Cinema em casa: imagem e som potente fazem diferença

Veja o que é necessário para montar um verdadeiro cinema em casa

Yulli DiasEditor(a)

Publicado e atualizado 11 min. de leitura.

Compartilhe:

Ter a experiência de montar um cinema em casa pode parecer fácil, mas mesmo assim é interessante prestar atenção em alguns pontos para que você tenha o máximo da qualidade de imagem atrelado ao conforto.

Alguns produtos são essenciais de se ter, como é o caso de uma TV, uma pipoqueira e uma poltrona confortável, por exemplo, ou até mesmo um sofá para toda a família. Afinal, o que é uma sessão sem pipoca e um lugar aconchegante para sentar, não é mesmo? Dito isso, separamos ótimos produtos para você que quer montar um cinema em casa e precisa de ajuda para encontrar os melhores aparelhos. Confira!

Tela

TV, projetor ou chromecast podem ser ótimas opções

Samsung Q800T é uma TV 8K com tela QLED (Imagem: Divulgação/Samsung)
Samsung Q800T é uma TV 8K com tela QLED (Imagem: Divulgação/Samsung)

O primeiro produto que não pode faltar na hora de ter um cinema em casa é a TV, ou projetor, não é mesmo? Isso porque são eles que vão definir como vai ser sua experiência cinematográfica.

Por isso, o ideal é você adquira aparelhos parrudos, que tragam imagens com alta definição, ótimo contraste, cores vivas e o preto puro - como é o caso da LG CX, lançamento da marca e considerada a melhor TV 4K de 2020. E olha que o 4K não é nem a resolução mais avançada presente no mercado, já que hoje temos modelos 8K parrudos para quem quer ter o máximo da experiência cinematográfica em casa.

Mas, como esses modelos mais premium costumam ser bem caros, selecionamos mais uma opção de TV mais em conta, fora outras duas alternativas para se ter uma telona, como é o caso do projetor e do chromecast.

TV Samsung Q800T

Bom, nossa primeira indicação não poderia ser nada mais nada menos do que uma TV 8K. Trazendo o máximo da resolução presente no mercado hoje, a Samsung Q800T é lançamento de 2020 da marca e chega com diversas inovações.

Com tamanhos de 65, 75 e 82 polegadas, essa TV traz a certificação 8K e processador inteligente, capaz de melhorar as imagens, deixando-as mais vivas, nítidas e próximas à realidade; modificar a luminosidade do aparelho conforme o ambiente que está inserido; e ajustar de brilho cena a cena, capaz de gerar tons escuros profundos, com a ajuda da tecnologia Direct Full Array 24x.

E você pode estar se perguntando: “Tá, mas como ela vai reproduzir imagens em 8K se as produções de hoje em dia são filmadas em resoluções menores?”. Bom, como é o esperado, a Samsung pensou em tudo e, por isso, trouxe em sua TV o 8K Upscaling, que consegue otimizar e transformar imagens filmadas em resoluções menores o mais próximo do 8K. Dessa forma, vai ser possível aproveitar os conteúdos com o máximo do detalhe.

Além disso, ela vem com o design de bordas infinitas, assim como é visto nos celulares Samsung, que dá a sensação de maior imersão, quase como se estivéssemos participando da cena. O display QLED, formado por pontos quânticos capazes de entregar 100% do volume de cor, de acordo com a fabricante, dão o toque especial na experiência visual.

No quesito áudio, essa TV Samsung surpreende. Com 70W de potência divididos em 4.2.2 canais, ela entrega um som de qualidade. E junto com a função Som em Movimento, é possível desfrutar de uma experiência imersiva graças aos alto-falantes espalhados pela tela que conseguem acompanhar o movimento das cenas.

Para ler mais sobre a Samsung Q800T, é só conferir nosso review clicando aqui.

TV LG CX

Como dito anteriormente, a LG CX foi coroada por nós, aqui do Zoom, como a melhor TV 4K do ano, assim como a sua antecessora, a LG C9, atraiu todos os olhares ano passado. Com tela extremamente fina, praticamente sem bordas para melhor imersão no conteúdo e tamanhos de 55 e 65 polegadas, essa LG traz o máximo da qualidade de imagem que se pode ter em uma TV 4K: cores vivas, excelente contraste e o famoso preto puro.

O grande ganho desse modelo é a tela OLED, que chega com tecnologia de auto iluminação através de sub-pixels que formam o display e conseguem reproduzir imagens sensacionais. O impressionante dessa TV é o preto puro, que consegue ser reproduzido fiel à realidade, coisa que não vemos em modelos LED, por exemplo.

Além disso, ela suporta os formatos de HDR, que melhoram ainda mais contraste e nitidez das imagens filmadas, e faz Upscaling, ou seja, todo conteúdo produzido em resolução inferior à da TV vai ser analisado e reproduzido o mais próximo do 4K. Isso sem contar que algumas produções, como da Netflix, por exemplo, já estão filmando em Ultra HD.

Essa TV LG vem com a certificação TÜV Rheinland, que garante maior conforto visual. De acordo com a marca, o display consegue emitir apenas 34% de luz azul e, com isso, você sente menos fadiga ocular. E para os cineastas de plantão, essa OLED chega com o Filmmaker Mode, que desativa efeitos, como suavização e nitidez, preservando, assim, a imagem original para que ela corresponda exatamente à visão dos criadores do conteúdo.

Por fim, não podemos deixar de falar do sistema de som desse aparelho, que não vai deixar a desejar. Com potência de 40W divididos em 2.2 canais, ela chega com tecnologia Dolby Atmos, a mesma utilizada nas verdadeiras salas de cinema e que consegue dar a sensação que o áudio está saindo por todas as partes.

TV Samsung Q60T

Para quem não quer gastar muito em uma TV, mas ainda assim quer alta qualidade de imagem e definição, a Samsung Q60T é uma ótima opção.

Considera o modelo de entrada da família QLED desse ano, a Q60T é mais simples que os modelos apresentados anteriormente, e chega com telas menores, de 50 e 55 polegadas. Mas, apesar disso tudo, ela traz tecnologias que melhoram seu desempenho como, por exemplo, o Quantum HDR, capaz de deixar as imagens com mais brilho e detalhes, mesmo em cenas muito claras ou muito escuras.

A tela chega com a conhecida borda infinita, que faz com que a imersão no conteúdo seja grande, quase como se você estivesse participando da cena. Um ponto bem interessante é que a marca disponibiliza garantia de 10 anos contra o efeito burn-in - manchas na tela que podem surgir após imagens estáticas ou muito escuras ficarem ligadas durante muito tempo.

Por fim, o áudio aqui é o mais simples, com 20W de potência divididos em 2 canais e tecnologia Dolby Digital Plus. Ela ainda traz inteligência artificial, suporte à Bixby, assistente virtual própria da marca, e Alexa, da Amazon, consegue controlar outros dispositivos inteligentes (desde que também tenham acesso à alguma das assistentes) e tem Modo Ambiente, que faz com que a tela da TV vire um quadro.

Projetor BenQ 3.300 lumens

Agora, se você quer mesmo uma telona para assistir, por exemplo, na parte de fora de casa, bem como acontece nos filmes americanos, então a nossa indicação é pegar um projetor, como é o caso BenQ 3.300 lumens.

O primeiro ponto de atenção aqui, é que com o projetor você não vai ter o máximo da qualidade de imagem que as TVs apresentadas acima conseguem reproduzir. Isso porque, logo de cara, esse projetor não alcança a resolução 4K, sendo o seu máximo o Full HD que, dependendo do tamanho da superfície onde será projetado o conteúdo, talvez as cenas não tenham tantos detalhes. E por falar nisso, a qualidade de imagem também vai depender de onde será projetado.

Esse projetor BenQ é compatível com tecnologia 3D, sendo necessário comprar o óculos separadamente. Ele vem com controle remoto, que consegue realizar ajustes de alinhamento de imagem e demais configurações de forma simples e prática. Vale dizer que ele tem brilho de 3.300 lumens, ou seja, consegue manter uma luminosidade boa principalmente em ambientes escuros. E com o Modo Eco, é possível economizar energia e aumentar a vida útil das lâmpadas, que podem alcançar até 10.000 horas de exibição.

Chromecast 3

Se você já tem uma TV grande em casa e o problema é que ela não tem acesso aos aplicativos de streaming, ou seja, não é um aparelho smart, não se preocupe! Você não precisa comprar outra televisão por isso, pois é possível espelhar diversos conteúdos de diferentes apps, como Netflix e Disney+, por exemplo, através do Chromecast, do Google.

O aparelho funciona da seguinte forma: você primeiro precisa conectá-lo à TV através da porta HDMI, além de plugá-lo à uma fonte de energia - pode ser uma tomada ou até mesmo a entrada USB da própria TV. Feito isso, é necessário baixar o aplicativo do Google, configurar o aparelho e, pronto! Depois é só espelhar os conteúdos de diversos aplicativos na telona - lembre-se que é necessário verificar se os apps que deseja podem ser espelhados, pois alguns podem não funcionar. Ah! E tudo isso é feito através do smartphone, seja ele Android ou iOS.

Agora, se você quer ter a praticidade de não precisar utilizar o celular para assistir à séries e filmes, então uma boa opção pode ser uma TV box que, ao contrário do chromecast, chega com sistema operacional. Com isso, é possível baixar aplicativos na própria telona e assistir à diversos conteúdos sem a ajuda de um smartphone, pois as TVs box chegam com controle remoto.

Uma boa opção é a Xiaomi Mi Box S, que aceita resolução 4K - lembrando que, para os conteúdos serem transmitidos na qualidade máxima, é necessário que a TV também suporte a resolução, e isso acontece tanto na TV box quanto no chromecast.

Som

Soundbar JBL 5.1 é potente e entrega som de qualidade. (Imagem: Divulgação/JBL)
Soundbar JBL 5.1 é potente e entrega som de qualidade. (Imagem: Divulgação/JBL)

Soundbar JBL 5.1 entrega som de qualidade e suporte ao 4K

Bom, se você já tem uma TV que entregue excelente qualidade de imagem, como os modelos citados acima, mas ainda assim quer turbinar o áudio para ter uma experiência 100% imersiva, principalmente em conteúdos de ação, então nada melhor do que adquirir uma soundbar, como a JBL 5.1.

Considerada por nós, aqui do Zoom, como o melhor modelo de 2020, ela trabalha com 5.1 canais, como o próprio nome já diz, e tem 218W de potência, além de um subwoofer de 10 polegadas, que vai oferecer graves bem fortes e definidos, sendo um ponto bem positivo principalmente para quem curte filmes de terror.

Essa soundbar JBL ainda traz alto-falantes surround e removíveis, que tornam a instalação do aparelho prática e funcional. Por serem flexíveis, é possível encaixar as caixas acústicas em diferentes posições e locais do cômodo, para que você tenha o áudio realmente igual ao de cinema, saindo por todos os cantos. Elas funcionam com bateria, que tem duração de, aproximadamente, 10 horas de reprodução, de acordo com a marca.

O mais interessante desse modelo é que é possível conectar dispositivos 4K, nas três entradas HDMI, além de ser compatível com as tecnologias Dolby Digital, Dolby Pro Logic II e DTS.

Conforto

Pipoca, mantinha e um sofá confortável não podem faltar. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Pipoca, mantinha e um sofá confortável não podem faltar. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Pipoqueira elétrica, uma mantinha e um sofá confortável… é tudo o que você precisa! Afinal, para montar o clima de cinema em casa, não basta ter apenas os equipamentos de TV e áudio, não é mesmo?

Pipoqueira Cadence Pop Movie

Quando falamos em cinema, uma das primeiras coisas que vem à cabeça é pipoca, né? E nada mais justo do que ter uma pipoqueira do lado para te ajudar. Além de ser elétrica, essa pipoqueira Cadence é fácil de usar, tem visual charmoso e ainda possui ótimo custo-benefício.

Melhores ofertas no Zoom:

Bandeja Plastico Pipoqueira Pop Time Britânia
Bandeja Plastico Pipoqueira Pop Time Britânia
à vista
Pipoqueira
Pipoqueira
à vista
Pipoqueira elétrica Mondial Stadium PP-02 ar quente verdeamareloazul
Pipoqueira elétrica Mondial Stadium PP-02 ar quente verdeamareloazul
à vista

Para ligá-la, basta colocar o milho, apertar o botão de ligar e pronto! O interessante é que ela utiliza a força do ar quente, ou seja, não é preciso colocar nem manteiga e nem óleo, o que torna a pipoca bem mais sequinha e saudável. Ela é capaz de estourar em torno de 60g de pipoca por vez.

E para você ficar ainda mais por dentro do clima do cinema, ainda é possível adquirir baldes de pipoca para você comer no sofá, ou poltrona, sem sujar tudo em volta. Aqui você encontra modelos bem legais como, por exemplo, os que chegam com almofada com suporte para copos, além dos baldes.

Melhores ofertas no Zoom:

Almofada Infantil Balde Pipoca Listra Vermelho Grão de Gente
Almofada Infantil Balde Pipoca Listra Vermelho Grão de Gente
Almofada Infantil Balde Pipoca Listra Vermelho Grão de Gente
Almofada Infantil Balde Pipoca Listra Vermelho Grão de Gente
Almofada Cinema Pipoca - 1 Balde e 2 Copos - Lovely Toys
Almofada Cinema Pipoca - 1 Balde e 2 Copos - Lovely Toys

Manta fleece

Para deixar o clima gostosinho de cinema ainda mais aconchegante, você pode utilizar também uma manta, como a do tipo fleece, por exemplo, para deixar a experiência mais reconfortante, principalmente nos dias mais frios. Com diversas cores e tamanhos, esse tipo de cobertor é uma ótima opção para quem quer se manter quentinho.

Melhores ofertas no Zoom:

Manta Abrasiva Fina
Manta Abrasiva Fina
Manta Abrasiva Fina
Manta Abrasiva Fina
Manta Abrasiva Fina
Manta Abrasiva Fina

Poltrona reclinável

Com o intuito de deixar o ambiente ainda mais confortável, você pode adquirir uma poltrona reclinável, que vai te proporcionar o máximo do conforto. Algumas ainda chegam com tecnologias específicas para massagem.

Melhores ofertas no Zoom:

Miniatura Laser MDF - REF.1596 - Poltrona 2 Lugares
Miniatura Laser MDF - REF.1596 - Poltrona 2 Lugares
Miniatura Laser MDF - REF.1596 - Poltrona 2 Lugares
Miniatura Laser MDF - REF.1596 - Poltrona 2 Lugares
Pé Palito 25cm Amêndoa Rosca Parafuso Puff Sofá Poltrona Cama Box Recamier Mesa
Pé Palito 25cm Amêndoa Rosca Parafuso Puff Sofá Poltrona Cama Box Recamier Mesa

Agora, se o seu intuito é assistir com mais gente, então o ideal é ter um sofá de, no mínimo, dois lugares e que seja retrátil, para ser aberto na hora da sessão de cinema e deixar todos os espectadores confortáveis. Lembrando que, na hora de escolher o sofá, é preciso ficar atento à alguns pontos para que ele atenda às suas necessidades.

Para tirar mais dúvidas e saber escolher o melhor modelo, é só clicar aqui.

Acessórios inteligentes

Smart speakers conseguem conectar comandar diversos aplicativos, como lâmpadas inteligentes, TVs e pipoqueiras elétricas. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Smart speakers conseguem conectar comandar diversos aplicativos, como lâmpadas inteligentes, TVs e pipoqueiras elétricas. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Agora, se você quer mesmo deixar o ambiente com ainda mais clima de cinema, então alguns acessórios inteligentes podem te ajudar, como os smart speakers e as lâmpadas que funcionam através de comando de voz.

Smart speakers

Os smart speakers estão virando febre ultimamente. Afinal, quem é que não conhece a Alexa e a Google Assistente, certo? Esses aparelhos chegam para otimizar as tarefas do dia a dia e te ajudar a se organizar ou, até mesmo, a criar rotinas dentro de casa.

A Alexa, por exemplo, consegue fazer com diversas atividades, como ligar e desligar aparelhos inteligentes, como TVs e pipoqueiras elétricas, por exemplo - é importante lembrar que todos esses precisam também ter suporte à Alexa; falar a previsão do tempo e como está o trânsito na cidade; criar alarmes e até mesmo te contar curiosidades sobre o Brasil e o mundo.

Existem diversos modelos de Echo Dot - como são chamados os smart speakers com Alexa - presentes no mercado, e o último lançamento é a 4ª geração que chega com relógio.

Além da Alexa existe também a Google Assistente, como falamos anteriormente. Ambas funcionam da mesma maneira, e o diferencial fica por conta dos aparelhos que você tem em casa - se eles tiverem suporte à Google Assistente, eles só vão funcionar com o Google Nest Mini, assim como acontece com o Echo Dot.

Lâmpadas inteligentes

Como vimos acima, as assistentes pessoais tanto da Amazon quanto do Google conseguem comandar diversos aparelhos inteligentes, como é o caso das lâmpadas que chegam com suporte à essas assistentes.

Melhores ofertas no Zoom:

Interruptor inteligente, casa inteligente wifi lâmpada led dimmer switch smart life/tuya app 237419281
Interruptor inteligente, casa inteligente wifi lâmpada led dimmer switch smart life/tuya app 237419281
Xiaomi Mijia interruptor de parede 1 gangue de controle duplo para lâmpada inteligente LED lâmpada tradicional Banggood
Xiaomi Mijia interruptor de parede 1 gangue de controle duplo para lâmpada inteligente LED lâmpada tradicional Banggood
Lâmpada Branca inteligente 15W wi-fi - Alexa e Google
Lâmpada Branca inteligente 15W wi-fi - Alexa e Google

A da Positivo, por exemplo, funciona com Alexa e é possível fazer diversas programações de iluminação, para criar diferentes climas no ambiente como, por exemplo: ao assistir filmes e séries, você pode colocar a iluminação bem fraquinha, ou até mesmo em outras cores, como azul, vermelho ou roxo.

Tomadas inteligentes

Bom, se você não tem nenhum aparelho inteligente, mas deseja adquirir um smart speaker para começar a otimizar a casa, então uma boa opção pode ser a tomada inteligente.

Melhores ofertas no Zoom:

MoesHouse Interruptor de parede inteligente com luz WiFi Tomada Botão de saída DE UE Smart Life Tuya sem fio Controle Re Banggood
MoesHouse Interruptor de parede inteligente com luz WiFi Tomada Botão de saída DE UE Smart Life Tuya sem fio Controle Re Banggood
MoesHouse Interruptor de parede inteligente com luz WiFi Tomada Botão de saída DE UE Smart Life Tuya sem fio Controle Re Banggood
MoesHouse Interruptor de parede inteligente com luz WiFi Tomada Botão de saída DE UE Smart Life Tuya sem fio Controle Re Banggood
MoesHouse Interruptor de parede inteligente com luz WiFi Tomada Botão de saída DE UE Smart Life Tuya sem fio Controle Re Banggood
MoesHouse Interruptor de parede inteligente com luz WiFi Tomada Botão de saída DE UE Smart Life Tuya sem fio Controle Re Banggood

Ela funciona da seguinte maneira: você conecta a tomada ao aparelho que deseja transformar em inteligente e encaixa os dois na energia. Depois, é só configurar a tomada no aplicativo da Alexa ou da Google Assistente e começar a comandar os aparelhos. Lembrando que, assim como acontece com as lâmpadas inteligentes, é preciso verificar qual assistente a tomada tem suporte.

Streaming

Não dá para ter todo o ambiente montado, mas não saber onde escolher os filmes, não é mesmo? Por isso, fizemos uma seleção com alguns streamings com conteúdos diversos, para todos os tipos de gostos.

  • Netflix
  • Amazon Prime Video
  • Globoplay
  • Darkflix (para os amantes de filmes de terror)
  • Tubi TV (para quem curte sair da zona de conforto)
  • Disney+

Temos uma seleção completa com diversos aplicativos de streaming. Para conferir, é só clicar aqui.