Logo Zoom
Logo Zoom

Quem acumula centenas de arquivos e programas no HD do computador com certeza deve ter uma infinidade de pen drives, CDs e DVDs em casa. Afinal, para guardar tanta coisa não dá para depender apenas da memória do PC.

Optar por estes dispositivos, no entanto, nem sempre é tão vantajoso quanto o recurso do HD externo, por exemplo.

Um HD externo pode facilitar quem busca uma forma segura de armazenamento de arquivos. Por quê? Acompanhe:

  • Funciona como um pen drive, porém com uma capacidade de armazenamento infinitamente maior;
  • Prático e eficiente, pode ser levado para qualquer lugar e conectado via USB a outros equipamentos;
  • Ótima opção para fazer backup da sua máquina;
  • Uma boa dica para quem quer aumentar o espaço de memória do seu notebook sem mexer na configuração.

Mas antes de optar por um modelo, é importante identificar suas necessidades pessoais.

Se o que você pretende com um HD externo é apenas desafogar a máquina e fazer backups, pode-se adquirir um HD maior, mantendo-o conectado ao computador via USB.

Caso tenha a necessidade de transferir informações de um computador a outro, é interessante adquirir um HD externo portátil, que pode ser levado com você para o trabalho ou para a faculdade, por exemplo.

Na maioria das vezes, um HD externo de 500 GB já é suficiente para atender necessidades básicas de uso domiciliar ou de pequenas empresas, apesar de já existirem modelos com capacidade de armazenamento muito maior e nem tão mais caro assim.

Para se ter uma ideia do que isso significa, um HD com essa capacidade pode armazenar até 200 mil imagens, várias horas de filmes, músicas e arquivos de tamanho moderado.

Importante: você precisa ter alguns cuidados especiais com o HD portátil, pois ele pode facilmente se perder ou cair devido ao seu tamanho reduzido. Portanto, mantenha-o sempre protegido e leve-o consigo apenas quando realmente precisar.