LG LK615BPSB vs Samsung J4290: qual a melhor TV de 32 polegadas?

Modelos têm recursos parecidos, mas apenas uma Smart TV vence o duelo.

LG LK615BPSB vs Samsung J4290: qual a melhor TV de 32 polegadas?
Ricardo BergherEditor(a)

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

A Smart TV possibilita realizar streaming de jogos online, filmes e séries, ouvir músicas, acessar as redes sociais e uma série de conteúdos e aplicativos interessantes para que você possa se manter conectado com o que há de mais atual e divertido.

Mas se você acha que tanta tecnologia pode ser demais para o seu bolso, não se preocupe, pois as TVs de 32 polegadas, apesar de básicas, oferecem bons recursos e são capazes de suprir suas necessidades por um preço acessível e de maneira satisfatória.

Nós aqui do Zoom vamos te ajudar a tomar a melhor decisão analisando os principais aspectos e funções de cada aparelho. Vamos lá?

a partir de:R$ 1.029,07

Produto indisponível

Tela
LED de 32 polegadas com resolução HD
LED de 32 polegadas com resolução HD
Frequência
60 Hz
60 Hz
Design
Semi Slim
Bordas finas e acabamentos em metal
Áudio
Dolby Digital Plus 10 W
Virtual Surround Plus 10 W
Bluetooth
Não
Não
Comando de voz
Não
Não
Espelhamento de tela
Sim
Sim
Wi-fi integrado
Sim
Sim
HDMI
2
3
USB
1
2
Ethernet
Sim
Sim
AV
Sim
Sim
Consumo
48 W
48 W
Dimensões
7374 x 4654 x 1505 mm (com suporte)
742 x 472 x 180 mm (com base)
Peso
3,80 kg
5,15 kg
Ofertas
Ver preços
Produto indisponível

Tela de 32 polegadas e recursos básicos

Ambas as TVs Samsung J4290 e LG LK615BPSB têm 32 polegadas, esse tamanho é indicado para pequenos ambientes. Os dois modelos possuem tela LED com resolução HD 1366x768 pixels.

Preparadas para receber o sinal digital, a LG dispõe de conversor digital e a Samsung traz conversor digital integrado e interativo (DTVi), que permite interagir com a programação da TV aberta, se o canal oferecer essa opção.

Outra funcionalidade interessante que encontramos na LG é o Time Machine, que possibilita gravar a programação, mas somente de canais abertos.

Você pode agendar a hora de início e término da gravação daquele programa que você não pode perder por nada e armazená-lo num pen drive ou HD externo para assistir mais tarde. A Samsung não oferece esse recurso.

O televisor da LG utiliza a conexão Miracast que executa a transmissão direta de áudio, fotos, vídeos e jogos dos dispositivos móveis (notebook, smartphone, tablet) diretamente para a TV, sem a necessidade de fios ou roteador. O seu aparelho celular deve ser compatível com essa tecnologia e embora muitas marcas oferecem suporte para essa função, sempre é bom consultar o fabricante antes de comprar a produto.

Esse recurso de espelhamento, também está disponível na Samsung, que faz parte do acordo DLNA (Digital Living Network Alliance), e da mesma forma realiza a sincronização de conteúdo entre dois dispositivos diferentes sem a necessidade de cabos, mas nesse caso existe a condição de que os dispositivos utilizem a mesma rede sem fio. Os aparelhos do mesmo modo precisam ser compatíveis para usar essa função.

A J4290 tem o sistema operacional Tizen e a LK615BPSB utiliza webOS 4.0. As duas plataformas são fáceis de navegar e são bastante intuitivas. Os aplicativos Netflix e YouTube já vêm instalados nos dois aparelhos.

A Smart TV 32LK615BPSB tem interface amigável e fácil de navegar / Divulgação: LG
A Smart TV 32LK615BPSB tem interface amigável e fácil de navegar / Divulgação: LG

Boa performance e agradável experiência audiovisual

A J4290 dispõe da tecnologia Wide Color Enhance e oferece uma imagem de alta resolução e qualidade, garantindo uma paisagem mais limpa e colorida, com um bom contraste, rica em detalhes e bem definida.

Do outro lado temos a Dynamic Color, da LK615BPSB, que reproduz a imagem em uma resolução melhor do que a original, sem perder a naturalidade, tornando as cores mais vivas e intensas.

Além disso, traz um recurso excelente e raro de se encontrar em TVs mais baratas - o Active HDR (High Dynamic Range), que otimiza o nível de cor e exibe um cenário com aparência mais realista. Seu processador quad core confere mais estabilidade e nitidez as imagens reduzindo ruídos.

Os dois televisores têm 60 Hz de frequência, ou seja, desempenham muito bem a tarefa de transmitir cenas em movimento, sem borrões, com um bom tempo de resposta.

No quesito áudio, o som de ambos os aparelhos não é um dos mais potentes, mas está dentro do esperado para uma televisão de 32 polegadas. Tanto o Virtual Surround Plus 10 W da LG quanto o Dolby Digital Plus 10 W da Samsung atendem bem nesse aspecto.

Conteúdo de qualidade inferior exibido em alta resolução com HDR Ativo / Divulgação: LG
Conteúdo de qualidade inferior exibido em alta resolução com HDR Ativo / Divulgação: LG

Design, economia e conectividade

A LED da Samsung apresenta um visual sóbrio e bonito com as seguintes dimensões: 73,7 cm de largura, 43,8 cm de altura e 7,4 cm de profundidade, sem o suporte. Essa semi slim é mais leve e tem as bordas uma pouco mais finas do que as da sua concorrente.

A LG conta com acabamentos em metal e laterais de espessura discreta, o aparelho possui largura de 74,2 cm, altura de 44,5 cm e profundidade de 8,6 cm, sem a base.

No que diz respeito a economia, o baixo consumo de energia é um ponto positivo nos dois aparelhos, que conquistaram classificação A do Selo Procel.

Já em termos de conexões, a TV inteligente da Samsung conta com 2 entradas HDMI e 1 porta USB, enquanto a LG tem 3 entradas HDMI e 2 portas USB, o que a torna mais funcional.

Os dois modelos dispõem de uma entrada Ethernet (LAN), que também é mais uma opção de se conectar à rede, no entanto, através do cabo de um modem ou roteador. Vale lembrar que para acessar o ambiente online é preciso ter um plano de internet.

A TV J4290 é uma semi slim que exibe bordas finas / Divulgação: Samsung
A TV J4290 é uma semi slim que exibe bordas finas / Divulgação: Samsung

Qual Smart TV 32" vale mais a pena comprar?

Na análise geral, vimos que as duas TVs possuem recursos básicos e parecidos, são fáceis de manusear e atendem bem quem deseja adquirir uma TV com Wi-Fi integrado, de tamanho menor e com preço mais em conta. Ambas apresentam um bom desempenho.

Entretanto, no balanço geral, a LG 32LK615BPSB saiu na frente da rival Samsung 32J4290 por trazer o recurso de imagem HDR Ativo, que é difícil de ser encontrado em televisões mais simples e, também por oferecer um número maior de conexões de entrada, além de ainda disponibilizar a opção de gravar programas.

Portanto, esses atributos fazem da LK615BPSB a melhor opção nesse comparativo!

Compare os preços da e LG 32LK615BPSB:

Leia também:

Conheça o nosso canal no YouTube: