Zoom indica em TV

LG B8 vs LG B9: qual smart TV OLED vence esse duelo?

As smart TVs OLED 4K da LG são cheias de tecnologia, conectividade e muita qualidade de imagem.

TV
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

As linhas de smart TVs LG B8 ou LG B9 são duas das mais conhecidas do mercado brasileiro no segmento OLED. Quem está fazendo pesquisas para a compra de um novo aparelho, certamente vai se deparar com TVs com esse tipo de tela.

Saiba mais: O que é TV OLED e qual a diferença entre LED e OLED?

Ambas são aparelhos com ótimo contraste, brilho e ângulo de visão, mas por serem lançadas em anos diferentes, contam com algumas diferenças nas especificações de tela, áudio, recursos, desempenho e, claro, o preço.

Mas afinal, qual é a melhor opção de investimento do seu dinheiro? Confira o comparativo completo e descubra o aparelho perfeito para você!

LG B8LG B8LG B9LG B9
Tela
OLED de 55 a 65 polegadas (com resolução 4K) OLED de 55 a 65 polegadas (com resolução 4K)
Frequência
120 Hz 120 Hz
Design
Ultrafino com Modo Galeria Ultrafino com Modo Galeria
Áudio
DTS HD 20 W Dolby Atmos 40W
Bluetooth
Sim Sim
Comando de voz
Sim Sim
Espelhamento de tela
Sim Sim
Wi-fi integrado
Sim Sim
HDMI
4 4
USB
3 3
Ethernet
Sim Sim
AV
Sim Sim
Consumo
477W Não informado
Dimensões (65” com a base)
1449 x 901 x 320 Não informado
Peso (65” com a base)
22,98Kg Não informado
Ver ofertas Ver ofertas

Controle de voz e processadores poderosos

Para início de conversa, a linha B9 (lançada em 2019) é uma espécie de sucessora da linha B8 (de 2018), então é claro que ela possui alguns recursos mais modernos.

As duas séries contam com a tecnologia de Inteligência Artificial ThinQ AI da LG. Isso significa facilidade para comandos de voz (inclusive em português), realizar pesquisas, acessar apps e navegando pela internet. A funcionalidade é possível graças aos processadores, e aí está a primeira diferença.

As smart TVs LG B8 têm o processador Alpha 7, uma tecnologia exclusiva da fabricante sul-coreana que promete aprimoramento das cores e detalhes de imagens mais vivos, além, é claro, dos recursos de inteligência artificial.

Já a linha LG B9 tem um chip mais novo, o Alpha 7 de segunda geração. Ou seja, faz tudo o que a geração antiga se propõe e ainda tem melhor otimização de ruído de imagem, gerando detalhes ainda mais bem finalizados e mais nitidez.

Som imersivo e navegação facilitada

Outra vantagem do sistema mais moderno da LG B9 é o recurso de análise da fonte de áudio para otimizar o som conforme o tipo de conteúdo. A TV converte o som de 2.0 canais em virtual surround sound de 5.1 canais.

Enquanto a linha mais antiga tem um sistema de som 20W, a mais nova conta com o Dolby Atmos de 40W, mais moderno e potente.

O sistema operacional em ambas é o webOs (4.0 na B8 e 4.5 na B9) desenvolvido pela LG. É um sistema com a navegação muito funcional e intuitiva e não deve ser problema nem para usuários de primeira viagem.

Netflix, Youtube e Amazon são alguns dos aplicativos que já estão nas TVs desde que elas saem de suas caixas.

Telas grandes com várias tecnologias

Claro, quem compra uma TV com tela OLED quer muita qualidade de imagem e essa é mais uma vantagem oferecida pela alta capacidade dos processadores das linhas B8 e B9 da LG.

Em questão de milésimos de segundos a smart TV consegue fazer a análise do conteúdo que está sendo exibido na tela, reconhecer a qualidade das imagens, fazer um processamento baseada na análise dos dados e oferecer imagens otimizadas. Ou seja, mesmo imagens captadas em tecnologias inferiores são melhoradas para o 4K.

A linha OLED da LG também promete o preto puro, gerando um contraste infinito, cores mais profundas e detalhes e texturas com qualidade cinematográfica.

Tecnologias como o LG 4K Cinema HDR (que suporta a maioria dos formatos HDR), o Dolby Vision, o Advanced HDR, o HDR10 Pro e o HLG Pro completam o pacote de ferramentas de aprimoramento de imagens das TVs na linha B8. O resultado é uma experiência visual realmente muito rica.

A linha B9 vai além e também oferece o Deep Learning, um recurso que a partir de um sensor, detecta a luz do ambiente e otimiza automaticamente o brilho na imagem, seja qual for a iluminação do ambiente.

Os tamanhos de telas são exatamente os mesmos. Aqui no Zoom você pode conferir os modelos de 55 e 65 polegadas da série B8 e também as TV de 55 e 65 polegadas da linha B9.

LG B8 vs LG B9Modo Galeria transforma a TV em uma peça de decoração para o ambiente / Divulgação: LG

Design minimalista e Modo Galeria

Em ambas as linhas são ultrafinas, ajudando a criar uma experiência de imersão para filmes, séries e games. O design é bem minimalista e ajuda a compor bem qualquer decoração.

Outra similaridade é o Modo Galeria, no qual a TV exibe imagens, como se fosse um quadro. Na série B8 as imagens são de quadros, fotos e músicas que são atualizadas sazonalmente.

A linha B9 também tem quadros e fotos de artistas renomados, mas traz também imagens de destinos turísticos que são atualizadas eventualmente pelo TripAdvisor, um dos principais sites de viagens do mundo.

Alta conectividade e entradas para todos os gostos

Uma Smart TV precisa hoje estar conectada à internet, então é claro que os modelos em questão contam com o Wi-Fi integrado.

Além disso, o aparelho precisa estar preparado para se conectar ao mesmo tempo com um decodificador de TV a cabo, um ou mais consoles de videogame, computador e muito mais dependendo do perfil de cada usuário.

Outro ponto importante é a conexão Bluetooth, presente tanto na B8 quanto na B9, sendo muito útil para conectar dispositivos sem fio como uma soundbar ou um fone de ouvido, por exemplo.

Por isso, o número de entradas deve ser considerado antes de qualquer compra. Neste ponto, há um empate entre as TVs da LG. Cada uma tem:

  • 4 entradas HDMI (na linha B9, as entradas são HDMI 2.1)
  • 3 entradas USB
  • 1 entrada Vídeo Componente
  • 1 entrada áudio/vídeo
  • 1 entrada RF para TV a cabo
  • 1 entrada RF para TV digital
  • 1 LAN pra ligação de internet por cabo
  • 1 saída digital óptica

LG B8 vs LG B9A linha LG B9 é a vencedora do comparativo, porém são mais caras / Divulgação: LG

Qual smart TV 4K OLED vale a pena comprar: LG B8 ou LG B9?

Não há dúvidas neste veredito: a TV LG B9 é a melhor compra neste comparativo. Suas versões, tanto a de 55 quanto a de 65 polegadas, tem tecnologias mais modernas em todos os quesitos analisados.

Isso porque o sistema operacional da B9 é mais recente que o da B8 e o processador ganhou uma nova versão atualizada ainda mais poderosa. Além disso, o sistema de som conta com mais canais (2.0 conta 2.2) e dobro de potência (20W contra 40W).

No entanto, essas tecnologias mais modernas têm um preço e por isso ela é uma linha mais cara. Quem está com o orçamento um pouco mais apertado pode optar pela linha LG B8 com toda a segurança, já que no design (ultrafino) e tela (OLED) os dois modelos apresentam alta qualidade.

Compare os preços da LG B8 e B9:

Veja também a versão de 55 polegadas.

Veja também a versão de 55 polegadas.

 

Leia também:

Conheça o nosso canal no YouTube:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em tv