Notebook com fundo de tela colorido em um fundo preto

Imagens para fundo de tela: onde baixar e como configurar no seu PC

O fundo de tela é um recurso simples para dar mais personalidade e beleza para seu dispositivo

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

Já parou para pensar na tela de fundo do seu dispositivo? Você pode até não se atentar tanto assim para esse detalhe, mas vamos combinar: dar aquela personalizada no protetor de tela e deixar ele mais interessante ou até mesmo divertido pode ser uma experiência legal!

Aliás, as imagens para fundo de tela podem, inclusive, revelar um pouco da sua criatividade e personalidade. E, quando a proposta é essa, certamente todo mundo gosta. Mas, como fazer isso de forma simples e com uma boa gama de opções? Vem com a gente nesse tutorial que vamos contar tudinho!

Aproveitando que a ideia é favorecer sua criatividade e personalidade com protetores de tela, que tal investir em itens que favoreçam ainda mais sua experiência? Sugestões de monitores com resolução 4K e Full HD são ótimas pedidas!

Fundo de tela: o que é?

Monitor com fundo de tela com várias cores emergindo
O fundo de tela é o papel de parede que fica no plano de fundo no monitor de diferentes dispositivos (Fonte: Shutterstock)

A melhor maneira de explicar o que é o famoso fundo de tela é pensar em um papel de parede ou plano de fundo. Basicamente, trata-se de uma imagem que pode ser de qualquer natureza, que fica exposta na tela principal do seu dispositivo. E, isso independe se é um PC ou um notebook, bem como celulares ou tablets.

Portanto, pode ser uma imagem, fotografia ou ilustração que, geralmente, reflete um gosto particular ou a personalidade do usuário. Na verdade, vale tudo: imagens para fundo de tela com temática de séries, HQs, desenhos, filmes e tantos outros!

Os melhores sites para baixar tela de fundo

Mais do que saber como trocar o fundo de tela do seu dispositivo, é importante saber onde baixar imagens legais, não é mesmo? E, principalmente, elas precisam ter uma resolução legal. Nós selecionamos três sites fáceis de serem usados e que possuem um ótimo acervo!

Microsoft

Notebook em uma mesa com fundo de tela da Microsoft
A Microsoft possui um site exclusivo para baixar imagens para fundo de tela (Fonte: Shutterstock)

Isso mesmo! A Microsoft disponibiliza um site que possui várias imagens para fundo de tela organizado por categorias. É possível até mesmo filtrar por temas para deixar as imagens rodando alternadamente no seu dispositivo.

O ponto negativo é que não é possível ver todos os “thumbs” para uma escolha mais intuitiva, sendo necessário clicar sobre os temas. Particularmente, isso não nos agradou tanto. Como ponto positivo, as imagens possuem boa definição e, claro, são gratuitas!

Vladstudio

Site Vladstudio com banner de fundo de tela em destaque
O Vladstudio é ideal para quem busca imagens de fundo de tela autorais e criativas (Reprodução)

Quem gosta de imagens de fundo com uma pegada mais criativa e lúdica certamente vai gostar desse site. Há várias categorias e as imagens são repletas de cores e criatividade. Todos os protetores são autorais e é possível encontrar opções para quem trabalha com até três telas simultaneamente.

  • Confira o site Vladstudio para baixar papéis de paredes criativos e bonitos!

Dual Monitor Backgrounds

Site Dual Monitor Background com banner de fundo de tela
Imagens para fundo de tela autorais podem ser encontradas no site Dual Monitor Backgrounds (Reprodução)

Outra boa opção para quem busca fotos e imagens autorais com de diferentes temas. Logo na home, você pode encontrar opções mais populares ou, se preferir, navegar pelas categorias. O mais legal aqui é que é possível encontrar opções para quem trabalha com até duas telas simultaneamente ou monitores ultrawide.

Para aproveitar com maior riqueza detalhes todas as opções, pode ser interessante investir em um novo monitor!

Como trocar fundo de tela em meu sistema operacional?

Nada de pânico! Já adiantamos que é muito fácil personalizar as imagens de fundo de tela do seu dispositivo, independente do sistema operacional. Por isso, vamos explicar como fazer isso no Windows e no Mac com um passo a passo bem simples e direto!

Trocar imagens de fundo de tela no Windows

São necessários poucos passos para realizar a troca da tela de fundo no Windows, olha só:

  • Passo 1: Primeiramente, clique no ícone do sistema operacional, posicionado no lado inferior esquerdo da sua tela. Em configurações, vá até a opção “personalização”.
Print da tela de personalização do fundo de tela no Windows
Em configurações personalize a tela o fundo de tela do seu dispositivo (Reprodução)
  • Passo 2: No primeiro tópico, “tela de fundo” você já verá as opções para escolher sua imagem predileta.
Print do painel de personalização da troca do fundo de tela
Basta clicar no primeiro tópico para tela de fundo na aba de personalização (Reprodução)
  • Passo 3: Clique em “procurar”. Vale mencionar que você já deverá estar com a imagem salva em seu dispositivo.
Print da seleção de imagens de fundo de tela no Windows
Selecione as imagens de fundo de tela já salvas em seu dispositivo (Reprodução)
  • Passo 4: É possível ainda escolher como quer que ela fique aparente, ou seja, preencher a tela toda, ampliada, ajustada, centralizada, lado a lado e estendida. Recomendamos que você teste todas as formas para decidir qual mais gosta!

Já que a ideia é investir em imagens lindas para seu protetor de tela, já pensou que a experiência pode ser ainda melhor com um notebook que entregue tela Full HD?

Trocar imagens de fundo de tela no Mac

Macbook em uma mesa com tela de fundo personalizada
A alteração da tela de fundo no Mac é semelhante ao Windows (Fonte: Shutterstock)

No Mac, o procedimento é quase o mesmo, com a diferença que você terá que ir na área de “preferência do sistema” da Apple. Do lado esquerdo, selecione o tipo de imagem que você deseja ou, se preferir, uma cor sólida;

Assim que você selecionar a uma imagem de fundo, a mudança ocorrerá automaticamente. Assim como no Windows, é possível também personalizar conforme o seu gosto. Basta ajustar as dimensões e também posicionamentos.