Página do Google Play Filmes aberta em uma TV instalada na parede.

Google Play Filmes: o que é e como assistir na TV?

Confira o passo a passo para instalar o Google Play Filmes em qualquer tipo de TV

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

As plataformas de streaming estão em alta e vêm ganhando cada vez mais a audiência do público. Se você gosta de assistir filmes clássicos ou lançamentos em alta qualidade no conforto da sua casa, o Google Play Filmes pode ser uma boa aposta para você.

O que é o Google Play Filmes?

Google Play Filmes e TV aberto na Play Store de um celular Android.
O Play Filmes traz um catálogo completo, com filmes que ficam de fora de diversos serviços de streaming. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Desenvolvido há mais de 2 anos, o aplicativo Play Filmes do Google é gratuito e tem em seu catálogo inúmeros filmes e programas de televisão. Entretanto, grande parte do conteúdo é pago. A compra ou aluguel do conteúdo por 24 horas pode ser feita apenas através do app Google Play. Após realizar a compra, ao acessar o Google Play Filmes o seu conteúdo já estará disponível.

Com o Google Play Filmes e TV é possível avançar ou retroceder um conteúdo, assistir o filme ou programa que você começou em outro dispositivo a partir do momento de pausa, configurar áudio e legendas, além de poder baixar o conteúdo e assistir no modo off-line.

Você sabe o que é streaming? Confira a matéria e entenda

TVs compatíveis com o Google Play

Muito conhecido atualmente, o Android é o sistema operacional do Google para as TVs. Os televisores que possuem esse sistema têm como vantagem a integração com o Google Assistente, o que permite controlar a TV através de comando de voz. E além disso, é muito comum o aplicativo do Google Play já vir instalado.

Entretanto, para quem não sabe, o app Google Play Filmes e TV foi descontinuado em algumas TVs, como Samsung e LG desde o dia 15 de abril de 2021. A distribuição do conteúdo da plataforma passou a ser ofertado no YouTube desde junho.

Se você está em busca de uma TV que tenha o aplicativo, você pode optar por TVs que ainda contam com o Android. Confira abaixo algumas delas:

TCL

As linhas da TCL a partir de 2019, como os modelos TCL P8M e TCL S6500, ainda apresentam o sistema Android e possuem um bom custo-benefício. O primeiro se destaca pela imagem com resolução 4K e HDR na tela de 50 polegadas, navegação por voz no controle remoto, inteligência artificial, conexão Bluetooth, Chromecast integrado e Google Assistente. Enquanto o segundo, apresenta todas as funções da PM8, mas está disponível no tamanho de 32 polegadas e tem definição HD.

Semp

A Semp, que desde 2016 pertence ao grupo TCL, também tem modelos (mais antigos, claro) com sistema operacional Android, como a Semp HDR 32S5300 e a Semp Full HDR 43S5300. O primeiro modelo se destaca por ser HDR, possuir conexão Bluetooth, assistente pessoal e controle com comando de voz. Já o segundo, além de ser HDR e ter Bluetooth, possui conversor digital integrado e interativo.

Panasonic

A marca japonesa Panasonic tem como destaque com sistema Android, os modelos TC-50HX550B e a TC-55HX550B. Ambos se destacam por ter Bluetooth, HDR, controle com comando de voz e Google Assistente.

Philco

Duas opções da Philco com sistema Android e compatibilidade com o Google Play Filmes são os modelos PTV50G71AGBLS e PTV58G71AGBLS. Apesar de serem modelos mais simples e não apresentarem inteligência artificial e comandos por voz, eles possuem preços acessíveis, ótimos tamanhos e resolução 4K.

Quer conferir mais modelos? Confira o artigo que preparamos com os melhores modelos de TV com sistema Android

Como assistir filmes no Google Play em TVs incompatíveis ou mais antigas?

Quer assistir Google Play Filmes, mas sua TV é antiga ou não é mais compatível com o app? Não desanime, nós trouxemos algumas soluções!

Mi Box S

A Mi Box S é uma opção de TV box completa, que traz recursos de uma smart TV com resolução 4K e boa compatibilidade com diversos aplicativos. Da marca chinesa Xiaomi, o modelo tem sistema Android TV e Chromecast integrado. Seu controle remoto é minimalista, mas traz botões de rápido acesso à Netflix e ao Prime Video, além de suporte ao Google Assistente.

Mi TV Stick

Outra solução também da Xiaomi é a TV box Mi TV Stick. Esse modelo tem sistema Android TV 9.0 e Chromecast integrado. Além disso, o controle remoto Bluetooth possui a função de comando por sistema de voz através do Google Assistente. Sua resolução é full HD e a compatibilidade com aplicativos é grande.

Confira os melhores modelos de TV box com sistema Android

Chromecast

Um dos dispositivos mais procurados para transformar qualquer TV em Smart é o Chromecast. Além de ter um valor acessível, o aparelho é compacto e versátil, pois pode ser conectado a qualquer TV com entrada HDMI. Sua resolução é full HD, com alta resolução e detalhes nas imagens, e sua compatibilidade com aplicativos é imensa, de plataformas de streaming a aplicativos de foto, áudio, notícias ou jogos.

Se você não quer gastar dinheiro com um Chromecast, uma opção é transmitir a tela do celular para a TV. Você pode também espelhar a tela do seu smartphone Android direto para a sua telona Samsung. Ou espelhar a tela do iPhone para a TV Samsung, confira o passo a passo!

Confira o tutorial sobre como conectar o celular na TV LG

Google Play Filmes e TV: como alugar os conteúdos

Se você quer aprender a alugar os conteúdos do Google Play Filmes, você chegou ao lugar certo. Antes de tudo é importante lembrar que todo filme ou programa de TV precisa ser alugado através do aplicativo Google Play, direto do seu smartphone ou tablet.

Passo 1. Abra o aplicativo da Play Store no seu celular e escolha a opção Filmes e TV na parte inferior.

Passo 2. Procure o conteúdo que você quer ver no catálogo, confira o valor e selecione para alugar.

Passo 3. Feito o pagamento do aluguel, o conteúdo estará automaticamente disponível na sua lista de reprodução no Google Play Filmes e TV.

Passo 4. Agora, acesse o seu aplicativo direto da sua TV e dê o play no conteúdo de sua preferência.

Não esqueça que o conteúdo fica disponível por apenas 48h.

Cupom no Google Play Filmes

Se você acha que acabou por aí, está enganado! A Google Play Filmes faz de tempos em tempos promoções no aluguel de filmes e programas de TV, que variam entre R$3,90 e R$6,90.

Para obter o cupom, você precisa acessar a sua conta no aplicativo Google Play e clicar na aba “recompensas”. Lembre-se que esse cupom só poderá ser aplicado em um resgate de filme por usuário.

Não esqueça de ficar sempre de olho para conferir as novidades de promoções!