Zoom indica em TV

Como montar um cinema em casa?

Veja dicas para montar um cinema em casa e assista a filmes com muito mais emoção!

montar cinema em casa
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Poder curtir um filme em uma tela enorme no escurinho realmente tem um gosto todo especial. Ainda mais quando essa sessão pode ser feita em casa, na sua própria sala.

Com a tecnologia disponível atualmente, a ideia de montar um cinema em casa é cada dia mais tentadora; e não basta caprichar somente na hora de comprar sua TV. Confira a seguir algumas dicas sobre como ter a chance de curtir um cinema todos os dias, sem sequer sair de casa.

O que é preciso saber para montar um cinema em casa

Para saber como montar um cinema em casa, vale lembrar que exige planejamento e economia, afinal, nem sempre a sala de casa comporta a instalação de todos os equipamentos necessários para um Home Theater. Além disso, a compra dos itens e a colocação dos mesmos costumam custar uma boa grana. Portanto, antes de sair às compras, convém pesquisar muito bem o valor e a qualidade dos equipamentos e instalações.

TVs de Plasma para sua sala

Confira tudo o que precisa ser levado em conta na hora de montar seu cine particular:

- A distância entre o sofá e a tela do televisor deve ser de, no mínimo, 2 metros para que ninguém fique com a vista cansada;

- Se você pretende colocar uma TV de 42 polegadas, o tamanho da sala ideal é de, pelo menos, uns 20 metros quadrados;

- A TV de Plasma é uma boa opção e também com ótimo custo/benefício, pois é a tecnologia mais adequada para ambientes escuros;

- Resolução de tela é fundamental para montar cinema em casa. Escolha uma TV Full HD;

- Tenha um bom aparelho de Blu-Ray Player para garantir melhor qualidade nas transmissões de som e imagem;

- Caso você tenha um bom dinheiro disponível, pode investir em uma TV 3D e um leitor de Blu-Ray 3D para montar sua sala de cinema.

Seu cinema em casa precisa de som com qualidade

Para que o som fique igualzinho ao da sala do cinema, é importante caprichar na instalação para o áudio. No mercado, temos modelos de Home Theater com até 7 saídas de áudio. Mas, com o famoso sistema 5.1 ou 6.1 já se consegue um excelente resultado.

Normalmente, temos duas caixas frontais, duas traseiras para os efeitos surround, uma central e o subwoofer para sons em baixa frequência.

Decoração também é importante para montar um cinema em casa

Além destes equipamentos, é legal investir também na decoração do local. Para que a luz natural não corte o clima, você pode adquirir cortinas com blecaute, que isolam completamente a entrada da luz externa. Outra dica é projetar luminárias viradas para a parede para dar aquele ar mais aconchegante. E se a sua sala tem piso frio, a dica é optar por pufes ou tapetes bem felpudos.

Tudo pronto para montar um cinema na sua casa? Só não se esqueça de preparar a pipoca!

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em tv