Review | Ultrabook Lenovo ThinkPad Helix Intel Core i5 3337U 11,6" 4GB SSD 128 GB

Redação - Zoom
Ultrabook 2 em 1 da Lenovo pode ser usado como tablet ou como notebook.
Prós
- Tela Full HD e Touchscreen
- Pode ser usado como tablet
- Bateria dura até 10 horas
Contras
- Não tem drive para CD/DVD
- Possui pouca capacidade de armazenamento
Nosso especialista destaca
Para ter o tablet e o notebook de uma vez só!
O modelo ThinkPad Helix da Lenovo reúne em um só aparelho a praticidade do tablet e o conforto e configuração de um notebook. Uma solução para quem não quer andar cheio de dispositivos por aí, mas que também não abre mão de eficiência na hora de executar as principais tarefas.
Por ser 2 em 1, ele pode ser usado de três maneiras: do jeito tradicional, como notebook; como tablet, soltando a tela; e também no modo Stand, usando o teclado como uma espécie de base para fazer apresentações ou mostrar fotos.
Com um processador Intel Core i5 de 1.8GHz e 4GB de memória RAM, esse Ultrabook permite que você edite arquivos do pacote Office, acesse a internet e abra mais de um programa ao mesmo tempo, dependendo do programa, é claro.
Seu SSD de 128GB é bom por um lado, pois faz com que ele inicialize e abra programas mais rápido, mas por outro é ruim, porque o espaço para guardar os arquivos é menor e você vai precisar do auxílio de um HD externo.
Quanto às conexões, ele tem Wi-Fi e Bluetooth 4.0, além de 1 entrada Mini DisplayPort
e 2 portas USB 3.0 no teclado e mais 1 USB 2.0. e 1 Mini DisplayPort na tela. Vale destacar que esse modelo não tem entrada HDMI e você vai precisar de um adaptador à parte para utilizar essa conexão.
A tela de 11.6 polegadas do ThinkPad Helix reforça o conceito de mobilidade que a Lenovo propõe com esse modelo. Ela conta com a tecnologia Gorrilla Glass, que oferece maior resistência contra riscos e pequenos arranhões, e com IPS pra dar qualidade às imagens junto com sua resolução Full HD (1920x1080).
Como esse Ultrabook também pode ser usado como tablet, a tela é multitouch, com até 10 pontos de interação. E você ainda pode usar a caneta digitalizadora que vem junto se você precisar fazer traços mais precisos ou até mesmo pequenos desenhos.
Mesmo que fotografar não seja a principal função desse Ultrabook, o fato dele possuir 2 câmeras é um detalhe bacana. A câmera frontal tem 2MP, semelhante à uma câmera de selfie de um smartphone, ideal para fazer vídeoconferências. Já a traseira é um pouco melhor, com 5MP, flash LED e autofoco.
Outro detalhe que vale citar é o sistema de som. Ele tem duplo auto-falante estéreo e Dolby Home Theater que melhoram a qualidade do som pra evitar distorções e deixar o áudio mais nítido.
O teclado é resistente ao derramamento de líquidos e vem com o TrackPoint, um mouse com comandos semelhantes aos de um joystick. Esse pequeno controle permite que você faça cliques sem precisar afastar a mão do teclado, ideal para quem é ágil na digitação e não gosta de usar o mouse convencional.
Por fim, para oferecer ainda mais mobilidade, o Ultrabook da Lenovo é relativamente leve e tem boa autonomia de bateria. Relativamente leve porque pesa 1,61kg quando completo e 900g quando tablet (só a tela). E a autonomia pode chegar a 10 horas por contar com uma bateria dupla, uma na tela e outra no teclado.
O Ultrabook Lenovo ThinkPad Helix é uma escolha muito interessante para quem precisa trabalhar de onde quer que esteja, sempre prezando o conforto, a praticidade e a versatilidade.