Carregando ofertas com cashback...

Dias atrás, a presidente Dilma Rousseff e o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, chamaram a atenção: eles fecharam uma parceria que tem como objetivo aumentar a inclusão digital no País. Mas você sabia que o Facebook não é a única empresa que está de olho aqui no Brasil, com iniciativas para levar tecnologia a um número maior de brasileiros?

O Vale do Silício, lá nos Estados Unidos, é uma região famosa por concentrar empresas que sabem tudo de tecnologia. Muitas empresas estão presentes no Vale do Silício: Yahoo, Apple, Google, Facebook... e a Endless.

Se você ainda não escutou falar da Endless, então preste atenção nela. Essa empresa, que tem como um dos sócios o brasileiro Marcelo Sampaio, criou um projeto bem interessante: desenvolveu um computador com o objetivo de incluir a população de baixa renda ao mundo da tecnologia.

Um novo computador para conhecer mundo da tecnologia

A Endless criou um PC para todo mundo. O que isso quer dizer é que estamos falando de um computador bem mais acessível, produzido com baixo custo e pensado para chegar a países em desenvolvimento. A gente sabe que a realidade de muitos brasileiros é esta: um computador pode ser caro para muitos e, sem acesso à tecnologia, parte da população não sabe nem usar. Só para você ter ideia de que realmente estamos falando de um PC de baixo custo, a Endless conseguiu desenvolver um modelo de apenas 169 dólares!

O computador foi o resultado de uma intensa pesquisa; assim os profissionais da Endless puderam compreender as necessidades das pessoas, e de diferentes lugares. A empresa visitou tribos, áreas rurais e favelas. Ao conhecer os moradores dessas localidades e o seu modo de vida, deu para perceber que várias pessoas estavam longe do mundo tecnológico.

Um dos lugares visitados pela empresa do Vale do Silício foi o Rio de Janeiro. Em algumas comunidades, como Rocinha e Complexo do Alemão, esse projeto foi testado. E não pense que somente jovens tiveram acesso a esse novo computador; a Endless também fez questão de conhecer o dia a dia de idosos, pessoas que tiveram durante toda a vida longe de um PC, tablet e outros produtos de Informática.

Afinal, como é esse computador?

O computador é chamado de Endless, o mesmo nome da empresa. Para você não ficar confuso, Endless será apenas a CPU, que vai ter um design bem diferenciado. Mouse, monitor e teclado não vão acompanhar o produto, mas a boa notícia é que a empresa criou um PC que pode ser conectado a produtos de outras marcas. E se você quiser, pode até conectar a uma TV.

O Endless já vem com alguns aplicativos, como editor de textos, de planilhas, de imagens e tocador de música. Mas para quem tiver acesso à internet, vai dar para aproveitar mais de 100 apps, como conteúdos com dicas de saúde. O computador ganhou, ainda, um sistema operacional próprio (o Endless OS).

Se lá no exterior o computador chamou atenção pelo preço baixo, será que podemos aguardar um valor bem atrativo aqui no Brasil também? De acordo com a empresa Endless, é um desafio oferecer por aqui o menor preço possível. A versão brasileira do computador já está em desenvolvimento, e pode ser que, em 2016, o PC seja lançado no Brasil. Mas, antes disso, a empresa deseja oferecer seu software no País, para que a rede pública de ensino tenha acesso ao produto.

Para quem curte bastante tecnologia e está conectado o tempo todo, pode parecer até uma realidade distante ficar por fora disso tudo. Acontece que esta é a realidade de muitos, que nunca tiveram a oportunidade de usar um computador e explorar todo o seu conteúdo.

Com o crescimento de vendas de smartphones, esse dispositivo móvel permitiu que várias pessoas tivessem acesso à internet e vários apps, disso a gente não tem dúvidas. Acontece que o computador vai além: para fazer uma pesquisa mais ampla na internet, editar textos, fotos... é um produto muito mais amplo, que você pode explorar bastante, além de contribuir bastante com o estudo de jovens brasileiros.

Inclusão digital. Essa é a proposta do novo PC da Endless. Vamos esperar mais novidades, pois se ele realmente chegar ao Brasil – e com baixo custo – vai ser uma grande vantagem para muitas pessoas, e principalmente a população de baixa renda.

Leia mais sobre
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Carregando artigos...
Publicidade