Entenda antes de comprar em Notebook

Chromebook e Ultrabook: entenda as diferenças

Eles são finos e não pesam muito, mas têm muitas diferenças.

por Felipe Brito - Especialista em Tecnologia.

Mesmo com tablets e smartphones com cada vez mais tecnologia, um computador com teclado e mouse físicos pode fazer falta, principalmente na hora de armazenar os seus arquivos.

Mas a praticidade de poder levar um aparelho como um celular para todos os lugares, sem fazer muito volume nem pesar, é realmente tentadora. Pensando nesse dilema é que foi desenvolvido o Ultrabook, que tem como principal característica ser um notebook leve e fino. Depois, foram lançados modelos de Chromebook, também desenvolvidos para facilitar a mobilidade dos usuários.

Então qual a diferença entre Ultrabook e Chromebook?

Não é difícil entender o que diferencia esses tipos de notebook. Podemos até dizer que as únicas semelhanças entre eles são a praticidade na hora de levar o computador para cima e para baixo, e a bateria com boa duração.

Chromebook ou Ultrabook?

Isso porque o Ultrabook é uma máquina mais potente, equipada com processador Intel Core, geralmente com pelo menos 4GB de RAM e 500GB de armazenamento. Ele também costuma vir com um SSD, que é um tipo de HD mais rápido e resistente, o que dá mais agilidade na hora de ligar o computador ou fazer ele voltar da hibernação.

Em contrapartida, o Chromebook tem em média 2GB de RAM e não costuma ter HD, só SSD e com baixa capacidade (16GB). O processador de um Chromebook também é menos potente que o de um Ultrabook.

Depois dessa comparação você deve estar achando que é muito melhor comprar um Ultrabook. Mas além do Chromebook ser mais barato, sua configuração é justificada pelo fato dele ser um computador para realizar suas tarefas online e guardar seus arquivos na nuvem.

Essa é a proposta do sistema operacional Chrome OS, do Google. Assim, você pode integrar suas contas do Gmail, Youtube e Google Drive, por exemplo, e fazer tudo pela internet, até editar seus arquivos de texto. Por ser quase tudo feito online, o Chromebook fica ainda mais veloz. Mas, claro, se você não está sempre conectado, ele não é uma boa opção.

Quem não quer depender da internet para ter acesso aos seus arquivos e programas pode se dar melhor com um Ultrabook. A maioria dos modelos são notebooks com Windows 8. Alguns têm até placa de vídeo dedicada, ideal para tarefas pesadas e gráficos mais elaborados; mas quanto melhor a configuração, maior o preço.

Mas qual é o melhor, Ultrabook ou Chromebook?

Tudo vai depender do que você espera fazer com o seu computador. Por exemplo, se você precisa de um notebook para o dia a dia, mais básico, mas que seja ágil, e não se importa de ter todas as suas atividades concentradas na internet, um Chromebook pode ser a melhor escolha.

Mas se o que você quer é um notebook potente, e que também dê para acessar seus arquivos e programas off-line, pode apostar em um Ultrabook sem medo.

Agora ficou mais fácil saber qual comprar, não é? Continue navegando pelo Zoom e escolha o melhor modelo de Ultrabook ou Chromebook para você. E não deixe de comparar os preços!

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em notebook