Review | Notebook Conversível Lenovo Yoga 500 Intel Core i3 7100U 7ª Geração 4GB de RAM HD 500 GB 14" Touchscreen Window

Redação - Zoom
A Lenovo trouxe um belo design em alumínio e um formato 2 em 1 para um dos seus notebooks mais básicos, o Lenovo Yoga 520.
Prós
- Carcaça feita em alumínio
- Teclado com retroiluminação
- Três modos de uso
- Desbloqueio por biometria
Contras
- A tela pode não agradar aos usuários mais exigentes
- O desempenho é suficiente apenas para tarefas básicas
Nosso especialista destaca
Notebook Lenovo Yoga 520 é 2 em 1 muito bonito e que pode ser usado também como tablet
O Lenovo Yoga 520 é um notebook bem estiloso e diferentão. Ele se encaixa na categoria de 2 em 1, ou seja, pode ser usado como um notebook normal e também em forma de tablet. Este certamente é o seu principal diferencial. Conheça um pouco mais sobre este 2 em 1 da Lenovo.
Acabamento em alumínio resistente, mas ainda é bom ter cuidado
O notebook Lenovo Yoga 520 tem um belo design. A sua carcaça é de alumínio, o que significa que, além de ser bonito, ele também é resistente, não suja tão fácil e nem é escorregadio. Porém, o alumínio tende a arranhar com mais facilidade, portanto, ainda é bom que você tenha cuidado ao transportar o seu Lenovo Yoga 520 pra lá e pra cá.
Por ser um dispositivo 2 em 1, a tendência é que ele fosse mais grosso e mais pesado que um notebook tradicional. Mas o Yoga 520 pesa apenas 1,74 Kg e tem uma espessura de 19,9 mm. Portanto, ele é mais fino e leve que a maioria dos notebooks híbridos.
Teclado confortável e com retroiluminação
O teclado do Lenovo Yoga 520 é bem confortável de usar, pois as teclas são levemente curvadas. Além disso, ele possui retroiluminação, ou seja, os teclados são iluminados de dentro para fora.
Esse recurso é ótimo para quem costuma usar o dispositivo à noite, pois ele não precisa acender a luz para conseguir enxergar as teclas. De quebra, o usuário ainda economiza energia.
Desbloqueio por biometria
Uma característica um tanto quanto incomum nos notebooks é o sensor de impressão digital. No Lenovo Yoga 520 o usuário tem a facilidade de desbloquear o sistema apenas colocando a sua digital no sensor dedicado a isso.
Como já provaram os celulares, esse é um método mais cômodo, mais prático e mais rápido que digitar uma senha toda vez que quiser desbloquear o aparelho. O sensor de impressões digitais é integrado ao Windows Hello, o sistema de reconhecimento facial do Windows 10.
Uma tela que decepciona
A tela do Lenovo Yoga 520 possui 14 polegadas e resolução de 1366 x 768 pixels. Tendo em vista que estamos falando de um notebook intermediário, era esperado ao menos uma tela com resolução Full HD (1920 x 1080 pixels).
Além disso, a tela que a Lenovo resolveu usar possui um ângulo de visão bem baixo, o que significa que se você ficar um pouco mais de lado, não verá o conteúdo da tela com clareza. As cores também são lavadas e o monitor não conta com um revestimento antirreflexo, portanto, a tela reflete muita coisa à sua volta.
Desempenho bem básico
As configurações deste notebook Lenovo Yoga 520 são bem básicas. ele traz um processador Intel Core i3-7100U, que tem dois núcleos trabalhando a 2.4 GHz; 4 GB de memória RAM DDR4 e uma HD de 500 GB.
Para tarefas básicas, como navegação na internet, execução de vídeos e filmes online, edição de textos e planilha, esta versão do Lenovo Yoga 520 se sai muito bem.
Porém, para usos mais específicos e que exijam mais poder de processamento, como edição de fotos e vídeos e jogos pesados, este notebook falha miseravelmente, tendo em vista que ele não foi feito para este propósito. Portanto, tenha esse detalhe em mente se está pensando em adquirir este dispositivo.
O fato do HD ter apenas 500 Gb também é um problema. Com a popularização de vídeo em Full HD e até em 4K, cada vez mais estamos enchendo mais rápido HDs com 500 GB de espaço. Além disso, esse componente, por ser mais lento que um SSD, tende a deixar o notebook mais lento.
Bateria não dura 10 horas, mas tem uma boa autonomia
A Lenovo afirma que a bateria do Yoga 520 tem uma autonomia de 10 horas. Porém, os testes são realizados em situações ideais. Na prática, a bateria pode chegar a 5 horas de uso, dependendo da situação.
Em situações em que o processador está trabalhando a todo vapor, este tempo pode diminuir ainda mais, para cerca de 3 horas. Entretanto, no uso normal, é possível trabalhar uma manhã ou tarde inteira sem ter que ligar o aparelho na tomada.
Qual modo de uso você prefere?
O Lenovo Yoga 520 possui três modos de uso: Comum, tenda e tablet. No modo Comum ele funciona como um notebook tradicional. Já no modo Tenda, ele fica em formato de... bem... uma tenda! E é usado para fazer apresentações ou mostrar vídeos.
E no Modo Tablet o notebook se transforma, literalmente, em um tablet, já que a tela é sensível ao toque. Logicamente que ele será mais grosso e mais pesado que um tablet normal, pelas razões óbvias.