Como montar um PC gamer: confira o passo a passo
Conheça as peças e não erre na escolha com as dicas para montar um PC gamer

Quem sabe como montar um PC gamer está a um passo de conquistar um computador de alta performance com um preço bem camarada. Isso é possível porque ao investir nas peças separadamente, o preço final tende a ser bem mais em conta do que quando compramos um PC já montado.
Contudo, muita calma nessa hora. É preciso conhecer cada ponto das especificações, tomar cuidado com as compatibilidades e prestar muita atenção em quais são as peças mais modernas.
Se o seu objetivo é começar a montar um PC gamer “do zero”, se liga nas dicas que preparamos para você, não erre na escolha de cada item, e tenha o melhor da tecnologia sem gastar uma fortuna!
- Conheça também quais são os melhores notebooks gamer disponíveis no mercado.
Passo 1: entenda o que é um PC gamer
Cada computador tem um poder de fogo diferente. Algumas máquinas tem um desempenho satisfatório apenas para tarefas mais básicas, outras podem encarar softwares de demanda média por processamento e há aquelas de altíssimo desempenho.
Os games mais sofisticados exigem um equipamento de alta capacidade, mas há também jogos que não exigem tanto do sistema. Assim, não confunda: um notebook gamer não precisa necessariamente custar uma fortuna.

O conjunto das peças que compõe o PC vai determinar o nível de performance que ele pode oferecer. Obviamente, quanto maior o desempenho, maior será o investimento do usuário.
Por isso, a primeira pergunta a ser feita é o quanto de processamento você precisa e qual é o orçamento que você tem para investir. Aqui, começa um jogo de xadrez. Dá para, por exemplo, gastar mais no processador e segurar um pouco os custos da placa de vídeo, comprar mais memória e economizar no monitor, e assim por diante.
Para entrar nesse jogo e saber montar o PC gamer ideal, é fundamental entender qual é a performance exigida pelos jogos que você curte. Se você já tem uma ideia, , vamos nessa para o passo 2, mas se você tem dúvidas, vale a pena conhecer o nosso artigo que ensina como funcionam os requisitos de hardware e como saber se o PC Gamer roda um jogo.
Passo 2: escolha o melhor processador
Muita atenção a este passo, pois o processador é como o cérebro de um computador. Para saber como montar um PC para jogos, é necessário entender com precisão que essa é uma escolha decisiva.
O mercado oferece uma gama enorme de processadores, desde aqueles voltados para tarefas básicas, até aqueles voltados para atividades mais complexas. E são esses os ideais para games.
As duas principais fabricantes de processadores são a Intel e a AMD. Elas travam uma guerra há muitos anos para oferecer os melhores produtos. Não dá para precisar qual é o “the best”, isso pode variar bastante mesmo dentro de uma geração equivalente.
Entre os modelos da Intel, os processadores Core i5 (intermediários), i7 (alta performance) e i9 (top de linha) são capazes de rodar jogos. Quanto mais nova a geração. Se você puder, faça escolhas dentro da 13ª ou a da 14ª geração. Há também a nova geração de processadores Intel Ultra 7 e Ultra 9, que são opções mais modernas, mas que tendem a ser mais cara.
Em relação aos processadores AMD, o ideal é escolher processadores a partir do Ryzen 5 de gerações mais recentes. Se você quer mais desempenho, e se o seu orçamento permitir, os processadores Ryzen 7 e Ryzen 9 são opções mais poderosas. Sempre que puder, invista em chips lançados no máximo há três anos.
- Saiba mais sobre os processadores Intel lançados em 2024 e melhore a sua capacidade de escolha!
Exemplos de processador para PC Gamer
Passo 3: a placa-mãe é fundamental
Nenhum processador, por melhor que ele seja, trabalha sozinho. O sistema precisa ainda de memórias, uma placa de vídeo, um cooler para manter a refrigeração, periféricos de entrada (como mouse e teclado) e de saída (como monitores e autofalantes). Tudo isso é ligado fisicamente pela placa-mãe.
Para ser ainda mais claro, a placa-mãe é um grande circuito com entradas onde são “espetadas” as diversas peças. Claro, se os componentes são mais modernos, uma placa-mãe de qualidade mais alta é necessária.
Ao escolher, fique de olho na compatibilidade com o processador que você escolheu. Algumas placas-mãe são compatíveis com Intel e outras são preparadas para os chips AMD. Há ainda diferentes tamanhos de placas. Se você está montando um PC Gamer, o ideal é buscar ATX ou EATX, que são maiores e têm mais espaço para os diversos componentes.
Fique de olho também na quantidade de entradas de memória, se elas aceitam SSD Sata ou NVMe, e nas saídas. Se a placa oferecer saídas HDMI e Display Port você terá uma maior variedade de opções quando o PC Gamer estiver pronto para o uso.
Não deixe de conferir também a versão do Wi-Fi que ela aceita e se há entrada para internet cabeada.
- Conheça opções em conta para jogos na nossa lisy6ta de melhores notebooks gamer até 4.000 reais.
Exemplos de placa-mãe para PC Gamer
Passo 5: não sofra com falta de memória
São dois os principais tipos de memórias nas especificações de um PC: a RAM e o armazenamento. No primeiro caso, é a memória temporária, aquela que armazena dados que estão usados no momento e que são apagados cada vez que desligamos o computador.
Aqui mora um perigo. Máquinas com pouca memória RAM não conseguem trabalhar com muitas tarefas ao mesmo tempo e há um risco real de travamentos por falta de “espaço” para trabalhar. Para montar um PC gamer moderno, recomendamos pelo menos 16GB de RAM.
Exemplos de memória RAM para PC Gamer
Quanto ao armazenamento, ele serve para guardar programas e arquivo. Hoje em dia os SSDs, componentes muito mais rápidos que os HDs, são a melhor opção. Com 512GB o usuário tem uma boa quantidade de memória de armazenamento, mas se você puder pular para 1TB ou até 2TB, melhor ainda.
- Tablet para estudar: 8 melhores modelos para melhorar a sua produtividade nos estudos!
Exemplos de SSD para PC Gamer
Passo 6: a placa de vídeo te leva mais longe
Não importe se você busca saber como montar um PC gamer barato ou se vai partir logo para um modelo mais sofisticado, em qualquer hipótese é necessária uma placa de vídeo dedicada. Ela é uma peça que tem a função de fazer o processamento gráfico, deixando o processador livre para outras tarefas. Isso é de fundamental importância para jogos.
Uma placa de vídeo mais simples já melhora bastante a performance gráfica do sistema e encaram jogos menos exigentes. Contudo, quem busca desempenhos superiores, ou seja, uma melhor qualidade gráfica, o jeito é partir para modelos mais potentes.
A principal fabricante deste tipo de componente é a Nvidia. As melhores escolhas atualmente são as famílias RTX 3000 e RTX 4000. Ambas contam com tecnologias como o DLSS e o Ray Tracing, necessárias para grande parte dos jogos mais modernos.
Exemplos de placas de vídeo para PC Gamer
Passo 7: não se esqueça da alimentação e refrigeração
Alto processamento gera calor, e “cabeça” quente é uma grande inimiga da alta performance. Explicando melhor, um PC gamer gera calor e, para manter um desempenho lá em cima, é necessário solucionar o problema. Isso é feito com um cooler.
Como em todas as peças, há cooler mais e menos eficientes. Sistemas mais potentes geram mais calor e precisam de um sistema de resfriamento mais eficiente. Ou seja, de um cooler mais parrudo.
Cuidado nessa compra. Antes de fechar negócio, confira se a sua placa mãe é compatível com o cooler escolhido. Cada modelo pode ser encaixado em um tipo de soquete diferente e você não pode errar nessa hora.
- Conheça quais são os requisitos mínimos e recomendados para jogar Solo Leveling:ARISE.
Exemplos de cooler para PC Gamer
Quanto à alimentação, escolher uma boa fonte garante que o sistema receba toda a energia necessária com estabilidade. Vale lembrar que quanto mais desempenho o sistema oferece, mais energia ele consome. Assim, certifique-se de que a fonte tem potência necessária para alimentar o PC Gamer que você montou.
Exemplos de fonte para PC Gamer
Passo 8: o monitor perfeito para games
A melhor experiência em jogos exige imagens de alta qualidade. Por isso, a escolha de um monitor bacana é mais um ponto para ser levado em conta. O detalhe é que um monitor gamer tem algumas especificações diferentes dos modelos do dia a dia.
Fique atento à taxa de atualização, que é a quantidade de vezes que a tela troca de imagens por segundo. Frequências acima de 120Hz já oferecem uma boa fluidez de imagens. Quanto ao tamanho, fique ao gosto do usuário. Há telas relativamente pequenas, de 24 polegadas, que já agradam. Contudo, uma tela maior
Evite monitores HD, que é uma resolução um pouco mais antiga. Modelos a partir do Full HD já oferecem boas experiências, mas se puder pular para resoluções mais altas, melhor ainda. Atualmente é possível encontrar monitores de até 4K com preços razoavelmente acessíveis.
- Se você vai precisa de muito desempenho no trabalho, um dos melhores notebooks para designer gráfico pode te agradar. Confira.
Exemplos de monitores para PC Gamer
Passo 9: ainda não acabou!
Percebeu quantos componentes você escolheu? Todos eles precisam ser colocados em um gabinete e há vários modelos para PC Gamer. Conheça alguns:
Exemplos de mouse e teclado para PC Gamer
Jogar em alto desempenho também exige um conjunto de mouse e teclado mais sofisticado, mas não é só isso. Ao comprar um mouse, fique de olho no tempo de resposta e à anatomia.
Quando for investir em um teclado para o seu PC gamer, procure modelos com retroiluminação (isso ajuda bastante na jogatina noturna). Muitos gamers preferem teclados mecânicos, que é um tipo de periférico mais robusto e com tempo de resposta mais alto.
Exemplos de mouse e teclado para PC Gamer
É fã de jogos de corrida? Que tal um conjunto de volante e pedais? Vai jogar online? Um headset é uma boa ideia! E também não se esqueça que longas hora em frente ao PC gamer exigem uma cadeira com boa ergonomia. Isso faz bastante diferença e suas costas vão agradecer!
Complete o seu setup em alto nível!
O que é preciso para montar um PC gamer?
Montar um PC gamer exige atenção ao custo e desempenho. Escolha um processador potente, uma placa de vídeo dedicada, memória RAM suficiente (16GB ou mais) e um SSD para agilidade. Não esqueça de uma fonte confiável e bom sistema de refrigeração!
Quanto custa montar um PC gamer do zero?
Montar um PC gamer do zero pode custar a partir de R$ 4.000 e passar facilmente dos R$ 10.000, dependendo dos componentes. Invista no equilíbrio: escolha peças com bom custo-benefício para desempenho sólido sem estourar o orçamento.
Qual o melhor processador para PC gamer?
O melhor processador para PC gamer depende do seu orçamento. Para alto desempenho, o AMD Ryzen 7 ou Intel Core i9 são excelentes escolhas. Se busca custo-benefício, considere o Ryzen 5 ou Core i5. Sempre escolha processadores de gerações mais recentes.