Cabelo masculino: 11 melhores produtos para lavar e finalizar os fios

Os cuidados com o cabelo masculino podem ser turbinados com os produtos certos. Veja opções para todos os gostos na matéria!

Raquel CarlettoRedatora

Publicado e atualizado 10 min. de leitura.

Compartilhe:

Seja liso, ondulado, cacheado ou crespo, o cabelo masculino também precisa de cuidados. E isso vale tanto para homens de cabelo longo quanto para os de cabelo curto, viu? Tudo para manter os fios saudáveis e bonitos no visual, além de prevenir alguns problemas como ressecamento, queda e opacidade. Dito isto, na prática, a rotina de cuidados do cabelo masculino deve variar conforme o estilo de cada um.

Para quem é do time que apenas lava e deixa os fios secarem naturalmente, um bom shampoo e condicionador já farão todo o trabalho. Já para os mais vaidosos que preferem arrumar o visual com topetes ou outras finalizações, spray fixador, pomada e gel podem entrar tranquilamente na lista de produtos. Quer uma ajuda para achar os produtos certos? A gente te ajuda com uma seleção abaixo e algumas dicas extras. Aproveite!

E por falar em lista e cuidados com o cabelo musculino em casa, que tal conhecer as melhores máquinas de cortar cabelo?

Shampoo e condicionador para cabelo masculino: melhores opções com função até 3 em 1

Começando pela lavagem, os primeiros itens na lista de produtos para cabelo masculino são shampoo e condicionador. Para homens mais práticos, a boa notícia é que existe a opção de produtos 2 ou até mesmo 3 em 1. Eles facilitam a rotina unindo várias funções em um único frasco - o que pode ser muito útil em viagens, por sinal.

Já para quem gosta de cumprir o ritual completo, é possível comprar a versão separada do shampoo e condicionador, dosando a quantidade de cada um na lavagem. Veja as opções mais indicadas abaixo!

1. Shampoo Clear Ice Cool Menthol

Sabia que por causa do uso de bonés e chapéus, níveis hormonais e até mesmo de estresse, a caspa pode afetar o público masculino com mais frequência? Para quem sente isso na pele, o shampoo Clear Men Ice Cool Menthol pode ajudar. Ele conta com a tecnologia Bio Booster, com vitamina B3 e amino ácido, que ajudam a ativar as defesas naturais do couro cabeludo.

Vantagens:

  • Sensação refrescante no couro cabeludo;
  • Controle da oleosidade e alívio nos sintomas da caspa;
  • Preço acessível.

Desvantagens:

  • Com o uso recorrente, ele pode causar ressecamento nos fios, deixando o cabelo menos maleável.

2. Shampoo e Condicionador Farmaervas Urban Men 3x1

O Urban Men 3x1 é um dos produtos práticos de se ter na nécessaire. No entanto, vale deixar claro que ele não é shampoo e condicionador em um só, ok? Na verdade, a indicação 3x1 quer dizer que ele pode ser usado para cabelo, barba e bigode.

Para melhores resultados, após usar o shampoo ( e com os cabelos e barba ainda úmidos), aplique o condicionador e enxágue. Com cevada, lúpulo, óleo de café e pantenol na formulação, esse produto acaba sendo ideal para hidratar e nutrir os fios, garantindo mais maciez e brilho.

Vantagens:

  • É um produto sem ingrediente de origem animal e sem corantes;
  • A formulação ajuda a manter os fios alinhados, o que facilita o penteado;
  • É indicado para todos os tipos de cabelo;
  • Perfume agradável.

Desvantagens:

  • Embora tenha o preço acessível, o frasco de 240ml é menor do que o de shampoos convencionais.

3. Shampoo Paul Mitchell Micth Double Hitter 2 em 1

É do time que prefere lavar e condicionar os cabelos masculinos de uma vez só? Então o Double Hitter 2 em 1 da marca Paul Mitchell pode entrar na lista de melhores opções. A ideia dele é simplificar os cuidados com os cabelos, mas sem perder em qualidade na lavagem.

É por isso que, segundo a marca, o produto foi pensado para produzir espuma abundante. Essa característica é o que ajudar a limpar bem couro cabeludo, controlar a oleosidade, desembaraçar os fios e mantê-los com a aparência saudável.

Vantagens:

  • É um produto prático, que ajuda a otimizar o tempo de lavagem do cabelo masculino no banho;
  • Tem fórmula livre de sulfato, diminuindo as chances de irritação no couro cabeludo;
  • A fragrância fresca do produto deixa os cabelos bem cheirosos.

Desvantagens:

  • O frasco de 250ml custa mais caro do que shampoos normais, o que pede um investimento alto;
  • Apesar de ser descrito como para todos os tipos de cabelo, ele pode não ser ideal para cabelos muito secos.

4. Shampoo e Condicionador Truss Professional Man Nature

Outra opção de produto para quem busca sensação de frescor e limpeza é o Truss Professional Man Nature. Ele não tem adição de óleos e, por isso, acaba tendo boas características para ser um aliado na prevenção de acne, foliculite e caspa. Além disso, o shampoo e condicionador da linha ajudam a reduzir a vermelhidão e irritação de couro cabeludo, barba e pele.

Vantagens:

  • Mesmo tendo função de limpeza e controle de oleosidade, ele não resseca os fios;
  • Sensação de cabelos macios após o uso;
  • Pode ser usado diariamente na lavagem dos fios.

Desvantagens:

  • Está na lista dos produtos que pedem um pouco mais de grana;
  • Fica no meio termo quando o assunto é conteúdo do frasco, contendo 300ml na embalagem.

5. Shampoo Keune 1922 Fortifying

Cabelos mais finos e com pouca densidade precisam de cuidados específicos. Tudo para que seja possível evitar ou retardar a queda de cabelo e calvíce. Esse é o seu caso? Se sim, vale a pena considerar o shampoo e condicionador 1922 Fortifying da Keune.

Indicado para cabelos mais ralos e que já estejam experimentando queda, esse produto une ativos importantes como creatina, biotina, ginseng vermelho e pró-vitamina B5. Juntos, segundo o fabricante, eles ativam as células, reconstroem e reforçam a fibra capilar, além de prolongar o ciclo de crescimento dos fios.

Vantagens:

  • Em pouco tempo é possível perceber ao toque a textura dos cabelos ficando mais grossa;
  • Graças ao eucalipto na composição, o produto ainda tem ação refrescante durante e após o uso;

Desvantagens:

  • Cabelos secos podem precisar complementar os cuidados com um condicionador com função de hidratação, ou alternar o uso do shampoo com outros mais hidratantes;
  • O frasco contém apenas 250ml e requer um investimento um pouco maior.

Que tal conhecer algumas opções de vitamina para queda de cabelo? Veja aqui a lista com melhores do mercado!

6. Shampoo L'Oréal Professionnel Silver

Para quem já assumiu os cabelos brancos, o cuidado com o cabelo masculino também é diferente. Os fios grisalhos são naturalmente mais secos e menos maleáveis, além de terem tendência ao amarelamento. E justamente para atender a essas necessidades que o shampoo Silver de L'Oréal Professionnel é indicado.

A fórmula do produto é enriquecido com aminoácidos através do Gloss Protect System. Essa tecnologia, além de ajudar a dar maciez e saúde aos cabelos grisalhos, ainda conta com um agente desamarelador e aminoácidos que neutralizam o reflexo amarelo dos fios.

Vantagens:

  • Ajuda a manter o tom acinzentado bem destacado nos fios;
  • Garante brilho e mais maleabilidade aos cabelos brancos;
  • Elimina o reflexo amarelado causado pelo sol ou outros fatores externos.

Desvantagens:

  • Tem um preço intermediário em relação às outras opções e o frasco considerado pequeno, com 300ml de conteúdo.

Finalizadores para cabelo masculino: confira opções de pomada, gel e spray

O cuidado com o cabelo masculino não precisa parar na lavagem dos fios. Por isso, se você vai além e aposta nos finalizadores para dar mais definição às ondas, ou para acertar no penteado, vale aproveitar as opções do mercado. Elas podem ser encontradas em pomada, gel e spray, e dão o toque a mais na finalização dos cabelos para o dia a dia ou ocasião especial. Veja só!

1. Pomada Modeladora Efeito Molhado Barba De Respeito

Quem gosta de testar penteados, topetes e finalizações que precisam de boa fixação podem contar com essa pomada Efeito Molhado Barba De Respeito. O seu propósito é deixar o cabelo masculino bem alinhado e com efeito molhado, que confere aquele aspecto de brilho extra.

Vale destacar que esse produto ajuda não só no controle, mas na hidratação dos cabelos. Sua fórmula conta com gengibre e extrato de ginseng, ajudando a hidratar os fios durant eo uso. Ah, e o uso pode ser diário, sem risco de prejudicar a saúde dos cabelos!

Vantagens:

  • Oferece proteção UV para os cabelos;
  • A fórmula tem propriedades antissépticas e anti-inflamatórias;
  • Ajuda na finalização de diferentes tipos de penteado masculino;
  • Sai com facilidade usando apenas o shampoo.

Desvantagens:

  • Por ter fixação bem forte e efeito molhado, pode ter um resultado mais artificial nos fios.

Ficou interessado? Confira neste link aqui as melhores ofertas para da Pomada Modeladora Efeito Molhado Barba De Respeito!

2. Wavy Ativador e Modelador de Cachos Lof Professional

Homens de cabelo cacheado ou crespo que querem valorizar essa característica no visual precisam se dedicar um pouco mais na finalização pós lavagem. Para essa tarefa, o ativador e modelador de cachos da Lof Professional cumpre um ótimo papel.

Feito com óleo de coco e semente de uva, extrato de algas marinhas e aloe vera, esse produto ajuda a não só hidratar os cachos, como potencializar brilho, definição e movimento. Essa fórmula, importante reforçar, ainda ajuda bastante no controle de frizz - um ponto bem importante para quem tem cabelos cacheados e crespos!

Vantagens:

  • É livre de óleo mineral, silicones e parabenos;
  • Oferece proteção térmica, podendo ser usado antes do secador com difusor, por exemplo;
  • É indicado também para cabelos ondulados.

Desvantagens:

  • Apesar de oferecer proteção térmica, não oferece proteção aos raios UV;
  • Requer um pouco mais de grana para investir no produto

Confira neste link as melhores ofertas do Wavy Ativador e Modelador de Cachos Lof Professional!

3. Spray Leave-In Acquaflora Homem 2 Em 1

Cabelos masculinos médios e compridos também precisam de alguns cuidados extras para parecerem mais saudáveis, valorizando o comprimento. O Spray Leave-In Acquaflora Homem 2 em 1 tem a finalidade de condicionar, proteger e hidratar os fios, garantindo esse aspecto de fios bem cuidados no visual.

A fórmula do produto com óleo de oliva, um ativo com função hidratante que ajuda a devolver a elasticidade natural dos fios. E para quem gosta de praticidade, uma boa notícia: o produto pode ser usado com ou sem enxágue, perfeito para encaixar na rotina da forma como achar melhor.

Vantagens:

  • O preço é acessível e o produto rende vários usos;
  • Ajuda a eliminar o frizz e deixar os cabelos mais macios por todo comprimento;
  • A marca não testa em animais, tem composição com ingredientes vegetais certificados e é livre de parabenos;
  • O produto tem ação de proteção contra raios UV;

Desvantagens:

  • É mais indicado para cabelos normais;
  • O cheiro não é forte, mas divide opiniões entre os consumidores.

Que tal dar uma chance? Veja neste link as opções e ofertas do Spray Leave-In Acquaflora Homem 2 Em 1!

4. Pomada Efeito Molhado Black Barts Single Ron

Enriquecida com ativos naturais, a pomada Black Barts Single Ron oferece um efeito molhado ideal para penteados que precisam de fixação mais intensa. Com o produto, é mais fácil controlar o frizz nos penteados de todos os tipos de cabelo, e o mais legal é que ela também pode ser usada diariamente sem problemas. O produto sai facilmente na lavagem com shampoo e condicionador.

Vantagens:

  • O produto é cruelty free, ou seja, não testa em animais;
  • Tem alta fixação e pode ser usado diariamente;
  • A composição é livre de parabenos.

Desvantagens:

  • Contém álcool na composição do produto;
  • Perfume cítrico e amadeirado pode ser bem marcante;
  • Não oferece proteção contra os raios solares.

Gostou do produto? Veja só algumas ofertas da Pomada Efeito Molhado Black Barts Single Ron!

5. Keune 1922 Classic - Gel Modelador

Para aqueles que preferem a consistência em gel, uma boa alternativa é o gel modelador 1922 Classic da Keune. Segundo a marca, ele é mais indicado para quem quer manter os cabelos médios e curtosmais alinhados, ou para aqueles que apostam em penteados que necessitam de alta fixação e brilho.

Importante ressaltar que a fórmula desse produto é enriquecida com creatina e óleo de rícino. Esses ativo têm ação reconstrutora, fortificante e hidratantes. Benefícios muito bem-vindos nos cuidados com todos os tipos de cabelo masculino.

Vantagens:

  • Mantém o penteado alinhado por bastante tempo no visual;
  • Oferece um toque extra de brilho aos fios;
  • Rende bem, não sendo preciso exagerar na quantidade na aplicação;
  • Não resseca os fios após o uso.

Desvantagens:

  • É preciso desembolsar um pouco mais de grana para comprar o produto;

Esse é o gel ideal para você? Veja ofertas do Keune 1922 Classic - Gel Modelador e aproveite!

Como escolher o melhor produto para cabelo masculino?

Agora você já conhece diferentes opções de shampoo, condicionador e finalizadores para cabelo masculino! Ainda assim, pode ficar a dúvida: como saber qual das opções é a mais indicada para o seu caso? O segredo para acertar na escolha é conhecer bem as características do seu cabelo - levando elas em consideração, fica mais fácil optar pelo produto certo.

Em geral, podemos dividir os cabelos masculinos em:

  • Cabelos oleosos, por exemplo, são aqueles que você lava pela manhã e, ao fim do dia, percebe que eles estão brilhantes demais. Nesse caso, é importante apostar em produtos que controlem essa oleosidade, como shampoos que tenham essa indicação no rótulo ou tenham substâncias como sulfato de sódio na composição;
  • Cabelos secos, por outro lado, são os que costumam ser menos maleáveis. Eles são normalmente mais opacos e difíceis de modelar em topete ou outro penteado, por exemplo. Grisalhos, por sinal, costumam ter essas características. Para esses, produtos com aloe vera, pantenol e óleo de coco costumam ser boas opções para devolver a hidratação e brilho ao visual;
  • Cabelos normais, diferente dos outros, são aqueles em que a oleosidade é balanceada. Consequentemente, os fios também não são tão resistentes e têm brilho moderado. Para esses, vale procurar produtos que sejam definidos como 'para todos os tipos de cabelo' no rótulo.

Além disso, considere também outras características como o tipo de fio, se liso, ondulado, cacheado ou crespo. Procure por shampoos, condicionadores e finalizadores específicos para ele pode ajudar a atender necessidades específicas como mais definição para os cachos, por exemplo.

Por fim, caso você tenha problemas com a queda de cabelo ou caspa, dê preferência aos shampoos e condicionadores que ajudem a controlar os problemas no dia a dia. Os resultados, em geral, vêm a médio e longo prazo. Por isso, nada de desistir no caminho, viu?