Notebook preto sobre mesa da mesma cor com câmeras e headsets em volta

Melhor notebook para edição de fotos em 2021: 7 opções para fotógrafos

Confira a nossa lista e conheça os recursos e configurações do melhor notebook para edição de fotos neste ano

Filipe SallesRedator

Publicado e atualizado 7 min. de leitura.

Compartilhe:

Um bom notebook para edição de fotos tem características bem definidas. Uma vez que ele vai ser usado para rodar programas pesados como Photoshop, InDesign e Illustrator, entre outros, uma configuração um pouco mais pesada é uma necessidade.

Um processador moderno (um i5 ou superior que esteja na nona geração em diante), memória RAM de pelo menos 8GB, monitor com resolução no mínimo Full HD (1920 x 1080 pixels), unidade de armazenamento com bastante espaço disponível e uma boa placa de vídeo dedicada são itens indispensáveis em notebook para fotógrafos.

Configurações assim representam um preço mais elevado em relação aos notebooks de entrada, aqueles usados para programas mais leves do dia a dia (como os que você pode conhecer na nossa lista de melhores notebooks de 2021).

Se a sua procura é de um notebook para Photoshop e programas similares, chegou a hora de conhecer as melhores opções de 2021. Vamos nessa?

Leia também: Notebook para designer gráfico: 8 modelos para comprar em 2021

Vale lembrar que um bom monitor faz a diferença na hora de trabalhar com softwares gráficos. Você pode conferir alguns monitores nas listas e vitrines abaixo:

Conheça também nosso canal no Youtube!

Dell G3 G3-3500

Como já alertamos, não espere preços muito baixos quando o assunto é notebook para edição de fotos, mas isso pode ser minimizado com a aposta em um modelo com alto custo-benefício. O Gamer Dell G3 G3-3500 é um caso de preço mais acessível e, mesmo assim, um bom notebook para fotógrafos.

O notebook para Photoshop tem processador Intel Core i5 10300H (de 10ª geração), armazenamento SSD de 256GB e memória RAM de 8GB. O display é Full HD (1920 x 1080 pixels), de 15,6 polegadas, e placa de vídeo é a GeForce GTX 1650, da NVIDIA.

São configurações muito boas, mas não top de linha, o que faz com que o preço final seja um pouco mais acessível. Ainda que bastante custosas atualmente, como mostramos nesse guia sobre o quanto custa um notebook.

Para quem o modelo é mais indicado?

  • Entusiastas de fotografia buscando se profissionalizar
  • Fãs ou profissionais que querem um notebook para edição de fotos, mas também para se divertir com jogos
  • Quem não precisa de uma máquina potente para levar a qualquer lugar

Acer Nitro 5 AN515-55-59MT

Se o seu bolso permitir, vale a pena investir um pouco mais no seu novo notebook para edição de fotos para que ele tenha um pouco mais de memória RAM. Esse Acer Aspire Nitro 5 oferece 16GB, uma boa vantagem em relação ao modelo anterior sem que o preço seja muito mais alto.

No restante, as configurações desse notebook para Photoshop são bastante parecidas: processador Intel Core i5 10300H (10ª geração), armazenamento de 512GB SSD — que fará com que leve mais tempo para precisar de um HD externo para guardar seus trabalhos —, monitor de 15,6 polegadas com resolução Full HD (1920 x 1080 pixels) e placa de vídeo NVIDIA GeForce GTX 1650Ti. A placa é de uma opção um pouco mais potente que a placa do modelo anterior.

É importante ressaltar que a presença da placa de vídeo dedicada é fundamental em um notebook para fotógrafos. Então, que tal ver também a nossa lista com o melhor notebook com placa de vídeo dedicada em 2021?

Para quem o modelo é mias indicado?

  • Profissionais que precisam de mais espaço no notebook, sem abrir mão da velocidade de um SSD
  • Profissionais que também gostam de jogar no PC, o tornando uma máquina tanto para o trabalho quanto para a diversão
  • Quem costuma trabalhar com muitas janelas de programas e abas de navegador abertas simultaneamente

Asus VivoBook 15 K513EP-EJ229T

O processador é como se fosse o motor do notebook para edição de fotos (ou para qualquer outro computador). Quanto mais potente, mais veloz será o processamento. Assim, ter um Intel Core i7, mais rápido que um i5 que equipa os modelos anteriores, é uma boa pedida em um notebook para fotógrafos.

Esse Asus VivoBook 15 tem justamente o Intel Core i7 1165G7, um processador de 11ª geração, a mais atual da Intel em 2021. O chip, aliado a 16GB de RAM, 512GB de SSD e placa de vídeo GeForce MX330, garante um desempenho bastante robusto para um notebook para Photoshop. Por outro lado, a placa de vídeo não permite rodar tantos jogos quanto os modelos gamers mostrados antes.

Mais uma dica! Se você busca um bom notebook para trabalho gráfico, pode também dar uma olhada no nosso artigo “Notebook para AutoCAD: como escolher?” e receber mais informações.

Para quem o modelo é mais indicado?

  • Profissionais que precisam de uma máquina rápida para trabalhar em qualquer lugar
  • Quem precisa de um bom armazenamento para guardar trabalhos sem se preocupar em comprar um HD externo de emergência
  • Profissionais que querem um notebook para edição de fotos exclusivo para o trabalho, já que sua placa de vídeo não comporta muitos jogos em alta qualidade gráfica

Acer Swift 5 SF514-54GT-56SL

Não é nada incomum que o fotógrafo tenha que levar o notebook para um evento ou para uma outra qualquer locação. Por isso, ter um notebook para edição de fotos com excelente portabilidade é uma grande vantagem.

O Acer Swift 5 é um ótimo exemplo. Ao mesmo tempo em que o notebook para edição de fotos tem altura de apenas 1,49cm e pesa menos de 1kg, ele conta com uma placa de vídeo dedicada (GeForce MX350 da NVIDIA), aumentando significativamente o desempenho gráfico.

As demais configurações do notebook para Photoshop também são bem bacanas: processador Intel Core i5 1035G1, 8GB de RAM, 512GB de armazenamento SSD e monitor Full HD de 14 polegadas. O monitor é um pouco menor do que o dos demais integrantes dessa lista, mas proporciona um dispositivo mais fácil de ser carregado para onde o fotógrafo precisar.

Dica: para mais opções de notebooks nesse formato, não deixe de conferir nossa lista com os melhores notebooks pequenos, finos e leves!

Para quem o modelo é indicado?

  • Profissionais que não podem carregar computadores pesados e precisam de uma solução portátil
  • Fotógrafos que, mesmo em uma solução portátil, precisam de um bom armazenamento para evitar gastar com HDs externos
  • Quem quer um notebook portátil exclusivamente para trabalho, já que a placa de vídeo não suporta jogos muito exigentes

Lenovo Legion 5i 82CF0002BR

O notebook para edição de fotos exige bastante do processador, e isso gera calor. O problema é que o chip não consegue funcionar em sua máxima capacidade por muito tempo se estiver muito quente. O Legion 5i é um notebook para fotógrafos com um recurso bem interessante para enfrentar esse problema.

Esse notebook para Photoshop e para outros programas gráficos tem o processador i7 10750H, de 10ª geração e com foco em desempenho, auxiliado pelo sistema de refrigeração Coldfront, que funciona com ventiladores e tubos de cobre revestidos com polímero de cristal líquido, minimizando o calor de forma significativa.

Além disso, a memória RAM é de 16GB, o armazenamento é SSD de 512GB e a placa de vídeo é a NVIDiA GeForce RTX 2060, configurações que ajudam a garantir ao Legion 5i 82CF0002BR um lugar aqui na lista de melhor notebook para fotógrafos e também entre os melhores notebooks rápidos e potentes de 2021.

Para quem o modelo é mais indicado?

  • Profissionais que usam as ferramentas mais robustas e precisam de um computador potente
  • Quem utiliza técnicas avançadas de edição de fotos e precisam renderizar seus trabalhos com velocidade
  • Profissionais que também são fãs de jogos, já que a placa gráfica RTX 2060 é compatível com as tecnologias mais recentes na área, como o Ray Tracing e o DLSS 2.0

Notebook Gamer Asus ROG Strix G512LV-AZ139T

Note que o notebook para edição de fotos guarda muitas semelhanças com um notebook gamer por precisar de uma configuração mais pesada. Nesse sentido, investir em um dispositivo como esse modelo do Asus ROG Strix é bom negócio para o fotógrafo se o orçamento estiver mais folgado.

A lógica é simples, se o notebook é bom para games, é um notebook para Photoshop perfeito também. Esse modelo da Asus tem processador Intel Core i7 10750H, 16GB de RAM, armazenamento de 512GB SSD e placa de vídeo GeForce RTX 2060. Ideal para games e para fotos.

Quer conhecer outros modelos com características similares? Não deixe de ver também a lista desenvolvida pelos nossos especialistas com os melhores notebooks gamer custo-benefício para comprar em 2021.

Para quem o modelo é indicado?

  • Profissionais que usam softwares profissionais para edição de fotos e precisam de performance
  • Fotógrafos que possuem um alto volume de trabalho e precisam ter conforto para deixar muitas abas abertas em navegadores e também no Photoshop
  • Profissionais que também gostam de jogar e querem um computador potente para diversão e atividade profissional
  • Quem possui orçamento alto para investir em uma máquina potente

Macbook Apple Air M1

Bom, nesse ponto da nossa lista de melhor notebook para edição de fotos você já sabe que um computador poderoso é perfeito para essa finalidade. Então que tal apostar no Macbook Apple Air M1, um dispositivo que supera notebook mais poderoso da Apple em testes, como já mostramos aqui.

De acordo com a Apple, o processador M1 representa um grande salto em desempenho e eficiência energética em relação aos modelos anteriores com chips Intel. Além disso, o processador da Apple, ainda segundo a própria fabricante, tem a placa de vídeo integrada mais rápida do mundo, o que é importante em um notebook para Photoshop.

Outra boa vantagem é o monitor de 13,3 polegadas, com resolução Retina de 2560 x 1600 pixels, mais alta do que a Full HD de 1920×1080 pixels, o que significa uma imagem ainda mais clara. Quer saber mais sobre esse modelo? Então dá uma olhada no review completo que fizemos do MacBook Air M1!

A memória RAM é de 8GB e o armazenamento é SSD de 256GB, mas você também pode desembolsar um pouco mais e comprar a versão do Macbook Apple Air M1 com SSD de 512GB.

Para quem o modelo é indicado?

  • Profissionais que precisam da tela Retina para entregar o trabalho mais fiel possível
  • Fotógrafos já acostumados a usar os softwares em sua versão para Mac
  • Quem precisa de um notebook portátil e rápido para trabalhar onde quiser

Leia também: