Zoom indica em TV

O que é DLNA?

Saiba o que é DLNA e tenha em casa a integração entre vários aparelhos, sem precisar usar fios!

O que é DLNA
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Não há dúvidas de que, nos últimos anos, a tecnologia avançou bastante. E apesar de muitos recursos que chegaram, inclusive nos televisores, agradando montão de gente, os produtos eletrônicos nos deixam sempre com aquela vontade de poder fazer algo mais.

Afinal, se já podemos transferir imagens do celular ou câmera digital para o notebook, e se já podemos transferir as imagens do notebook para uma TV via cabo, por que não deixar essa transferência de conteúdos ainda mais prática, sem precisar usar fios? Mas será que isso é possível? Sim, é possível, graças à tecnologia DLNA. E aqui você vai saber o que é DLNA e conhecer todas as suas vantagens.

Entenda o que é DLNA

A possibilidade de trazer mais um recurso inovador para dentro de casa é possível com a tecnologia DLNA – Digital Living Network Alliance – um acordo feito por diversas empresas que padroniza as conexões entre os mais variados aparelhos eletrônicos, de diferentes marcas, sem a necessidade de fios.

Preços | Televisores com DLNA

Para se ter uma ideia do alcance disso, veja algumas das tarefas que você pode realizar conectando um equipamento a uma TV com DLNA:

  • Exibir suas fotos armazenadas na câmera digital para toda a família assistir;
  • Fazer apresentações com textos e imagens no notebook e visualizar na tela maior da TV;
  • Assistir a vídeos do computador em alta qualidade;
  • Usar como apoio na apresentação de projetos;
  • Jogar seus games favoritos.

Com todos esses diferenciais, dizer o que é DLNA, de um modo geral, é dizer que essa tecnologia serve como um "encurtador", eliminando a necessidade de cabos. Em alguns casos, pode até substituir o controle remoto da TV por um smartphone para realizar algumas funções, desde que o smartphone seja compatível.

E muitos produtos também contam com DLNA?

Sim, há uma boa variedade de aparelhos que você pode encontrar a tecnologia DLNA. Além das TVs, você também pode encontrar em computadores, notebooks, celulares, câmeras digitais, tablets, impressoras, Blu-Ray Players, videogames, entre outros.

E aqui vai uma dica: na hora da compra, fique de olho nas especificações do produto e observe se ele conta com o selo da tecnologia DLNA, tá?

Para aproveitar a tecnologia DLNA

Para você usar e curtir toda a interatividade que essa tecnologia oferece, os aparelhos com DLNA precisam estar conectados a uma rede Wireless, pois é somente por meio do sinal Wi-Fi que a comunicação entre eles acontece. Ou seja: não adianta apenas comprar uma TV com a tecnologia e ter um celular compatível para usá-la. Você precisa também ter uma rede de internet sem fio em casa.

Pronto para escolher sua TV com DLNA?

Agora que você já sabe o que é DLNA e toda sua praticidade, pode escolher seu modelo de TV com DLNA aqui no Zoom.

Com essa tecnologia dentro da sua casa, você vai ter muito mais praticidade. Assim você pode transferir suas fotos do celular, passar uma apresentação do notebook... tudo isso para tela da sua TV, e sem precisar usar fios! Só não se esqueça de que os produtos também precisam ser compatíveis e, claro, ter em casa uma rede sem fio, para aproveitar ao máximo a integração entre diferentes aparelhos.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em tv