Sobre uma mesa está um quadro negro escrito Astaxantina em inglês. Ao lado, alguns alimentos como salmão, camarão e frutas.

Astaxantina: o que é e para que serve? Saiba tudo sobre o suplemento

Descubra aqui as informações mais importantes sobre Astaxantina e como consumi-la no dia a dia

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

Você já ouviu algo sobre a Astaxantina? Essa substância, que auxilia em diversas questões da saúde, pode ser muito benéfica para o nosso organismo. Não à toa, ela está cada vez mais conhecida no mundo fitness e saudável: melhora no sistema imunológico e prevenção de doenças estão na lista de vantagens para quem insere a ingestão diária desse ativo no dia a dia.

Então, que tal descobrir o que é esse suplemento, entender todos os benefícios, possíveis contraindicações, e ainda conhecer alguns dos melhores produtos do mercado com esse ativo? Continue a leitura e saiba as informações mais importantes sobre a Astaxantina!

O que é Astaxantina e quais os seus benefícios?

Close de duas mãos brancas, femininas. A mão direita joga algumas cápsulas do pote que está segurando na mão esquerda.
Suplemento pode ser encontrado tanto em cápsulas quanto em alimentos. (Imagem: Shutterstock)

De forma direta, a Astaxantina é um carotenoide, algo que, em resumo, é responsável por dar cor aos alimentos. Ou seja, ela é um pigmento presente na natureza. Sabe aqueles flamingos com um tom belíssimo de salmão nas penas? Eles possuem essa cor justamente por se alimentarem de crustáceos que comem algas repletas de Astaxantina. Contudo, a função dela não é apenas colorir.

Então, se você tem curisidade de saber as vantagens de tomar Astaxantina, vai gostar de saber que ela possui altas propriedades antioxidantes e ainda auxilia na prevenção de doenças como câncer, aterosclerose, diabetes e pressão alta. E não para por aí, outros benefícios da Astaxantina incluem:

  • Ação anti-inflamatória
  • Aumento da fertilidade
  • Equilíbrio da testosterna
  • Aumento da proteção contra raios UV
  • Melhora da circulação sanguínea na retina
  • Fortalecimento do sistema imunológico
  • Redução dos níveis de colesterol

Precisando de mais disposição? Veja 7 opções de suplemento para dar energia!

Como tomar Astaxantina?

Se você decidiu começar a tomar Astaxantina, poderá fazer isso de duas formas. Mas antes de falarmos quais são elas, vale relembrar que é importante sempre consultar um médico ou buscar orientação de um nutricionista antes de fazer alguma mudança ou inserção no seu esquema de alimentação atual. Assim, você fará isso de maneira segura e evitará qualquer tipo de problema que possa surgir em decorrência do uso.

Agora, vamos ao que interessa! A primeira forma de tomar Astaxantina é de maneira mais natural, encontrando comidas que sejam ricas desse carotenóide e introduzindo na sua dieta. Alguns desses alimentos são:

  • Algas e microalgas
  • Camarão
  • Lagosta
  • Salmão
  • Truta
  • Krill (tipo de crustáceo)

O segundo jeito de tomar Astaxantina é um pouco mais prático, pois é feito através de suplementos em cápsulas ou óleos, que podem ser encontrados em farmácias ou lojas de produtos naturais. Lembrando que a quantidade recomendada para consumo deve ficar entre 4 e 40mg diárias.

Quais os efeitos colaterais da Astaxantina?

Não é à toa que especialistas recomendam que o consumo diário de Astaxantina se mantenha em, no máximo, 40mg. Ao ingerir mais, a pele pode começar a adquirir um tom mais alaranjado e avermelhado. Além disso, o consumo exagerado também pode acarretar em dores no estômago.

Ah, vale lembrar que se você é alérgico a peixes e frutos do mar, não deve consumir o suplemento. Crianças e pessoas grávidas (ou em fase de amamentação) também devem evitar o consumo de Astaxantina, já que não há estudos suficientes que comprovem a segurança dessa suplementação para esses dois grupos.

Astaxantina: confira 4 melhores opções do suplemento

Se você decidiu tomar Astaxina, está no lugar certo! Além de falarmos as principais informações sobre ela na parte inicial desse conteúdo, também trouxemos alguns suplementos para te apresentar. São 4 alternativas entre as principais opções do mercado, para você conhecer as características mais relevantes antes de comprar. Confira abaixo e aproveite nossas dicas!

1. Astaxantina A Drop of Health Ocean Drop

Nossa primeira sugestão de Astaxantina em cápsula é da Ocean Drop, uma empresa especializada em suplementação alimentar. Produzida através de um processo biotecnológico, o suplemento é fabricado com água de extrema pureza da Cordilheira dos Andes! Legal, né? A marca recomenta que seja ingerida apenas 1 cápsula por dia, sempre antes da refeição principal.

Características da Astaxantina A Drop of Health Ocean Drop

  • Contém óleo de soja
  • Não contém glúten
  • Possui vitamina E

2. Astaxantina Now Foods

A Astaxantina da Now Foods é extraída das microalgas Haematococcus pluvialis, que não são geneticamente modificadas. Por isso, segundo a marca, não há dose diária máxima. Mesmo assim, a empresa recomenda comsumir uma cápsula por dia (4mg), de preferência junto de uma refeição. A Astaxantina naturalmente não contém glúten e alérgenos, mas pode conter traços de ambos por ser processada em local que também processa outros alimentos que contém esses elementos.

Características da Astaxantina Now Foods

  • Vegana
  • Cápsulas gelationosas
  • Não trangênica

3. Astaxantina Pura Vida

Nossa terceira sugestão é a Astaxantina da Pura Vida, que em apenas uma cápsula promete entregar ao organismo uma quantidade equivalente ao que é encontrado em 700 gramas de salmão selvagem. Sobre o consumo, a marca sugere ingerir uma cápsula por dia, ou aumentar a quantidade de acordo com a sugestão do seu médico.

Características da Astaxantina Pura Vida

  • Contém óleo de coco
  • Com vitamina E
  • Não possui glúten

4. Astaxantina Swanson

Como última dica de Astaxantina, recomendamos uma marca tradicional e bastante conhecida no mundo dos suplementos alimentares: a Swanson. Desenvolvida a partir do extrato de algas H. pluviais, essa é uma Astaxantina de alta potência, que entrega resultados relevantes. Quanto ao consumo, a marca também recomenda a ingestão de 1 pílula por dia.

Características da Astaxantina Swanson

  • Contém óleo de alecrim
  • Cápsulas softgel
  • Possui óleo de cártamo

Procurando por suplementos proteicos? Veja 12 opções para ajudar no aporte de proteína!