Zoom indica em Notebook

Notebooks conversíveis: os notebooks com tablet

Veja como o notebook conversível pode ser uma máquina moderna e bem útil para suas tarefas.

Notebook conversível
por Felipe Brito - Especialista em Tecnologia.

Está na dúvida entre comprar um notebook ou um tablet? E se você puder contar com a tecnologia dos notebooks e com a facilidade dos tablets em um único aparelho? O notebook conversível permite que você utilize as duas plataformas para realizar suas atividades do dia a dia, como trabalhar, estudar, acessar a internet, jogar, entre outros.

Preços de notebooks conversíveis

Para você entender melhor como é o design do notebook e tablet em um só produto, há dois termos usados no mundo da Informática: o notebook híbrido é o modelo em que a tela pode ser removida da base, virando um outro produto, no caso um único tablet. Já os notebooks conversíveis contam com uma tela que pode dobrar ou girar, transformando a máquina em algo mais semelhante a um tablet.

O notebook conversível explora algumas possibilidades, como a tela sensível ao toque (são modelos de notebook touchscreen), mas também a facilidade do uso do teclado. Essa versatilidade, de usar a tela touchscreen ou o teclado físico, é possível porque essas máquinas são notebooks Windows 8. Ou seja: contam com um sistema operacional que permite os dois tipos de operação.

Tenha portabilidade com um notebook conversível

Para quem está de olho na mobilidade, pode encontrar nessas máquinas uma opção bem interessante. É verdade que o notebook conversível não é tão leve como um tablet, mas em relação ao notebook tradicional ele é mais leve. Quando a tela pode ser destacada, para você ter um tablet em mãos (no caso do notebook híbrido), aí mesmo que a portabilidade torna-se ainda mais fácil.

Outra funcionalidade que está presente em alguns modelos de notebook conversível é o uso de canetas. Com a caneta, você pode escrever, usar alguns programas e aplicativos. Pode ser ideal para quem trabalha com desenhos gráficos ou simplesmente desenha por hobby.

Notebook conversível: qual modelo comprar?

Na hora de escolher seu notebook conversível, você precisa primeiro definir suas necessidades. Se você usa aplicativos ou programas mais pesados, que necessitam de mais potência, o interessante é escolher um produto com processador e memória mais potentes.

Se esse não for o caso, e sua necessidade é por um notebookpara acessar a internet e o uso das redes sociais, um notebook conversível com configuração mais básica pode ser o produto ideal para você.

O notebook conversível apresenta grande versatilidade, seja para o lado profissional, como fazer apresentações para um cliente sem precisar estar no escritório ou em uma sala com projetor, por exemplo, ou para se divertir com aplicativos e navegar na internet.

Na hora da compra, você ainda pode investir em um Ultrabook, um tipo de notebook conhecido por ser mais fino e com bom poder de processamento. No mercado, há opções de Ultrabooks conversíveis, ideal para quem quer modernidade, boa configuração e, claro, a possibilidade de ter um notebook com tablet.

Mas, um Ultrabook conversível substitui o tablet?

Assim como acontece no notebook conversível, um Ultrabook conversível tem um design que permite que a máquina se transforme em um tablet. Esses equipamentos híbridos podem possuir duas telas (uma tradicional e outra no lado inverso); uma tela só (que pode ser giratória); ou apresentar uma tela destacável, virando literalmente um tablet. No entanto, não podemos confundir o tipo de uso de cada produto, já que um Ultrabook conversível e um tablet contam com configurações diferentes e são indicados para usos específicos.

Se você busca uma máquina com configuração mais robusta, o Ultrabook conversível vence o tablet. Eles têm bom poder de processamento: alguns, por exemplo, contam com o processador Intel Core i7. Mais um diferencial fica por conta do armazenamento em SSD, conhecido por armazenar com mais segurança, além de ser mais veloz. Com isso, esse tipo de notebook é indicado para tarefas que necessitam de um maior desempenho.

O notebook conversível, porém, não chega a ser "somente" um tablet. O tablet é conhecido pelo foco em aplicativos e também pelo sistema operacional. A maioria dos modelos é de tablet Android, mas também há os iPads (com sistema iOS) e modelos com sistema Windows.

O modo tablet de um notebook conversível não respeita esse detalhe. Você não terá dois aparelhos completamente diferentes, mas sim o notebook e o tablet com um mesmo sistema.

Apesar de um tablet poder ser usado até no trabalho, não há dúvidas que, para quem busca uma máquina mais robusta, a melhor opção é um notebook conversível.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em notebook