Entenda antes de comprar em Notebook

Qual melhor sistema operacional para seu notebook?

Windows, Mac OS, Linux... descubra qual sistema operacional para notebook é o ideal para você.

Sistema operacional para notebook
por Felipe Brito - Especialista em Tecnologia.

Quando você vai comprar um notebook, um dos elementos mais importantes diz respeito ao seu sistema operacional. Ele é o ambiente central de interação entre você e o computador, onde todos os seus aplicativos irão rodar e ser armazenados.

Notebooks com Windows para você

Os sistemas operacionais possuem diferentes versões, com várias particularidades, que influenciam diretamente no preço e podem ajudá-lo a realizar suas tarefas do dia a dia com facilidade.

Existem três tipos mais famosos de sistemas operacionais: Windows, Mac OS e Linux. O Windows e Linux rodam em notebooks comuns, enquanto que o Mac OS só roda nos notebooks da Apple.

Confira nossas informações e descubra o sistema operacional ideal para você:

Para quem gosta de inovação, escolha um notebook com Mac OS

Com design moderno, um Macbook, com o seu sistema operacional Mac OS, é indicado para quem curte inovação, facilidade de uso e possui outros produtos da Apple, o que vai garantir uma integração entre os aparelhos.

  • Vantagens: é um sistema bem resistente a vírus, intuitivo e uma boa escolha para profissionais de design e vídeo.
  • Desvantagens: não tem o mesmo suporte pleno a jogos como o notebook Windows.

Notebook Linux pode economizar no preço final do produto

Em relação aos outros sistemas operacionais, um notebook Linux é mais simples e, por ser um software gratuito, pode ajudar a reduzir o preço do notebook.

  • Vantagens: se você se dá bem com informática, dá para personalizá-lo infinitamente. Também é mais seguro contra vírus.
  • Desvantagens: é o sistema menos conhecido pela maioria das pessoas, ou seja, você pode ter dificuldade para usá-lo num primeiro momento.

Notebook Windows: tradição e compatibilidade com jogos

Um notebook Windows está presente na maior parte dos modelos. O notebook que conta com esse sistema operacional permite a compatibilidade, por exemplo, com inúmeros jogos.

  • Vantagens: assim como jogos, o notebook Windows é também compatível com grande número de programas.
  • Desvantagens: algumas versões são muito limitadas, como o Windows 7 Starter. É o mais vulnerável a vírus.

Conheça as diferentes versões do Windows 7

Se você optar por um notebook Windows 7, vale lembrar que há muitas versões disponíveis. Sendo assim, conheça melhor cada uma e escolha a ideal, de acordo com as tarefas que você realiza no dia a dia.

Windows 7 Starter: essa versão é indicada para simples tarefas. Leve, foi bastante usado nos netbooks e notebooks com uma configuração mais básica. Por isso não é indicado para atividades que precisam de um desempenho maior, como edição de fotos, por exemplo.

Windows 7 Home Basic: também é uma versão indicada para tarefas básicas. Sua interface é mais sofisticada do que a versão Starter, mas, ainda assim, é um sistema simples. Para conteúdo multimídia e atividades que exigem uma melhor performance, o seu suporte é ainda limitado.

Windows 7 Home Premium: com essa versão, você já pode usá-la no notebook para tarefas avançadas e conteúdo multimídia. É um sistema que oferece pleno suporte aos efeitos gráficos de jogos e aplicativos, mas, em contrapartida, não vem com opções avançadas de segurança e backup (resgate de dados) do computador.

Windows 7 Professional: é indicado para uso empresarial (tarefas e programas de escritório). Tem como vantagem a facilidade na hora de configurar impressoras, projetores e redes. Contudo, com essas vantagens, é um sistema que provavelmente vai encarecer o custo final do notebook, isso se você comparar com as versões mais básicas, claro.

Windows 7 Ultimate: ideal para uso profissional (programas mais pesados para trabalhar com vídeo, imagem, dados etc). Tem como diferencial a capacidade de consolidar todos os upgrades do Windows 7, e ainda é repleto de recursos avançados, mas que podem não ser tão necessários para quem não precisa de tantos recursos.

Assim como o Windows 7 Professional, essa versão pode encarecer o produto. Apesar de não serem as versões mais atuais do Windows, quando comparados com versões Windows 7 mais básicas, saem na frente.

Windows 8: o mais recente sistema operacional da Microsoft

Apesar de o Windows 7 ainda estar disponível, a maioria dos modelos atualmente são de notebooks Windows 8, ou seja, notebooks que contam com o mais recente sistema operacional da Microsoft.

De um jeito bem moderno, você pode usar esse sistema operacional para notebook tanto do jeito tradicional quanto por toques, como acontece nos notebooks touchscreen.

Outro diferencial de notebooks com o sistema operacional Windows 8 é o fato da sua interface ser bem organizada, facilitando na hora de realizar as tarefas. Esse sistema operacional para notebook ainda oferece alguns aplicativos, como o app de e-mail que organiza a sua caixa de entrada.

Por ser o sistema operacional mais atual do Windows, é natural que os notebooks com Windows 8 apresentem um custo final maior. No entanto, para quem deseja um sistema operacional bem moderno, vale o investimento.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em notebook