O que é Ray Tracing e como ele pode dar luz aos seus jogos favoritos
O Ray Tracing otimiza a renderização de detalhes de luz e sombras em jogos
Se você busca saber o que é Ray Tracing, vamos jogar uma luz neste assunto! Essa é uma tecnologia de renderização gráfica baseada no traçado de raios de luzes para criar efeitos mais detalhados de iluminação e sombras. O resultado são efeitos mais ricos em jogos e animações, tudo em tempo real.
Se você curte jogos mais modernos, já deve até ter percebido como houve nos últimos anos uma revolução neste tipo de efeito. Sombras, jogos de luzes, reflexo, são parte da experiência gamer em jogos como Cyberpunk 2077, Battlefield V, Call of Duty: Modern Warfare, Quake II RTX, Minecraft e muitos outros games com Ray Tracing.
Seja para gamers experientes ou para os novatos, vale a pena entender um pouco mais sobre a tecnologia, entender como ela funciona, quais sãos placas com Ray Tracing e muito mais. Vem com a gente!
Como funciona o Ray Tracing
Olhe para o lado e você provavelmente vai encontrar uma sombra. A partir dela, é fácil encontrar o objeto e a fonte de luz que a produzem, certo? Agora, imagine o trabalhão que isso dá para ser reproduzido em um game. Em termos práticos, é isso que o Ray Tracing faz.
No mundo real, a gente nem pensa muito nisso. A luz se comporta naturalmente e são poucas as pessoas que de fato estudam e entendem esse fenômeno. Só que ele também é importante para que a experiência no mundo virtual seja mais rica e imersiva, e isso depende de poder de processamento.
Imagine agora um jogo em primeira pessoa. Se no campo de visão do jogador há um objeto que produz uma sombra, ela também depende de uma fonte de luz para a gerar. Como na vida real, chuva, transparência do objeto, variação da luminosidade, uma segunda fonte de luz, tudo isso faz diferença nesse universo digital.
A tecnologia que controla isso é o Ray Tracing, que está presente nas placas de vídeo a partir da Série 2000 das placas GeForce da Nvidia. Conheça abaixo ofertas da RTX 2060 e, logo depois, vamos conhecer mais sobre essa história!
- Notebook com Ray Tracing? Também temos! Confira alguns modelos na nossa lista de melhores notebooks gamer.
História do Ray Tracing
A tecnologia Ray Tracing nem é tão nova, ela já é usada no cinema desde os anos 1970. Com os avanços da computação e dos efeitos especiais, ela se tornou mais forte a partir da década de 1990. Veja (ou reveja) filmes como “O Exterminador do Futuro 2”, de 1992, ou “Jurassic Park”, de 1993, e fique de olho nas luzes e sombras para entender melhor a diferença que ele faz.
Bem mais recentemente, a partir de 2018, a Nvidia lançou as placas de vídeo RTX, e isso foi um caminho sem volta. Já no mesmo ano, o Battlefield V foi o primeiro jogo a usar reflexos baseados em Ray Tracing.
Pouco depois, vieram outros jogos, o Nvidia atualizou a tecnologia nas séries RTX 3000 e RTX 4000, a AMD incorporou o recurso e suas GPUs e os principais consoles fizeram o mesmo.
A tecnologia segue avançando e o Ray Tracing está se tornando cada vez mais acessível. Assim, os efeitos estão em um maior número de produções, se tornam mais sofisticados e as imagens mais realistas. Bom pra gente que curte games, né
Aqui embaixo você vê exemplos de placas da série RTX 3000 da Nvidia e note que os preços são cada vez mais acessíveis.
- Alguns dos melhores notebooks gamer custo-benefício usam exatamente essa família de placas de vídeo. Saiba mais!
Como ativar o Ray Tracing
Antes de ativar o Ray Tracing, uma dica. Como já dissemos, esse é um recurso que precisa de bastante poder de processamento. Assim, em setups menos poderosos, o uso do Ray Tracing pode trazer consequências, como a necessidade de uma redução do FPS, por exemplo.
Outro toque importante é que nem todos os jogos usam o recurso, embora ele esteja se tornando cada vez mais popular. Caso você queira ativar ou desativar o Ray Tracing, basta ir nas configurações do vídeo e encontrar a opção.
- Conheça modelos de entrada no mundo do Ray Tracing na nossa seleção de melhores notebooks RTX 3050.
Qual é a relação entre o Ray Tracing e o DLSS?
O DLSS é um outro recurso presente nas GPUs mais moderna e que funciona junto com o Ray Tracing para a melhoria de imagens. Ele é um tipo de acelerador de renderização que usa Inteligência Artificial.
DLSS é a sigla para Deep Learning Super Sampling, algo como "Aprendizado profundo de superamostragem" em bom português. A partir de uma resolução mais baixa, o DLSS amostra várias imagens e usa dados de movimento e feedback de frames anteriores para reconstruir imagens de qualidade nativa.
Como já ficou claro que o Ray Tracing é um papão de processamento, uma tecnologia que acelera a renderização é uim boa parceira para gerar pixels adiciobnais e manter a qualidade das imagens em um nível mais alto.
Atualmente, o DLSS mais moderno é a versão 3,5, encontrada nas placas de vídeo Nvidia GeForce da Série 4000, como a dos exemplos abaixo:
- Notebooks RTX 4050 e modelos com a placa RTX 4060 têm Ray Tracing e DLSS nas versões mais modernas. Confira modelos!
Ray Tracing nos consoles
Se você é do time dos consoles, não se preocupe. Os modernos PlayStation 5, Xbox Series X e Xbox Series S são consoles com Ray Tracing e trazem experiências bem mais ricas do que as oferecidas por gerações de videogames anteriores.
Abaixo, alguns do consoles que contam com o recurso. Confira as ofertas e escolha o seu!
E se você quer saber quais é o melhor console para você em 2024, é só conferir a nossa seleção.
Para que serve o Ray Tracing?
O Ray Tracing serve para simular de forma realista o comportamento da luz em ambientes virtuais, melhorando reflexos, sombras e iluminação em tempo real. Ele oferece uma experiência gráfica mais imersiva, especialmente em jogos e animações, elevando o realismo visual.
Qual placa tem Ray Tracing?
Placas de vídeo da série NVIDIA RTX, das séries 2000, 3000 e 4000 suportam Ray Tracing. As GPUS AMD séries RX 6000 e 7000 também usam o recurso e oferecem desempenho gráfico aprimorado e maior realismo em jogos e aplicações 3D.
O que significa RTX?
RTX significa Ray Tracing eXtreme, uma tecnologia da NVIDIA que melhora a qualidade gráfica de jogos e aplicativos ao simular luz e sombras com mais realismo. As placas RTX garantem gráficos impressionantes, ideal para quem busca uma experiência visual imersiva.