Confira como saber se a TV é 4K
Descubra como saber se a sua smart TV traz realmente a resolução 4K fazendo o teste do subpixel branco

Na hora de trocar as TVs, uma dúvida constante é na hora de escolher qual modelo comprar e, na busca por uma melhor qualidade de imagem, os aparelhos 4K ganham espaço e preferência. Mas como saber se você está fazendo a escolha certa?
Essa confirmação da qualidade da TV depende de alguns fatores que é necessário analisar. O mais importante deles é como é a formada a organização dos subpixels, que devem possuir a estrutura no padrão RGB – que utiliza somente as cores vermelho, verde e azul para montar todas as cenas.

No entanto, alguns fabricantes de televisores, no intuito de reduzir o custo de produção das telas, utilizam um outro tipo de organização de subpixels, o RGBW.
Isso significa que, além dos pixels das cores vermelho, verde e azul, temos também a presença dos brancos que, embora não sejam vistos a olho nu, prejudicam a fidelidade das cores e, consequentemente, a qualidade da imagem.

Como fazer o teste do subpixel?
Para testar se sua smart tv possui o padrão correto é bem simples. Para realizarmos o passo a passo a seguir, utilizamos a TV LG UJ6565 e um iPhone XR.
- Abra uma imagem branca na televisão, como mostra a imagem abaixo - você pode procurar no Google (dentro do navegador da smart TV);
- Aponte o celular para a tela - lembre-se de ajustar o foco e colocar a câmera no máximo do zoom e bem perto do display;
- Tire uma foto da imagem do televisor quando a tela aparecer os pixels, como mostra a imagem abaixo;

Caso você veja os subpixels brancos junto aos com coloração vermelha, verde e azul, então isso quer você que a sua TV não pode ser considerada 4K puro.
Além dos pixels, a TV para ser UHD precisa vir com alguns atributos
De acordo com a Consumer Technology Association (CTA), além do painel RGB, a TV precisa ter outros atributos de performance para ser considerada como 4K UHD (Ultra High-Definition), sendo eles:
- Resolução do display: 3840 x 2160 pixels;
- Proporção: deve ser de 16:9 ou mais ampla;
- É necessário fazer upscaling para o 4K UHD;
- É preciso ter, pelo menos, uma entrada HDMI 2.1 (que suporta reprodução em 4K);
- É capaz de receber conteúdos 4K via Wi-Fi ou outro tipo de conexão.
Ou seja, se a TV conter todos esses atributos, então ela é considerada uma TV 4K UHD verdadeira.
Leia também: