Logo Zoom
Logo Zoom

Na hora de comprar uma nova TV, há muitos pontos para você levar em consideração, principalmente com a quantidade de modelos que os fabricantes oferecem.

O tamanho da tela e os recursos que elas possuem são apenas alguns dos exemplos que fazem a diferença no momento da compra.

Mas, tem ainda um ponto fundamental para quem está de olho na economia: qual televisor gasta menos energia: uma TV de Plasma, uma TV LED ou uma televisão com tela LCD?

Hoje, esses são os principais tipos de tecnologia de televisão, e mais recentemente ainda apareceu a tela OLED, que você também vai poder conhecer melhor por aqui.

Com todas essas tecnologias, seja uma TV LED, LCD ou de Plasma, o fator determinante para saber se uma televisão consome muita energia ou não diz respeito ao tipo de iluminação que a tela usa. Confira mais detalhes:

Será a TV de Plasma o modelo mais econômico?

Se você está pensando em investir em uma TV de Plasma, vale destacar que não, ela não é a mais econômica. A tela de Plasma possui telas divididas em milhões de células, iluminadas individualmente. Quando acesas, trabalham em conjunto e ajudam a exibir a imagem que você vê na tela. Como as células precisam ser iluminadas individualmente, o televisor precisa de muita energia.

Então será que vale a pena comprar uma televisão LCD?

Pode valer a pena, sim, caso você compare a TV LCD com o modelo de Plasma. A tecnologia LCD conta com um sistema de iluminação fluorescente inteiriço, que fica posicionado atrás da tela. Consome, assim, menos energia do que as TVs de Plasma, mas ainda não é o modelo mais econômico no gasto de energia.

De olho na economia? Invista na TV LED

Já a TV LED nada mais é do que TV de LCD, só que iluminada por trás por lâmpadas de LED, uma tecnologia recente de iluminação eficiente e brilhante. As lâmpadas LED consomem menos energia do que as lâmpadas fluorescentes. Desta maneira, são mais econômicas do que as de LCD.

Conheça ainda a tela da TV OLED

Modelo mais moderno, a TV OLED não necessita da iluminação traseira. Essa tecnologia emite luz própria, sem usar lâmpadas na emissão de luz. Com isso, você tem imagens nítidas e com bom brilho. Já que não usa a iluminação traseira, a tela é bem fina e, claro, vai consumir menos energia do que uma TV LCD ou mesmo a TV LED.

Consumo de energia além do tipo da tela do televisor

Vale lembrar que quanto maior a tela, maior o consumo. Não adianta comparar o consumo de uma TV de Plasma 50" com uma TV LCD 32", por exemplo. O certo seria comparar o consumo de uma TV de Plasma, LCD e LED de um mesmo tamanho.

A melhor alternativa para economia de energia entre os televisores fica então com a TV LED e, mais recentemente, com a TV OLED, que ainda é encontrada em poucos modelos de televisões.

Ao comprar uma TV LED, de quebra você ainda leva para casa um televisor mais fino e mais moderno do que uma TV LCD ou Plasma. Mas, infelizmente, muitos desses modelos vão precisar de um investimento maior. Contudo, a diferença que a TV LED faz na conta de luz a longo prazo é algo a se considerar. Para você entender melhor, confira esta tabela:

* Métrica: TV ligada 5 horas por dia, 30 dias por mês. Valor médio do KWh: R$0,31


O Zoom fez um cálculo médio, tendo como referência dados da ANEEL (Agência Nacional de Eletricidade). Vale lembrar que esse valor pode mudar de acordo com a sua região. Para você não ter dúvidas e calcular o consumo de energia da sua TV, entenda como o cálculo pode ser feito:

(horas de uso no mês) x (potência do produto em watts) / 1000 = consumo em KWh no mês

O próximo passo é multiplicar esse resultado pelo KWh que estiver registrado na sua conta de luz.