Review | Samsung Book X40

Redação - Zoom
O Book X40 é um notebook muito caro para ter tela somente HD e não ser equipado com SSD. Vale mais a pena investir em um modelo que já venha com o armazenamento rápido instalado de fábrica.
Prós
- Design elegante
- Processador de 10ª geração
- Placa de vídeo dedicada MX110
Contras
- Não tem SSD
- Tela com resolução HD e painel TN
- Custo-benefício ruim
Nosso especialista destaca
Veja os detalhes sobre o notebook da Samsung
O Book X40 é um notebook da Samsung recomendado para trabalhar com programas de design, como o pacote Adobe, e para jogar games leves. O laptop é um modelo intermediário, mas não tem bom custo-benefício. Ele perde pontos por não ter SSD e pela tela HD com painel TN, que deixa as imagens com cores lavadas. Mesmo com os pontos negativos, o custo é o mesmo de aparelhos com SSD instalado de fábrica e com placa de vídeo mais potonte, como Acer Aspire 5 (A515-54G-53GP).
Design e construção
O visual do Book X40 preza pelo minimalismo com linhas mais quadradas. A construção é toda em plástico que imita metal e pode ser encontrada nas cores prata ou branca. Na conectividade, o laptop tem duas entradas USB tipo A (uma 3.1 e outra 2.1), uma USB tipo C, porta HDMI, interface RJ-45 para cabo de rede, leitor de cartão micro SD e plug combo P3 para fone de ouvido e microfone. Os aparelhos da linha Book têm portas de acesso fácil às memórias RAM e ao armazenamento em HDD, o que facilita na hora de mudar ou fazer atualização nos componentes da máquina. Para colocar um SSD, no entanto, é preciso abrir a tampa por completo para instalar no slot M.2 da placa-mãe. Se você abrir o notebook para fazer isso, vai perder a garantia oferecida pela Samsung.
Tela
A tela do Book X40 é um dos principais contras no aparelho. A resolução é apenas HD e o painel usa tecnologia TN, que exibe imagens com cores lavadas e tem pouco ângulo de visão. Se você procura um notebook para assistir a vídeos, essa não é a melhor opção.
Desempenho
O processador Intel Core i5 10210U de 10ª geração em conjunto com a placa de vídeo GeForce MX110 é mais que suficiente para usar programas leves de estudo e trabalho, como editores de texto e navegadores de Internet, sem que o notebook trave. Além disso, o notebook aguenta jogos leves, como League of Legends (LoL), Counter Strike: Global Offensive (CS:GO) e Genshin Impact.
Bateria
A Samsung não informa a capacidade exata da bateria do Book X40 no site oficial, mas usuários que já têm o notebook informam em fóruns e vídeos que a autonomia varia entre quatro e cinco horas em uso moderado.
Custo-benefício
O Samsung Book X40 não é um notebook barato, mas não conta com componentes importantes, como o SSD e uma tela de boa qualidade. Pelo mesmo preço de R$ 3.500 o Acer Aspire 5 (A515-54G-53GP) oferece um SSD e uma placa de vídeo mais poderosa.
