Entenda antes de comprar em Notebook

Qual a diferença entre netbook e notebook?

Saiba mais sobre os notebooks e os netbooks e escolha o modelo ideal para você.

Netbook ou notebook
por Felipe Brito - Especialista em Tecnologia.

Não há dúvidas de que um notebook é uma ótima escolha para quem precisa de uma máquina portátil no dia a dia. Com ele você pode acessar a internet, armazenar suas fotos e músicas, editar fotos e até jogar games pesados, dependendo da configuração.

Netbook ou notebook? Veja preços

E com tantos modelos no segmento de Informática, fica até difícil saber se é realmente um notebook a máquina que você precisa para suas tarefas. Sim, porque há o tradicional PC, ideal para sua casa ou escritório, os tablets, que são ótimas opções pela portabilidade, e também os netbooks, que quando surgiram chamaram a atenção por serem mais baratos do que os notebooks e pela boa duração da bateria.

Com o passar do tempo, os netbooks foram perdendo espaço, enquanto novos modelos de tablets iam surgindo. Além disso, os notebooks continuaram a se destacar no mercado, principalmente com o avanço dos Ultrabooks: máquinas leves, com boa duração da bateria e, diferente dos netbooks, com uma configuração mais robusta.

A realidade é que os produtos são muitos, e é interessante ficar por dentro de cada um para fazer a melhor escolha na hora da compra. Sendo assim, entenda a diferença entre netbook e notebook e saiba qual a máquina portátil ideal para realizar suas tarefas:

 

 

Notebook

Netbook

Peso

Desempenho

Gráficos

Bateria

Netbooks são leves e facilitam a portabilidade

Notebooks são mais pesados que netbooks na maioria dos casos. Existem situações limites como quando você compara o maior netbook como menor notebook, por exemplo.

Mas, levando-se em consideração a média dos equipamentos, notebooks tendem a pesar mais na mochila! Vale lembrar que isso não é um elemento comparativo, caso você busque uma solução para ter dentro de casa. Neste caso, o peso deixa de ser um elemento diferenciado.

Precisa de maior desempenho? Escolha um notebook

A escolha, nesse caso, recairia sobre o notebook. Em comparação à maioria dos netbooks, os notes conseguem realizar mais tarefas simultâneas, ou seja, são naturalmente multitarefa.

Com eles, você pode abrir vários programas ou aplicativos juntos, sem travar o equipamento e também pode achar bons notebooks para jogos. Já nos netbooks você consegue alternar, no máximo, dois programas abertos, sem que o desempenho fique prejudicado.

Em potência gráfica, o notebook também sai na frente

Quem está em busca de um computador portátil para executar tarefas rotineiras, como acessar a internet para navegação simples e editar textos, com certeza ficará muito satisfeito com um netbook, que dará conta do recado. Ainda mais se você optar por trabalhar "na nuvem", ou seja, utilizando serviços online como o Google Docs (armazenamento e edição de arquivos na internet) e DropBox (armazenamento na internet). Existe também a opção de utilizar um HD externo para obter mais espaço para salvar seus arquivos.

No entanto, se você precisa de uma máquina mais robusta para realizar trabalhos mais pesados, como edição de vídeos, não há dúvidas de que o notebook é a melhor opção. Nesse caso, escolha notebooks com uma configuração mais potente, com boa placa de vídeo e bom processador, por exemplo.

Netbooks têm bateria de boa duração

Por ter menos recursos e não contar com players de DVD ou Blu-Ray, a bateria dos netbook rende sempre um pouquinho mais. Então, fica a dica: se você procura autonomia para, por exemplo, fazer suas anotações durante as aulas da faculdade sem se preocupar com tomadas próximas, um netbook é uma boa escolha.

Porém, se você está à procura de uma máquina mais moderna, vale a pena ficar de olho nos Ultrabooks, modelos que são conhecidos, além da boa configuração, por serem notebooks com boa duração de bateria.

Então qual escolher: notebook ou netbook?

Agora que você já sabe a diferença entre netbook e notebook, a dica é fazer uma avaliação bem prática das suas reais necessidades. Qual a finalidade dessas máquinas no seu dia a dia? Se é para uso pessoal, o que mais você costuma fazer quando está no computador?

Se você gosta apenas de usar a internet e programas básicos, como Word, Excel etc, o netbook faz bem o seu papel com total leveza e portabilidade. Já, se você precisa de uma máquina que realmente substitua um desktop, deve optar pelo notebook, principalmente pelo ganho em processamento que você vai ter. Um notebook trabalha bem tanto para quem gosta de desempenho quanto para quem prefere tarefas mais básicas.

Outro ponto a ser destacado é este: se para você o tamanho da tela é indiferente, não há razão para querer um portátil com tela grande. Mas se precisa de uma tela maior, esqueça o netbook.

E lembre-se: os netbooks hoje são minoria, e você quase não encontra mais esse tipo de máquina no mercado. Se você quer portabilidade e uma configuração mais básica, um tablet pode dar conta do recado. E os Ultrabooks destacam-se por serem notebooks leves, finos e com configuração na medida certa para quem busca bom desempenho.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em notebook