Zoom indica em Notebook

Posso deixar o meu notebook ligado direto?

Não precisa ter dúvidas sobre a vida útil da bateria do notebook.

por Felipe Brito - Especialista em Tecnologia.

Com os notebooks, é cada vez mais comum vermos situações em que estes aparelhos são os únicos computadores de uma casa. Por esta razão, eles passam a ser usados com maior frequência direto na tomada, principalmente para realizar algumas tarefas como fazer downloads longos ou escanear o HD em busca de vírus ou erros. Contudo, isso pode prejudicar a bateria do notebook?

Se essa pergunta fosse feita tempos atrás a resposta seria: sim! Isso acontecia pois as baterias de lítio (e outros formatos), mais antigas nos notebooks, possuíam uma irregularidade, chamada de "memória de consumo". Isso fazia com que fosse necessário manter a bateria sempre em gasto, isto é, de carregada para completamente sem energia, pois se a mesma ficasse sob energização constante, ela iria perdendo potência com o passar do tempo.

Supostamente, as baterias mais modernas, feitas de lítio ionizado, não parecem sofrer deste defeito. Mesmo quando ligada constantemente na tomada, a duração da bateria não deve se alterar tanto, lembrando que a média de vida destes produtos é de dois anos. Ainda assim, um grupo pequeno de pessoas acredita que é melhor deixar sempre o notebook descarregar um pouco, e que eles notaram um pequeno aumento na vida útil destas baterias ao cultivarem esta prática.

Quanta energia gasta um carregador de notebook?

Isso depende muito do modelo. Por hora, vale dizer uma coisa: carregadores plugados na tomada sem conexão ao notebook quase não gastam energia (0,05w a hora). Apesar disso, existe um forte discurso contra esta prática, na medida em que ela representa realmente algum desperdício de energia.

Compare preços de Ultrabooks

Com o notebook plugado, o gasto também não costuma ser grande. Em média, ele é bem menor do que o gasto de um PC com configuração semelhante. É muito difícil dizer um número certo, já que isto vai variar de acordo com o modelo da bateria do notebook.

É claro que um notebook com bateria de longa duração faz toda a diferença no dia a dia. Assim você nem precisa se preocupar em colocar o notebook para carregar com frequência. Uma dica interessante, então, é investir em um Ultrabook. Além dos Ultrabooks serem conhecidos pela boa configuração, ainda conseguem ficar um bom tempo longe da tomada.

Se você vai comprar um notebook, esses modelos mais novos contam com uma bateria mais resistente. Sendo assim, você não terá problemas em deixá-lo ligado de forma permanente, e pode usar sem medo de danificar a bateria.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em notebook