Conheça as placas-mãe
A placa-mãe é um dos componentes fundamentais para o funcionamento de um computador. É a responsável por conectar todos os dispositivos da máquina. Ou seja, através da placa-mãe do PC são interligados HD, teclado, mouse e todos os demais recursos do seu computador. E sua relevância é tão grande que não tem como ignorar quando algo vai mal – basta ocorrer algum problema e seu computador dá sinal de alerta. As placas-mães para PC mais antigas eram fabricadas c

A placa-mãe é um dos componentes fundamentais para o funcionamento de um computador. É a responsável por conectar todos os dispositivos da máquina.
Ou seja, através da placa-mãe do PC são interligados HD, teclado, mouse e todos os demais recursos do seu computador.
E sua relevância é tão grande que não tem como ignorar quando algo vai mal – basta ocorrer algum problema e seu computador dá sinal de alerta.
As placas-mães para PC mais antigas eram fabricadas com um conjunto de chips, o que reduzia consideravelmente a velocidade do computador. Isso, aliado ao alto custo de produção que envolvia a fabricação de vários chips, tornava o sistema não muito eficiente.
Mas essa realidade mudou bastante nos últimos anos e, atualmente, os responsáveis pelo controle da maioria dos componentes da placa-mãe do computador são os chipsets, que normalmente são utilizados em pares.
Chipset, em bom português, quer dizer conjunto de circuitos integrados. Isso significa que este componente é formado por alguns chips que trabalham em conjunto. Assim, a placa mãe e os chipsets são como o coração e as válvulas do seu computador.
Nas placas atuais, normalmente, existem dois chipsets responsáveis pelo controle das conexões do computador: são chamados de Ponte Norte e Ponte Sul.
A Ponte Norte é a responsável por intermediar a conexão entre o processador e as memórias do computador, controlar a frequência da operação da memória, entre outras funções. Como este chipset realiza um trabalho mais complexo, pode acabar esquentando demais a placa-mãe do PC. Por isso, é necessário manter uma espécie de ventilador – isso evitará que a placa queime.
Já a Ponte Sul abriga e controla os dispositivos de entrada e saída como IDE (Integrated Drive Eletronics, foi o primeiro padrão para HDs) e SATA (Serial Advanced Technology Attachment, veio para substituir o IDE. Garante processamento de dados em paralelo, um canal de ida e outro de volta), e também as portas USB.
Normalmente os chipsets não são fabricados pelas mesmas empresas que produzem as placas mãe, e é bem comum que ambos sejam de marcas concorrentes. Mas se você busca boas referências para adquirir chipsets de qualidade, procure pelas placas da Intel ou da Asus.