7 dicas para evitar que o PC ou notebook esquentem no calor do verão

Veja o que fazer para evitar problemas de superaquecimento no seu computador

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

Dezembro é o mês que marca o início do verão no Brasil. Apesar de muitos gostarem do clima quente, quem sofre são os computadores e notebooks, já que facilmente podem ter problemas de superaquecimento. Para te ajudar a prevenir essa dor de cabeça, nós do Zoom preparamos sete dicas para não deixar o PC esquentar demais no verão.

Leia também: Melhor cooler para notebook em 2020: veja 6 modelos para comprar

(Foto: Shutterstock/Kobzev Dmitry)
(Foto: Shutterstock/Kobzev Dmitry)

Os PCs e notebooks são programados para diminuírem suas performances quando as temperaturas sobem demais. Isso evita que os componentes estraguem por ficarem expostos ao calor. Dessa forma, é normal que no verão muitas pessoas reclamem de problema de desempenho nos computadores.

Separamos algumas dicas que vão evitar essas situações de superaquecimento, e consequentemente o desempenho do seu computador ou notebook não será “cortado” em climas mais quentes. Veja abaixo o que fazer para evitar o superaquecimento do seu PC no verão.

Quer saber mais sobre PC? Veja outros artigos aqui no Zoom!

Limpe a poeira das peças

Use um pincel seco ou ar comprimido para limpar a poeira das peças. (Foto: Shutterstock/thodonal88)
Use um pincel seco ou ar comprimido para limpar a poeira das peças. (Foto: Shutterstock/thodonal88)

Muitas vezes os problemas de superaquecimento podem ser causados por poeira acumulada no notebook ou computador. Essa sujeira entope as entradas e saídas de ar, impedindo que a ventilação e circulação de ar aconteça como deveria. Por isso, a dissipação de calor não acontece.

Em caso de problemas de superaquecimento, o primeiro passo é fazer uma limpeza geral no seu computador. Você mesmo pode fazer essa limpeza, mas é preciso ter cuidado na hora de desmontar o notebook ou computador. Para tirar a poeira, use um pincel a seco ou ar comprimido. Caso não tenha experiência ou segurança, recomendamos procurar um profissional qualificado.

Lembre-se: nunca use jatos de ar quente, como em secadores de cabelo, para limpar os componentes, pois isso pode dilatar as peças.

Deixe o gabinete em cima da mesa

Sempre deixe o gabinete em cima da mesa para evitar calor e poeira. (Foto: Shutterstock/Gabriele Maltinti)
Sempre deixe o gabinete em cima da mesa para evitar calor e poeira. (Foto: Shutterstock/Gabriele Maltinti)

Colocar o gabinete em cima da mesa ajuda a melhorar a circulação de ar dentro do cômodo e do seu computador. É comum ver escrivaninhas com espaços para encaixar a torre perto do chão, mas isso pode aumentar o risco de superaquecimento e o contato com a poeira .

Além de deixar o computador em cima da mesa, não use o gabinete sem a tampa lateral. O PC pode parecer que fica mais "fresco" quando aberto, mas a falta de proteção abre espaço para acumular poeira. Além disso, os gabinetes são projetados para ter o fluxo de ar correto com a tampa fechada.

Conheça nossos artigos e fique por dentro dos melhores produtos, guias de compra, lançamentos e mais!

Coloque mais ventoinhas no gabinete

Um gabinete com mais ventoinhas pode ter um fluxo de ar melhor. (Foto: Shutterstock/FeelGoodLuck)
Um gabinete com mais ventoinhas pode ter um fluxo de ar melhor. (Foto: Shutterstock/FeelGoodLuck)

Se o seu computador está limpo e em um local arejado, pode ser que ele simplesmente precise de mais ventoinhas para fazer a refrigeração adequada das peças. Alguns computadores são equipados com poucas ou até nenhuma ventoinha, por isso pode ser uma boa ideia instalar mais coolers.

Lembre-se de pesquisar sobre como montar um esquema de ventoinhas para a melhor circulação de ar no gabinete, afinal existem diferentes formas de fazer a instalação para que a refrigeração seja eficiente.

Instale um cooler de vento no processador

Um bom cooler de vento pode ajudar a diminuir a temperatura do notebook. (Foto: Shutterstock/daniiD)
Um bom cooler de vento pode ajudar a diminuir a temperatura do notebook. (Foto: Shutterstock/daniiD)

O processador é o coração do computador, por isso o componente tem um cooler dedicado para dissipar o calor. Muitas vezes o cooler que já chega de fábrica não dá conta de fazer a refrigeração, seja porque o usuário está com uso mais intenso, ou a peça já não está funcionando como deveria.

Fazer a instalação (caso seu PC não tenha) ou upgrade do cooler de vento do processado pode resolver ou evitar problemas com altas temperaturas no verão. Quando for fazer esse upgrade, não se esqueça de aproveitar o desmonte para trocar a pasta térmica do processador, pois isso vai ajudar bastante na dissipação do calor.

Invista em um water cooler

Water cooler usa água para esfriar o processador, assim como acontece em um radiador de carro. (Foto: Shutterstock/Phuwadach Pattanatmon)
Water cooler usa água para esfriar o processador, assim como acontece em um radiador de carro. (Foto: Shutterstock/Phuwadach Pattanatmon)

Se você mora em locais bem quentes e ainda faz o uso de programas pesados, sabe que, mesmo seguindo todas as dicas anteriores, a temperatura do computador ainda pode ficar elevada. Neste caso, está na hora de você investir em um water cooler, que é um modelo de cooler que usa água para fazer a refrigeração do processador.

Esses coolers são mais caros e difíceis de instalar, porém entregam uma refrigeração melhor ao processador. Muitos PCs voltados para jogos usam esse tipo de mecanismo, pois os usuários já sabem que vão exigir muito desempenho do processador.

Ressaltamos que a instalação de um water cooler deve ser mais cuidadosa, por isso, se você não tem experiência, contrate um técnico para isso. Lembre-se que terá água circulando por dentro do seu PC, então cada peça deve ser encaixada com cuidado e verificada antes de colocar o aparelho para funcionar.

Use uma base com coolers externos para notebooks

Base externa com cooler para notebook. (Foto: Divulgação/Multilaser)
Base externa com cooler para notebook. (Foto: Divulgação/Multilaser)

As dicas anteriores de instalar mais ventoinhas, um cooler de vento para o processador ou mesmo investir em um water cooler infelizmente não são possíveis para os notebooks, mas uma boa alternativa para isso são as bases externas com ventoinhas instaladas.

Existem pequenas “bandejas” que o usuário usa como base para o notebook, e elas já chegam com coolers embutidos que melhoram a ventilação do aparelho. Essas bases são ótimas alternativas para ajudar a dissipar o calor do notebook, e muitas delas até servem como pequenas “mesas” para o equipamento.

Mantenha o computador em um quarto fresco e fora do sol

Posicione o computador em um local fresco e longe do sol. (Foto: Shutterstock/Alberto Garcia Guillen)
Posicione o computador em um local fresco e longe do sol. (Foto: Shutterstock/Alberto Garcia Guillen)

Na hora de escolher onde irá usar seu computador ou notebook, é muito importante avaliar se o local é bem arejado ou não. O fluxo de ar do cômodo faz uma grande diferença para as temperaturas que o seu equipamento irá chegar, principalmente em épocas mais quentes do ano.

Em hipótese alguma escolha algum local em que o sol bate direto no computador, pois isso contribui para problemas de superaquecimento e com o tempo pode estragar algumas peças do aparelho.

Quer saber mais sobre notebooks? Veja outros artigos aqui no Zoom!

Leia também: