Rapaz segurando o patinete elétrico da Xiaomi dobrado, um dos produtos Xiaomi diferentes da nossa lista

Além do celular Xiaomi: 5 produtos da marca que você precisa conhecer

Os produtos da Xiaomi vão além dos celulares, fones e smartwatches; conheça aparelhos diferentes da marca

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

Os produtos da Xiaomi vão além dos celulares, smartwatches (relógios inteligentes) e fones de ouvido. Apesar de algumas pessoas não saberem, a marca traz até patinetes elétricos e robôs aspiradores de pó em seu portfólio no Brasil. Pensando nisso, nós reunimos, nesta lista especial, alguns itens inovadores, mas menos conhecidos da gigante chinesa. Por ora, vamos deixar de lado os aparelhos mais famosos da fabricante, como o smartphone Poco M3 e o fone bluetooth Redmi AirDots 3, por exemplo, e entrar em um universo novo de produtos Xiaomi, mais voltados para as casas inteligentes e para o lazer.

Leia também: Melhor notebook Xiaomi em 2021: 4 modelos para comprar

Robô aspirador Xiaomi Mi Robot Vacuum Mop sobre chão de madeira clara
O Mi Robot Vacuum Mop é o robô aspirador da Xiaomi. Abaixo, conheça este e outros produtos Xiaomi não tão convencionais (Imagem: Divulgação/Xiaomi)

1. TV box da Xiaomi

Entre os produtos Xiaomi voltados para a casa, as TVs box são as mais populares em vendas na nossa plataforma. De forma resumida, estes dispositivos funcionam transformando as televisões mais antigas em smart, oferecendo acesso à internet e um novo sistema operacional à tela. A marca tem dois destes aparelhos no catálogo, a Mi TV Stick, que é mais simples e mais barata, e a Mi Box S, a mais completa e mais cara.

Começando pela mais simples, a Mi TV Stick Xiaomi tem o formato de um pendrive e é instalada direto na entrada HDMI da televisão. Ela chega com resolução Full HD, sistema operacional Android TV, 8GB para armazenar aplicativos e conta com a Google Assistente integrada, o que possibilita comandar a TV por voz. Nós, inclusive, já testamos a Mi TV e escrevemos um review sobre o aparelho - para os curiosos de plantão, a nota recebida pelo dispositivo no review foi alta.

Já a Mi Box S parece uma caixinha e precisa ficar apoiada em alguma superfície. Ela traz suporte para a resolução 4K e navegação mais fluida que a Mi TV, graças à memória RAM mais alta. A Mi Box, assim como a irmã mais simples, também conta com sistema Android TV, 8GB para guardar os apps e vem equipada com a Google Assistente. No mais, ambas as TVs box da Xiaomi são ótimas opções para quem precisa modernizar uma televisão já mais antiguinha.

2. Robô aspirador da Xiaomi

Conforme adiantamos lá na introdução, sim, a Xiaomi tem robôs aspiradores em seu catálogo de produtos. Entre as duas opções da marca, o robô mais popular é o Xiaomi Mi Robot Vacuum Mop, um aspirador cheio de funções inteligentes. O modelo mapeia a sua casa, traça rotas eficientes de limpeza e é capaz de identificar quais partes deste percurso já foram aspiradas.

E o melhor, você pode acompanhar todas as informações da faxina pelo aplicativo para celular Mi Home. Entre outras funções, o app informa onde está o robô e quantos m² faltam para que a limpeza esteja completa. O Xiaomi Mi Robot Vacuum Mop tem, ainda, 15 sensores que evitam quedas e colisões e, além de aspirar, também passa pano. Para conhecer mais detalhes do robozinho, vale conferir a nossa análise da ficha técnica deste robô aspirador da Xiaomi.

3. Patinete elétrico da Xiaomi

Dois jovens lado a lado, rindo enquanto esperam na calçada. A mulher, apoia o pé no patinete elétrico Xiaomi montado. Já o rapaz, segura o patinete Xiaomi Essential dobrado na mão esquerda
O patinete Xiaomi Essential é uma opção prática e ecológica de transporte (Imagem: Divulgação/Xiaomi)

Chegou a vez de apresentar o patinete elétrico Xiaomi Essencial, talvez o produto Xiaomi mais inusitado da nossa lista. O item é uma opção interessante para quem preza pela mobilidade ecológica e prática, visto que pesa apenas 12kg e é dobrável. Segundo a marca, se o patinete estiver dobrado, em apenas três segundos é possível montá-lo e deixá-lo prontinho para o uso.

Além de prático, o patinete da Xiaomi promete ser bastante seguro, graças ao sistema duplo de frenagem nos pneus, que também são antiderrapantes. Sobre a potência, são 250W no motor, com uma bateria que aguenta até 20 km percorridos. A recarga completa da bateria pode ser feita em pouco mais de três horas e meia.

Falando, agora, sobre o uso do patinete, existem três modos de condução com velocidades diferentes. O modo pedestre atinge até 5km/h; o modo padrão, até 15km/h; e o modo esporte alcança até 20km/h. Esses e outros dados, como a quilometragem do aparelho, por exemplo, podem ser checados pelo aplicativo Mi Home - o mesmo usado para controlar o robô aspirador da Xiaomi, você lembra?

4. Chopeira portátil da Xiaomi

As chopeiras portáteis da Xiaomi são, sem dúvida, um dos maiores destaques da fabricante no Brasil. Esqueça a ideia das chopeiras tradicionais, com estruturas pesadas e barris enormes de cerveja. A proposta desses aparelhos é tranformar qualquer cerveja em chope e, o melhor, com uma estrutura que pode ser carregada facilmente no seu bolso.

O que parece mágica é, mais uma vez, a tecnologia entrando em ação. Através de vibrações ultrassônicas, a chopeira portátil ativa o fermento da cerveja e produz mais bolhas de gás, além da micro-espuma, que tem o papel de refinar a textura da bebida. Existe uma versão do produto para latas e outra para garrafas, ambas com funcionamento similar. Basta inserir as pilhas na chopeira, acoplá-las no bocal das bebidas e apertar o botão de início. O resultado? Chope levíssimo a qualquer hora e de qualquer lugar.

5. Lâmpada inteligente da Xiaomi

Lâmpada inteligente Xiaomi Smart Bulb em fundo roxo, com a frase "16 milhões de cores, inúmeras possibilidades" escrita acima do aparelho
A Mi Smart Bulb é a lâmpada inteligente Xiaomi mais famosa (Imagem: Divulgação/Xiaomi)

Por último, mas não menos importante, a Xiaomi também conta com lâmpadas inteligentes em seu catálogo - aquelas que ligam e desligam por comando de voz, sabe? Existem duas lâmpadas smart entre os produtos da Xiaomi, sendo a mais popular a Xiaomi Smart Bulb. O modelo tem 10W de potência (o equivalente a lâmpadas incandescentes de 60W) e vida útil de aproximadamente 25 mil horas.

Se você está em busca de uma iluminação diferente para o seu quarto, a notícia é boa, pois a Smart Bulb tem luz RGB que produz até 16 milhões de cores distintas. Além da cor, é possível controlar a intensidade e a temperatura da luz - tudo feito pelo aplicativo Mi Home. O mais legal é que a lâmpada inteligente da Xiaomi é compatível tanto com a Google Assistente, a assistente virtual do Google, quanto com a Alexa, a assistente da Amazon.