o ideal é que o SSD seja de 512GB ou mais.

A placa de vídeo segue um princípio semelhante. Embora não valha parametrizar essas placas apenas pela memória de vídeo, o ideal é que seja um modelo com ao menos 4GB de memória VRAM. A GeForce GTX 1650 é um modelo que dá conta desse recado, mas quanto mais potência, melhor.

Fora das especificações internas do notebook, também é bom que ele tenha a maior tela possível. Por isso, pesquisamos apenas por modelos com telas a partir de 15,6 polegadas, além da necessária resolução Full HD.

A partir dos fatores mencionados acima, fizemos nossa seleção. Para mais notebooks para arquitetos, vale a pena conhecer as nossas listas com os melhores modelos com a placa de vídeo RTX 3060 e com os melhores notebooks com placa de vídeo dedicada.

Para quem trabalha fora, ter uma maior mobilidade também é importante, então confira nossa lista de notebooks finos e leves caso se isso é o que procura!

Preparado? Então compare preços e recursos e escolha o melhor notebook para arquitetura para comprar em 2022!

Acer Aspire Nitro 5 AN517-52-75WH

Quem prestou bastante atenção ao início deste artigo deve ter percebido o que dissemos sobre a placa de vídeo para o notebook para arquitetos: o ideal é ter pelo menos uma GTX 1650. Essa é justamente a GPU usada pelo Acer Aspire Nitro 5 AN517-52-75WH.

O processador é o Intel Core i7 10750H, a memória RAM tem 8GB e o armazenamento é SSD, de 512GB. Exatamente as mesmas configurações do modelo anterior, mas há uma diferença gritante entre os dois. Enquanto o notebook Lenovo tem um monitor de 15,6 polegadas, o Acer Aspire Nitro 5 tem uma tela maior, com 17,3 polegadas.

Esse modelo também aparece na seleção de melhores notebooks feita pela equipe Buscapé!

Altos e baixos desse notebook para arquitetos

  • Contra: apenas 8GB de RAM
  • Pró: combinação excelente de processador e armazenamento SSD
  • Pró: monitor maior (17,3 polegadas) do que a maioria dos notebooks
  • Pró: tela com maiores proporções, com 17 polegadas

Lenovo IdeaPad 3i Gaming 82CG0005BR

As linhas de notebooks gamers são perfeitas para atender quem precisa de um notebook para renderização e arquitetura. Uma prova disso é o Lenovo Ideapad 3i Gaming. Seu processador é o Intel Core i7 10750H, de 10ª geração, e que ainda oferece excelente performance. Além disso, seu SSD de 512GB combina o desempenho com um bom armazenamento.

Por outro lado, ele conta apenas com 8GB de memória RAM, o que pode ser melhorado com um upgrade no futuro. A placa gráfica permanece sendo a GeForce GTX 1650, que entrega a performance esperada para trabalhar em softwares como o AutoCAD.

  • Confira também o nosso artigo com os melhores notebooks gamer.

Altos e baixos desse notebook para arquitetos

  • Contra: apenas 8GB de RAM
  • Pró: combinação excelente de processador e armazenamento

Dell G15 G15-i1100-M30P

O Dell G15-i1100-M50P talvez seja o notebook para arquiteto mais indicado para você. Ele também se destaca por um bom equilíbrio entre desempenho e capacidade de armazenamento, com uma unidade SSD de 512GB e o processador Intel Core i7-11800H, de 11ª geração.

O modelo conta com 8GB de memória RAM e usa a ótima placa Nvidia GeForce RTX 3050. Ou seja, o ganho em performance é bem alto e a escolha por esse modelo significa um excelente custo-benefício: alta performance para trabalhar em seus projetos sem travamentos a um preço satisfatório. Ou seja, é um dos melhores notebooks custo-benefício atualmente.

Altos e baixos desse notebook para arquitetos

  • Contra: “apenas” 8GB de RAM
  • Pró: bom equilíbrio entre desempenho e capacidade de armazenamento
  • Pró: ótimo custo-benefício

Asus VivoBook Pro 15 K3500PC-KJ391W

O Asus VivoBook Pro 15 K3500PC-KJ391W tem também um processador i5 de 11ª geração e uma unidade SSD com 512GB. A tela tem 15,6 polegadas, com resolução Full HD e design com bordas ultrafinas. A placa de vídeo é de última geração da Nvidia, a GeForce RTX 3050, que não é top de linha, mas que apresenta velocidades muito satisfatórias.

O ponto mais alto das configurações é a memória RAM com 16GB, o dobro da capacidade de memória temporária em relação aos modelos que já apresentamos. Isso significa desempenho melhor e maior capacidade de trabalhar com multitarefas.

Se quiser conferir mais modelos com design parecido ao desse, temos uma lista de notebooks ultrafinos!

Altos e baixos desse notebook para arquitetos

  • Contra: processador i5 ainda dá conta do recado, mas o preço do notebook sugere que o chip poderia ser superior
  • Pró: 16GB de RAM melhoram a performance do sistema
  • Pró: placa de vídeo intermediária, mas da geração mais recente em 2022

Leia também: Melhor notebook 2 em 1: 10 opções touchscreen de note que vira tablet

MacBook Apple Pro M1 2020 - SSD 256

O MacBook Pro é o queridinho de quem trabalha com audiovisual e, de fato, o notebook é excelente para trabalhos do tipo. Isso também o torna um dos melhores notebooks para arquitetura. Sua tela Retina traz resolução melhor que o Full HD mostrado nos notebooks para renderização que listamos por aqui.

Ou seja, você conseguirá ver e, principalmente, mostrar seus projetos de forma mais limpa, aumentando suas chances de impressionar clientes e colegas de trabalho. Ele também conta com processador M1 da própria Apple, o que o torna um notebook para arquitetos ainda mais otimizado e um dos melhores MacBooks.

Altos e baixos desse notebook para arquitetos

  • Contra: “apenas” 8GB de RAM
  • Pró: tela Retina oferece melhor resolução e brilho do que as telas Full HD
  • Pró: sistema operacional macOS mais otimizado, aproveitando melhor a capacidade do processador e da memória RAM
  • Pró: excelente para quem trabalha com projetos audiovisuais por conta dos programas exclusivos da Apple

Dell G15-i1100-M50

Muitas vezes, a qualidade da imagem pode ser um grande diferencial para quem está trabalhando com programas para design e para arquitetura. O Dell G15-i1100-M50 apresenta um diferencial bacana nessa área.

A tela é Full HD de 15,6 polegadas e frequência de 165Hz, isso quer dizer que a troca de imagens é mais fluida do que em monitores mais básicos, que em geral têm 60Hz ou 75Hz. Isso também permite aos arquitetos que curtem jogos competitivos como hobby, já que a frequência rápida possibilita melhor movimentação e velocidade no game. Outras configurações: placa de vídeo GeForce RTX 3060, unidade SSD de 512GB, 16GB de RAM e processador Intel Core i7 11800H. Esse conjunto de componentes suporta até as tarefas mais pesadas.

Altos e baixos desse notebook para arquitetos

  • Pró: tela com taxa de transferência de 165Hz favorece uma melhor experiência visual
  • Pró: conjunto de configurações de alto nível

MacBook Apple Pro M1 - SSD 512

Você já sabe que o “M1” é se refere ao potente processador da Apple. O que ainda não explicamos é que ele tem uma GPU integrada que elimina a necessidade de uma placa de vídeo dedicada. Por isso, mesmo sem contar com uma peça voltado para o aumento da capacidade de processamento gráfico, o Macbook Apple Pro M1 merece sim estar na nossa lista de melhores notebooks para arquitetos.

Assim com o modelo anterior, esse notebook Apple tem 8GB de RAM, tela Retina e leitor biométrico para aumentar a segurança. A diferença entre eles é a capacidade de armazenamento. Enquanto a versão 2020 tem uma unidade SSD de 256GB, esse modelo mais recente tem 512GB, o dobro de espaço para guardar arquivos na memória.

Outra diferença é a presença de uma touchbar, que substitui as teclas F1 à F12 e permitem programar mais funções, o tornando mais produtivo. Ou seja, o Macbook Pro não é apenas um dos melhores notebooks rápidos e potentes, mas também conta com diversas funcionalidades interessantes.

O que você vai gostar nesse notebook para arquitetura?

  • Contra: “apenas” 8GB de RAM
  • Pró: tela Retina oferece melhor resolução e brilho do que as telas Full HD
  • Pró: sistema operacional macOS mais otimizado, aproveitando melhor a capacidade do processador
  • Pró: touchbar permite maior produtividade

Dell Alienware M15 R6

É interessante notar que o notebook para arquitetos tem muitas semelhanças com o notebook gamer. Afinal, ambos precisam de alto poder de processamento, uma placa de vídeo dedicada e uma experiência visual de alta qualidade. Assim, é impossível não termos o Dell Gamer Alienware M15 R6 na nossa lista.

O processador é o Intel Core i7 11800H de 11ª geração. As memórias têm 1TB de armazenamento SSD e 16GB de RAM. A placa de vídeo é a GeForce RTX 3070. Já a tela tem 15,6 polegadas, resolução Full HD e frequência de 165Hz. Uma super máquina.

Confira mais aparelhos com placa de vídeo potente nessa lista de notebooks RTX 3070!

Altos e baixos desse notebook para arquitetos

  • Contra: preço elevado, se comparado a outros notebooks de configuração parecida
  • Pró: conjunto fortíssimo de configurações
  • Pró: placa de vídeo GeForce RTX 3070 é uma da mais modernas da atualidade

Macbook Apple Pro MVVM2

Como mencionado anteriormente, os notebooks da Apple têm GPU integrada que tira a necessidade de placa de vídeo dedicada, tamanha sua potência. O Macbook Apple Pro MVVM2 conta com processador Intel i9, que oferce um ótimo desempenho. Além disso, a memória RAM de 16GB também melhora a performance do notebook e o 1TB de armazenamento SSD oferece maior velocidade e muito espaço para guardar arquivos locais.

O modelo também se destaca pelo tamanho da tela de Retina, que tem 16 polegadas, maior tamanho já visto num notebook Mac. O produto só perde em relação ao preço, altíssimo até em comparação a outros notebooks da marca.

Altos e baixos desse notebook para arquitetos

  • Contra: preço muito elevado
  • Pró: tela de Retina de 16' polegadas
  • Pró: 16GB de memória RAM

Quer economizar ainda mais nas suas compras? Veja no vídeo abaixo como usar os cupons de desconto no Buscapé!