Como organizar documentos?
Já ficou horas e horas procurando aquela certidão de nascimento ou aquele diploma da faculdade? É, a gente sabe bem o que é isso. Com o passar dos anos, é difícil não acumular uma papelada interminável em casa. Bom, mas a notícia boa é que dá pra organizar os documentos com alguma facilidade utilizando técnicas rápidas e alguns materiais de apoio. Lembre-se que a regra geral é sempre separar os documentos pelo tipo de uso. Como organizar contas e documentos de trabalho? * Contas para pagamen

Já ficou horas e horas procurando aquela certidão de nascimento ou aquele diploma da faculdade? É, a gente sabe bem o que é isso. Com o passar dos anos, é difícil não acumular uma papelada interminável em casa.
Bom, mas a notícia boa é que dá pra organizar os documentos com alguma facilidade utilizando técnicas rápidas e alguns materiais de apoio.
Lembre-se que a regra geral é sempre separar os documentos pelo tipo de uso.
Como organizar contas e documentos de trabalho?
- Contas para pagamento e documentos recentes de trabalho precisam estar sempre a mão, para isso, aposte em um organizador de mesa.
- Mantenha no andar superior as contas a pagar. No andar inferior, documentos de trabalho que você vai precisar em dias próximos.
Como organizar documentos de uso constante?
- Certidões, passaportes, carteira de trabalho, título de eleitor, entre outros, são documentos que vira e mexe precisamos enviar para algum cadastro ou registro cotidiano.
- Nesses casos, aposte em pastas e separe-os pelo tipo de uso. Por exemplo: uma pasta para documentos pessoais, uma pasta para notas fiscais de produtos, uma pasta para diplomas, assim por diante.
Como organizar documentos mais antigos?
- Para organizar documentos mais antigos, vale apostar em caixas maiores e mais robustas.
- Lembre-se que aqui estamos falando de documentos pouco acessados no dia a dia, como escrituras, contratos, contas antigas, entre outros.
- Organize-os também pelo tipo e, se possível, em ordem cronológica, ou seja, os mais antigos podem ficar sempre menos acessíveis.
Essa é uma informação que muita gente pergunta na hora de organizar documentos. Fizemos uma listinha rápida para você saber o que precisa ou não guardar e evitar aquele acúmulo infinito de papel.
Manter por pelo menos 5 anos:
- Contas como IPVA e IPTU.
- Comprovantes de pagamentos mensais (água, luz, telefone, etc).
- Contratos de colégios, academias e serviços.
- Documentos de imposto de renda.
Manter para sempre:
- Originais e cópias dos documentos pessoais.
- Diplomas e certificações profissionais.
- Escrituras e documentos de posse.
Antes de finalizarmos, sempre é válido lembrar que a internet é uma grande aliada atualmente. Se possível, peça aos cobradores que enviem contas e comprovantes por e-mail.
Além disso, organizar documentos é uma tarefa recorrente, ou seja, tente fazer uma limpeza geral pelo menos uma vez ao ano, mantendo arquivos fundamentais e dispensando aquelas papeladas que só estão ocupando espaço.
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