Pessoa mexendo em notebook para edição de fotos

Melhor notebook para edição de fotos: 12 modelos para fotógrafos

Entenda o que é necessário num notebook para edição de fotos e o que influencia nos preços para escolher a melhor opção para você

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 9 min. de leitura.

Compartilhe:

Para um fotógrafo profissional, é importante encontrar o melhor notebook para edição de fotos. Ele deve permitir um trabalho eficiente e confortável, além de precisão na hora de editar. Pensando nisso, montamos uma lista com os melhores modelos de notebooks para fotográfos, com recursos e desempenho que correspondem às necessidades desse profissional.

Antes de entrarmos na lista, vamos esclarecer quais são as características que um notebook para fotógrafos precisa ter. Continue lendo e aprenda com a gente!

O que precisa ter um bom notebook para edição de fotos?

Para ser um bom notebook para edição de fotos, o aparelho deve ter requisitos mínimos específicos que o permitam rodar programas pesados como Photoshop, InDesign e Illustrator, entre outros. Uma configuração mais pesada é necessária, o que faz com que esses notebooks acabem tendo um valor mais elevado em relação a notebooks de entrada, mais para tarefas do cotidiano.

Os principais requisitos que esses notebooks devem cumprir são: ter um processador intermediário, que seja um Intel Core i5 ou AMD Ryzen 5, assim como opções superiores. O processador Intel deve ser de, no mínimo, 9ª geração. Já o processador AMD deve ser de terceira geração ou superior.

A memória RAM deve ser de pelo menos 8GB. É importante que a tela tenha resolução Full HD (1920 x 1080 pixels), no mínimo. Já a unidade de armazenamento deve ser um SSD com bastante espaço disponível. Uma placa de vídeo dedicada é essencial em um notebook para editar fotos.

Agora que você já sabe do que precisa num notebook para edição de fotos, confira abaixo as melhores opções de 2021!

Acer Aspire 5 A515-54G-53XP

Com um preço mais acessível se comparado a outros notebooks mais potentes, o Acer Aspire 5 não é um modelo top de linha, mas vai satisfazer quem não precisa rodar programas muito pesados com frequência e até pode ser usado para jogos mais leves nas horas livres.

Ele tem processador Intel Core i5 de 10ª geração, que não é a opção de maior desempenho, mas que entrega o suficiente para trabalhos menos extensos. Com placa de video dedicada GeForce MX250, ele roda bem programas de edição. Caso queira dar uma olhada em mais dispositivos com placa de vídeo dedicada, temos uma lista específica de melhores notebooks com placa de vídeo dedicada!

Sua memória RAM é de 8GB e o armazenamento SSD é de 256GB, correspondendo aos requisitos mínimos para rodar programas de edição. Além disso, o Aspire 5 tem tela 15,6 polegadas com resolução Full HD e antirreflexo, favorecendo a nitidez e precisão na hora de editar fotos.

Para quem esse notebook para edição de fotos é indicado?

  • Para quem está começando a se profissionalizar na área de fotografia
  • Para quem quer editar fotos e vídeos e ainda nas horas vagas rodar jogos mais leves
  • Fotógrafos que precisam de um notebook mas querem um preço menos elevado

Acer Aspire 5 A514-54G-586R

Da mesma série que o modelo anterior, esse Aspire se diferencia no processador um pouco mais potente, de 11ª geração, mas ainda com Intel Core i5. Com place de vídeo GeForce MX350, ele também não é um top de linha, mas já é mais potente que o anterior e segue num preço mais "amigável" se comparado com outros aparelhos com configurações mais pesadas.

Ele segue tendo 8GB de memória RAM e 256GB de SSD. Sua tela é um pouco menor, de 14 polegadas, mas continua sendo Full HD e antirreflexiva. O monitor um pouco menor pode ser uma vantagem para quem precisa carregar o notebook de um lugar para outro.

Para quem esse notebook para edição de fotos é indicado?

  • Fotógrafos iniciantes que precisam de um notebook mas não podem gastar tanto
  • Para quem quer editar fotos e vídeos e nas horas vagas rodar jogos mais leves
  • No caso de um profissional que precise de mobilidade, a tela um pouco menor facilita o transporte de um lugar para o outro

Acer Aspire 5 A515-54G-77RU

Ainda na mesma série dos modelos anteriores, o Aspire 5 com final 77RU é mais potente, tendo Intel Core i7 de 10ª geração. Sua placa de vídeo é a GeForce MX250. Ele deve rodar bem programas mais pesados mesmo não sendo um top de linha e segue numa linha de preço mais "acessível".

Com 8GB de RAM e 512GB de SSD, ele roda programas pesados com mais rapidez que os anteriores e tem mais espaço. Também é possível jogar jogos mais leves. A tela de 15,6 polegadas é Full HD, porém, não é antirreflexo, causando mais desgaste nos olhos.

Para quem esse notebook para edição de fotos é indicado?

  • Fotógrafos iniciantes que precisam de um notebook mas não podem gastar tanto
  • Para quem quer editar fotos e vídeos e nas horas vagas rodar jogos mais leves
  • Fotógrafos que precisam de mais espaço de armazenamento e rodar programas que exijam mais do notebook

Acer Nitro 5 AN515-55-51D3

Já um pouco mais caro, mas não muito, o Acer Nitro 5 é um notebook gamer de entrada. Apesar de ainda não ser um modelo top de linha, sua performance é melhor que os intermediários anteriores devido à sua placa de vídeo, uma GeForce GTX 1650 com 4GB de memória de vídeo. Seu processador é Intel Core i5 de 10ª geração.

Com 8GB de memória RAM e 512GB de SSD, esse notebook para edição de fotos tem bastante espaço de armazenamento e um boa velocidade e execução de programas. A tela é Full HD, de 15,6 polegadas, e antirreflexo. Ele também tem teclado retroiluminado, útil para quem precisa trabalhar no escuro de vez em quando.

Para quem esse notebook para edição de fotos é indicado?

  • Fotógrafos que precisam trabalhar no escuro às vezes
  • Para quem quer editar fotos e vídeos e ainda nas horas vagas rodar jogos
  • Profissionais que precisam de mais espaço de armazenamento e rodar programas mais pesados, que não rodam bem nos modelos anteriores

Acer Aspire Nitro 5 AN515-44-R5YZ

Com processador AMD Ryzen 5 e placa de vídeo dedicada GeForce GTX 1650, o Aspire Nitro 5 é um notebook com um ótimo custo-benefício, rodando programas mais pesados e também jogos, para quem quiser curtir nos momentos de lazer. Inclusive, se quiser olhar mais notebooks com placa de vídeo GTX 1650, confira nossa lista dos melhores GTX 1650, com 9 opções de modelos.

Ele não deixa nada a dever no armazenamento, com 512GB de SSD, nem na memória RAM de 16GB, expansível em até 32GB. Perfeito para quem precisa de velocidade, performance e espaço. A tela de 15,6 polegadas é Full HD e antirreflexo, além de ter painel IPS, que fornece maior fidelidade e nitidez de cores, essenciais para a edição. O Aspire Nitro 5 também conta com teclado retroiluminado.

Para quem esse notebook para edição de fotos é indicado?

  • Fotógrafos que precisam de máxima qualidade de imagem na hora de editar
  • Para quem quer editar fotos e vídeos e ainda nas horas de lazer rodar jogos pesados
  • Profissionais que precisam de mais espaço de armazenamento e rodar programas mais pesados

Dell G15 15-5515

Mais um notebook gamer, o Dell G15 15-5515 já é mais caro que os modelos anteriores, mas entrega mais performance. Ele tem placa de vídeo dedicada GeForce RTX 3050, uma das mais potentes do mercado, e processador AMD Ryzen 5 da geração atual. Para mais dispositivos com placa da linha RTX, leia nossa lista de melhores notebooks com RTX 2060!

Além disso, esse notebook oferece bastante espaço com 512GB de SSD unidos à 16GB de memória RAM, garantindo uma boa execução de programas mais pesados e até de jogos. A tela de 15,6 polegadas é Full HD e seu teclado é retroiluminado, favorecendo a qualidade de imagem e ajudando quem prefere ou precisa trabalhar em ambientes pouco iluminados.

Para quem esse notebook para edição de fotos é indicado?

  • Fotógrafos que precisam de alta qualidade de imagem na hora de editar
  • Para quem quer editar fotos e vídeos e ainda jogar nas horas de lazer
  • Profissionais que precisam de mais espaço de armazenamento e rodar programas mais pesados

Macbook Apple Air M1

O Macbook Apple Air M1 estar nessa lista confirma mais uma vez que um notebook para edição de fotos tem que ser poderoso. Segundo o fabricante, o processador M1 apresenta um salto em desempenho e eficiência energética em relação aos processadores Intel.

Sua placa de vídeo integrada é, de acordo com a Apple, a mais rápida do mundo, o que faz toda a diferença na hora de executar programas como o Photoshop ou o InDesign. Vale mencionar aqui que esse MacBook funcionará ainda melhor com aplicativos de edição de fotos desenvolvidos pela própria Apple.

Ele tem 8GB de RAM e 256GB de SSD, estando disponível também na versão com 512GB, para quem precisa de mais espaço e pode gastar um pouco mais. Além disso, o monitor de 13,3 polegadas tem tela de retina de 2560 x 1600 pixels. Ela apresenta uma resolução mais alta do que a Full HD, fornecendo imagens mais nítidas, fator essencial para edição. A tela um pouco menor também favorece a mobilidade.

Para mais modelos como esse, veja nossa lista com os melhores Macbook Air!

Para quem esse notebook para edição de fotos é indicado?

  • Fotógrafos profissionais que precisam da tela de retina para entregar o trabalho mais fiel possível
  • Fotógrafos acostumados a usar os softwares em sua versão para Mac
  • Quem precisa de um notebook portátil e rápido para trabalhar onde quiser

Dell G15-a0700-MM20P

Mais um notebok gamer, o Dell G15-a0700-MM20P conta com placa de vídeo GeForce RTX 3060, uma das mais recentes e poderosas da NVidia. Ela faz com que esse notebook consiga rodar jogos de última geração e, consequentemente, programas de edição mais pesados. Com processador AMD Ryzen 7, esse é um dos computadores mais potentes da lista, tornando-o também um dos mais caros.

Esse notebook para fotógrafos tem 16GB de memória RAM e 512GB de armazenamento SSD, unindo performance e espaço. Sua tela de 15,6 polegadas é Full HD e ele ainda conta com teclado retroiluminado.

Para mais dispositivos com placas de vídeo poderosas, confira nossa lista de notebooks rápidos e potentes!

Para quem esse notebook para edição de fotos é indicado?

  • Fotógrafos profissionais que precisam rodar softwares mais pesados
  • Quem precisa de bastante espaço sem perder na performance e velocidade
  • Para quem precisa ou prefere trabalhar em locais com menos iluminação

Dell Alienware M15 R6

O Dell Alienware M15 R6 é um notebook gamer com processador Inter Core i7 de última geração e placa de vídeo GeForce RTX 3060. Ou seja, é um notebook com alta performance, ótimo para rodar programas de edição mais pesados. Ele abre qualquer software de trabalho e tem configurações que devem demorar a ficar obsoletas. É um investimento, mas vale a pena para quem quer a melhor ferramenta de trabalho.

A memória RAM vem com 16GB expansíveis até 32GB e seu armazenamento é de 512GB, um bom espaço para guardar as suas imagens editadas sem abrir mão da velocidade. A tela desse notebook é de 15,6 polegadas, Full HD tipo WVA com 165Hz, garantindo a qualidade da imagem. Infelizmente seu teclado retroiluminado é no padrão internacional, uma desvantagem para quem tem dificuldade de se adaptar com novos posicionamentos dos comandos das teclas.

Para quem esse notebook para edição de fotos é indicado?

  • Quem tem um orçamento generoso para um aparelho potente que nem tão cedo deve ficar obsoleto
  • Pessoas que querem um notebook para trabalhar e para jogar
  • Para quem quer unir desempenho e velocidade

Dell Alienware M15 R6 com 1TB

Mais um notebook da linha Alienware, esse modelo se destaca pelo seu armazenamento SSD de 1TB de capacidade. Ele une um imenso espaço de armazenamento à velocidade do SSD e ainda tem memória RAM de 16GB. Com um processador Intel Core i7 de última geração e uma das placas de vídeo mais recentes e potentes no mercado, a GeForce RTX 3070, é um computador para edição de fotos poderoso que nem tão cedo ficará obsoleto. O preço é bem salgado, mas o custo-benefício é garantido.

A tela deste notebook para fotógrafos é de 15,6 polegadas, Full HD do tipo WVA, com 165Hz, garantindo uma ótima qualidade de imagem. Seu teclado retroiluminado segue tendo a desvantagem de estar dentro do padrão internacional.

Para ver mais da linha Alienware, confira nossa lista de melhores notebooks Alienware!

Para quem esse notebook para edição de fotos é indicado?

  • Quem tem um orçamento generoso para um aparelho de última geração que deve durar bastante
  • Pessoas que desejam trabalhar com softwares de edição e jogar nas horas vagas
  • Fotógrafos profissionais que precisam de desempenho e velocidade

Macbook Apple Pro M1

Mais um ótimo notebook para Photoshop e outros programas similares, o Macbook Pro M1 conta cm o poderoso processador M1, já mencionado anteriormente. Assim, mesmo com sua placa de vídeo integrada, ele ainda é considerado um notebook para fotógrafos. Além disso, ele conta com softwares exclusivos voltados para quem trabalha com criação, o que inclui edição de imagem.

Sua tela de retina de 13,3 polegadas tem resolução melhor que a Full HD e garante maior fidelidade de cores. O MacBook Pro traz 16GB de RAM e SSD de 512GB, mais um com boa performance e velocidade. Ele tem teclado retroiluminado e pesa apenas 1,2kg, fatores que favorecem seu uso em diferentes ambientes.

Para quem é fã da marca, temos listas especifícas para os produtos Apple, como a de melhores Macbook Pro e a de melhores notebooks Apple!

Para quem esse notebook para edição de fotos é indicado?

  • Quem pode gastar com um notebook de alta performance com foco em trabalhos de criação
  • Fotógrafos que trabalham com softwares mais pesados
  • Profissionais que precisam de desempenho e velocidade

Asus Zephyrus G14

O Asus Zephyrus G14 é um notebook top de linha, de alta performance. Por isso, seu valor corresponde às vantagens que um computador tão potente fornece. Seu processador AMD Ryzen 9 rivaliza com o Intel Core i9, possuindo uma velocidade de processamento extremamente alta. Falando em i9, temos um artigo sobre processadores i9 para tirar suas dúvidas.

A placa de vídeo GeForce RTX 3060 é uma das mais atuais no mercado e, junto com o SSD de 512GB e a memória RAM de 16GB, esse computador para edição de fotos promete um altíssimo desempenho.

Sua tela tem 14 polegadas e é Full HD e antirreflexo, garantindo uma ótima qualidade de imagem. O teclado retroiluminado facilita o trabalho em ambientes com uma menor iluminação.

Para quem esse notebook para edição de fotos é indicado?

  • Para quem deseja trabalhar com um dos dos processadores mais potentes da atualidade
  • Para fotógrafos, a placa RTX 3060 garante a melhor qualidade gráfica
  • Para o profissional que trabalha com programas mais pesados