Mulher olhando para Notebook Philco PNB14

Notebook Philco PNB14 vale a pena? Prós e contras do novo notebook

O Notebook Philco PNB14 é um modelo destinado para os usuários que estudam ou trabalham de casa

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 3 min. de leitura.

Compartilhe:

O notebook Philco PNB14 foi anunciado para o Brasil no dia 14 de dezembro e é a mais nova aposta da fabricante. A empresa se aproveita do crescimento constante do home office e do EAD para lançar um modelo que atende exatamente essas necessidades.

Com a propaganda de “Notebooks para quem faz”, a fabricante traz um modelo com especificações modestas, mas que são suficientes para o cotidiano. Todavia, essa linha de laptops econômicos possui um valor elevado demais para uma configuração destinada ao básico. Confira logo abaixo nossa análise de ficha técnica do notebook Philco PNB14.

Precisando de um notebook? Veja nossa lista com os melhores notebooks de 2021!

Design e conforto

O notebook é equipado com uma tela IPS Full HD de 14,1 polegadas e webcam integrada de 0.3 megapixels. A qualidade da tela se destaca mais que a câmera, mas o conjunto funciona bem quando o objetivo é participar efetivamente de videoconferências e aulas online.

Porém, vale ressaltar que seus alto-falantes alcançam apenas 1W de potência. Por isso, recomendamos o uso de caixas de som ou fone de ouvidos.

A imagem apresenta uma mulher de camisa vermelha e calça jeans sentada diretamente no chão, enquanto usa o notebook Philco em seu colo.
O notebook Philco possui um design estiloso e sua estrutura é leve, sendo fácil carregá-lo para qualquer lugar (Fonte: Divulgação/Philco)

Além disso, sua estrutura externa, de cor chumbo, facilita a mobilidade. Com apenas 1,30kg, o notebook Philco PNB14 aparenta ser extremamente leve. Ainda falando sobre conforto, seu teclado ABNT2 é destacado pela fabricante por ter teclas macias e espaçadas. Porém, ele não possui teclado numérico, o que pode ser um grande desconforto até o usuário se acostumar.

Mesmo com certas implicações, uma tela boa realmente se destaca num computador. Aproveite e confira nossas sugestões de notebooks Full HD em 2021!

Conectividade

Sobre sua conectividade, o notebook Philco PNB14 é equipado com duas entradas USB 3.0, uma entrada mini HDMI, uma entrada auxiliar P2 e leitor para cartão Micro SD. De acréscimo, a máquina também apresenta a possibilidade de conexão com outros aparelhos via Bluetooth e Wi-Fi.

Desempenho

Uma mulher de calça jeans, sentada no sofá, enquanto realiza uma compra online com o notebook Philco que está em seu colo.
O desempenho do notebook Philco PNB14 não é dos melhores, mas ainda é suficiente para tarefas básicas, como assistir séries ou fazer compras online (Fonte: Divulgação/Philco)

Essa é a categoria a qual o novo modelo da Philco mais peca. Mesmo que o notebook funcione para o básico, suas configurações de desempenho são antiquadas e tornam a máquina defasada já em seu lançamento.

O produto vem com um processador Intel Celeron N3350, anunciado em meados de 2016. Com apenas dois núcleos e duas threads, além de uma frequência baixíssima, de 2,40GHz, apenas esse chip elimina qualquer possibilidade de chamar o notebook de intermediário. Infelizmente, ele é completamente básico.

Sua memória RAM DDR3 tem apenas 4GB, o que realmente limita as ações do usuário a apenas atividades cotidianas. Vale considerar que até mesmo notebooks básicos usam memórias DDR4, mais otimizadas e rápidas. Seu armazenamento SSD tem 128GB de capacidade, e é possível expandi-lo para 1TB, o que é um ponto positivo.

Mas as limitações não param por aí. A Philco escolheu um hardware defasado para seu novo produto, e isso afeta diretamente o sistema operacional. Um processador antigo como o Intel Celeron simplesmente não é suportado pelo Windows 11. Ou seja, o usuário deve se contentar com o Windows 10.

Se esse produto está soando interessante, mas não é exatamente o que deseja, temos outras opções de notebooks parecidos. Confira, por exemplo, nossa análise do Samsung Chromebook Go.

Bateria

A bateria do notebook Philco PNB14 também não é tão especial, mas também não é nada ruim. Ela cumpre perfeitamente sua função de uso para estudos, trabalho ou navegação pelas redes sociais. A bateria é de 5000mAh, ou 37Wh, e de acordo com a fabricante, tem autonomia por cerca de cinco horas.

Baterias desse tipo são comuns em modelos mais básicos ou intermediários, que são conhecidos por terem um bom custo-benefício. Confira também nossa lista de melhores notebooks baratos em 2021.

Preço do notebook Philco PNB14 no Brasil

A fabricante buscou um hardware um tanto desatualizado, com a ideia de auxiliar os brasileiros sofrendo com os altos valores de notebooks no país. Mas infelizmente, o tiro saiu pela culatra.

Em dezembro de 2021, o produto foi lançado por R$ 2.699,90. Comparando com outros notebooks mais atualizados no mercado, realmente é um valor baixo. Porém, um tanto caro para suas próprias especificações.

Se chegou aqui procurando notebooks nessa faixa de preço, veja nossas recomendações de melhores notebooks de até R$ 3.000,00!