Xiaomi Mi Robot Vacuum com foco nos botões da parte superior do aparelho.

Xiaomi Mi Robot Vaccum MOP Pro: esse aspirador robô é bom?

Conheça mais sobre o Xiaomi Mi Robot Vacuum MOP e saiba se vale a pena a sua compra

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

Você já ouviu falar nos aspiradores robôs da Xiaomi? A marca chinesa conta com algumas opções em seu portfólio e o Xiaomi Mi Robot Vacuum MOP é uma delas. Entre as funções, o modelo permite a definição de uma rota de limpeza, aspira, passa pano e cobre áreas de até 120m² com uma única carga na bateria.

Os bons recursos, por outro lado, têm um preço e o modelo chega com um valor um pouco salgados às lojas. Portanto, para descobrir se o Mi Robot Vacuum MOP realmente vale o investimento, analisamos as principais características e os prós e contras do aparelho. Confira abaixo nossa análise completa!

Xiaomi Mi Robot Vacuum MOP em fundo branco.
Conheça mais sobre o Xiaomi Mi Robot Vacuum MOP (Imagem: Divulgação/Xiaomi)

Ficha técnica do Xiaomi Mi Robot Vacuum MOP

  • Tipo do aspirador: Aspirador de pó robô
  • Potência: 40W
  • Capacidade do reservatório: 600ml para sujeira e 200ml para água
  • Material: Plástico ABS
  • Duração da bateria: 2600mAh, o suficiente para limpar até 120m² com um única carga
  • Recursos e funções: Controle pelo app Mi Home; Monitoramento em tempo real; Mostra quantos m² já foram limpos; Tem limpeza programada e agendamento de horários personalizados; 4 ajustes de potência da sucção; Passa pano.
  • Dimensões (A x L x P): 8,5 x 35 x 35,3 cm
  • Peso: 3,600 g

Design

O Xiaomi Mi Robot Vacuum MOP é feito em plástico ABS e tem apenas 8,5 cm de altura, o ideal para acessar áreas difíceis, como embaixo de móveis, por exemplo. Outro detalhe interessante é que o design permite que o robozinho suba degraus de até 2cm ou ultrapasse qualquer obstáculo com até esta altura.

Aspirador robô Xiaomi ultrapassando um leve desnível do chão.
O aspirador Xiaomi ultrapassa obstáculos de até 2cm de altura (Imagem: Divulgação/Xiaomi)

Na parte debaixo, o aspirador robô Xiaomi conta com as rodas de borracha, que se adaptam a diferentes pisos, sejam de cerâmica, porcelanato, carpete ou outros. Na parte superior, está o botão Liga/Desliga, o ícone de "casinha", que solicita que o aspirador volte para a base de carregamento, e o sensor infravermelho, responsável pelo rastreamento inteligente das rotas.

Por último, na caixa, estão:

  • A base de carregamento;
  • O cabo de energia que será conectado na parede, com tomada de 2 pinos;
  • A estrutura que acopla o pano de chão, caso queira utilizá-lo;
  • Um manual de instruções;
  • Uma escovinha lateral.

Potência e nível de ruído

O aspirador robô Xiaomi conta com 40W de potência, um valor muito alto em relação a modelos básicos da categoria, como o Multilaser HO041, o robô mais barato encontrado.

Recentemente, nós também testamos o Wap Robot W300, que conta com 18W. Em nossos experimentos, o W300 aspirou todos os resíduos do chão, sendo que oferece bem menos potência do que o modelo da Xiaomi.

Por isso, os 40W do Mi Robot Vacuum MOP são impressionantes e prometem uma limpeza realmente completa. Sem contar que o aparelho oferece 4 níveis para a escolha da potência de sucção, o que o torna versátil e interessante para diversas situações no dia a dia.

Já sobre o nível de ruído, não conseguimos precisar, pois essa informação não conta na página oficial do produto.

Reservatório

Novamente o Xiaomi Mi Robot Vacuum MOP se destaca, pois, com 600ml disponível para sujeiras, tem reservatório suficiente para aspirar um apartamento médio sem demandar a limpeza do dispenser.

Para esvaziar o compartimento, inclusive, é muito simples, basta pressionar a parte superior do robô, retirar o dispenser e limpá-lo.

Como trata-se de um robô aspirador e passa pano, o aspirador Xiaomi também conta com um reservatório de água de 200ml para umedecer o tecido.

Recursos e Funções

Mi Robot Vacuum MOP em chão de madeira com mão segurando um celular aberto no aplicativo Mi Home.
Saiba mais sobre os recursos que tornam o Xiaomi Mi Robot Vacuum MOP um aliado na sua rotina (Imagem: Divulgação/Xiaomi)

Pensando nos recursos e funções que o aspirador Xiaomi oferece, ele é capaz de fazer o mapeamento inteligente da casa. Através do sensor infravermelho, o aparelho identifica quais rotas já foram aspiradas, quais ainda faltam etc.

Para melhorar, o usuário consegue acompanhar todas essas informações através do aplicativo Mi Home, que interage diretamente com o Mi Robot. No app também é possível acompanhar a rota em tempo real, ver quantos m² ainda faltam para que a limpeza esteja completa e outros detalhes importantes.

Além disso, o Xiaomi Mi Robot Vacuum MOP conta com alto-falantes integrados que oferecem comunicação por voz ao robô e permite o agendamento de horários para as faxinas. Tudo isso com a ajuda dos 15 sensores de alta precisão que evitam colisões, quedas e desaceleram a velocidade sempre que preciso.

Por fim, vale destacar que o modelo, além de aspirar, passa pano e a função é bastante aprimorada, pois conta com 3 níveis de saída de água para escolha, fazendo com que o paninho seja umedecido aos poucos e de forma cadenciada.

Autonomia de bateria

Mi Robot Vacuum MOP na base de carregamento, em fundo branco.
O Xiaomi Mi Robot conta com boa bateria e volta sozinho para a base de recarga (Imagem: Divulgação/Xiaomi)

O Mi Robot oferece bateria de 2600mAh, o suficiente para cobrir uma área de 120m² com uma única carga, sem esforços. Sobre o tempo de carregamento, leva aproximadamente 4h para que atinja os 100% de bateria novamente.

Aqui, destacamos o funcionamento inteligente do robô que, quando percebe que está descarregando, volta para a base de recarga automaticamente.

Custo-benefício: o Xiaomi Mi Robot Vacuum MOP vale a pena?

O Xiaomi Mi Robot Vaccum MOP custa, em média, R$ 3,700. O gasto é alto, mas as funções são realmente fora da curva e bastante impressionantes. Comparando com modelos mais populares, como o robô da Multilaser ou o W300, da WAP, o aspirador Xiaomi dispara na frente em relação à potência e ao tamanho do reservatório.

Dito isso, para quem busca um aspirador robô que dê conta de faxinas longas e tenha uma certa autonomia graças às funções inteligentes, o Mi Robot vale a pena. Já para quem procura apenas um quebra-galhos, o investimento pode não fazer tanto sentido.

Para outras opções de robô aspirador, vale conferir os artigos: