Samsung Q70 vs LG SM8600: qual Smart TV 4K vale a pena?

Fabricantes apostam em imagem de alta definição e recursos inteligentes

Samsung Q70 vs LG SM8600: qual Smart TV 4K vale a pena?
Ricardo BergherEditor(a)

Publicado e atualizado 7 min. de leitura.

Quem está procurando por uma Smart TV 4K equipada com os mais modernos recursos de som e imagem, e que ainda ofereça bom custo-benefício, deve ficar de olho nesses dois potentes modelos que analisamos.

De um lado temos a QLED Q70 da Samsung e do outro a NanoCell SM8600 da LG.

Ambos os aparelhos têm funções parecidas e tecnologias atuais. Mas já podemos adiantar que a smart TV Samsung QLED Q70 é quem ganha essa batalha por trazer tela de alta definição e um conjunto melhor de tecnologias. E, por isso, ela acaba sendo um modelo um pouco mais caro que a LG SM8600, já que é considerada um aparelho top de linha.

Quer entender com calma e melhor cada ponto? Então confira o nosso comparativo de ficha técnica abaixo! Olha só:

Leia também:

a partir de:R$ 3.879,03

a partir de:R$ 3.199,00

Tela
QLED VA LCD de 55" e 65" (com resolução 4K)
NanoCell IPS LCD de 55" e 65" (com resolução
Frequência
120 Hz nativos (240 Hz com processador de imagens)
120 Hz nativos
Design
Bordas ultrafinas, pés laterais e organizador de cabos
Bordas ultrafinas, base em forma de arco
Áudio
Dolby Digital Plus 40 W 2.1 Canais
Dolby Atmos Ultra Surround 20 W 2.0 Canais
Bluetooth
Sim
Sim
Comando de voz
Sim
Sim
Espelhamento de tela
Sim
Sim
Wi-fi integrado
Sim
Sim
HDMI
4
4
USB
2
3
Ethernet
Sim
Sim
AV
1
1
Consumo
205 W
165 W
Dimensões
1230,6 x 780,2 x 248,3 mm (55")
1231 x 784 x 264 mm (55")
Peso
18,5 kg (55")
18,7 kg (55")
Ofertas
Ver preçosVer preços

Q70 ganha quando o assunto é alta definição

Começamos nossa batalha com um dos pontos mais importantes na hora de escolher uma televisão: a tela. Quanto mais tecnologias e maior a resolução, melhor será a sua experiência ao curtir seus programas favoritos.

Nesse quesito, tanto a Samsung quanto a LG disponibilizam seus televisores com resolução 4K, conhecida já ultimamente no mercado, e oferecem dois tamanhos de tela: 55 e 65 polegadas.

Com relação às tecnologias da tela, podemos dizer que as duas marcas apostaram em deixar a experiência mais próxima da realidade. A Samsung chega com a QLED, tecnologia dos pontos quânticos, enquanto a LG vem com a NanoCell, e ambas se propõem a entregar um alto grau de realismo e maior fidelidade às cores.

Pelo fato de a Q70 chegar com painel tipo VA, seu contraste é superior ao de sua concorrente e promete entregar 100% do volume de cores, independente do brilho que as imagens foram gravadas ou reproduzidas. E para reforçar mais ainda o nível dos tons escuros, essa TV tem função Direct Full Array 4x, o que a torna mais competente nesse quesito. Outro destaque é seu painel com 10 anos de garantia contra o efeito burn-in (manchas na tela).

Contraste da Q70 retrata tons escuros com mais precisão / Divulgação: Samsung
Contraste da Q70 retrata tons escuros com mais precisão / Divulgação: Samsung

O display IPS utilizado por sua rival SM8600 não reproduz o preto com muita acurácia, em contrapartida, garante melhor ângulo de visão e as cores são mais vivas e naturais. É um aparelho mais indicado para cômodos com mais espaço e iluminação.

As duas TVs suportam os formatos HDR10 e HLG, além disso, a Q70 é compatível com HDR10+ e a SM8600 traz o Dolby Vision.

TV NanoCell reproduz cenários com cores mais ricas e naturais / Divulgação: LG
TV NanoCell reproduz cenários com cores mais ricas e naturais / Divulgação: LG

Q70 chega com um sistema de som potente, de 40W

O sistema sonoro da smart TV Samsung é mais potente do que o de sua rival. São 40 watts de 2.1 canais, enquanto a SM8600 oferece 20 watts de 2.0 canais, que pode ser calibrado para 5.1 canais, com auxílio de seu processador de som e imagem Alpha 7 de segunda geração.

A capacidade de áudio da TV LG está dentro da média do mercado, mas se você quiser ampliar a potência sonora terá que recorrer a uma soundbar. As fabricantes garantem um som de qualidade, no entanto, a QLED sai na frente pelo volume superior.

Design minimalista chama a atenção tanto na Q70 quanto na SM8600

Ambas smart TVs capricharam no acabamento e optaram por um visual mais clean e sofisticado. A smart TV LG apresenta moldura ultrafina, quase sem bordas, base em forma de arco e uma canaleta para alinhar os fios na parte traseira.

A Q70 também optou por um painel com medidas mais sutis, bordas infinitas por todas suas laterais, além de trazer quatro canaletas para ocultar os cabos e deixar o ambiente mais organizado. Seus suportes laterais são em formato de V.

Q70 tem bordas ultrafinas e base lateral em formato de V / Divulgação: Samsung
Q70 tem bordas ultrafinas e base lateral em formato de V / Divulgação: Samsung

Comando de voz e inteligência artificial são destaques da Q70 e SM8600

As fabricantes apostaram alto nos recursos de inteligência artificial. Como se não bastasse ter um processador de som e imagem poderoso, a LG traz comando de voz em português e permite sincronizar dispositivos IoT para deixar sua casa conectada.

Você pode pedir ao assistente virtual que aumente a temperatura do ar-condicionado, ligue a cafeteira ou programe a máquina de lavar, sem sair do sofá. A SM8600 é compatível com o Google Assistente e Amazon Alexa.

Ela chega equipada com o mesmo processador da LG SM9000 (TV top de linha da marca), a SM86 é capaz de ajustar o nível de brilho automaticamente, de acordo com a luminosidade do ambiente no qual se encontra, graças ao recursos AI Brightness, que é capaz de detectar a luz do ambiente e otimizar o brilho da imagem reproduzida, ao trabalhar junto com o processador Deep Learning da marca.

A Q70 conta com a função de comando de voz, mas sua assistente pessoal Bixby não está configurada no idioma local, o que pode ser um ponto negativo para quem procura uma TV com esse recurso. As duas plataformas suportam Apple Air Play 2.

A Samsung vem com o controle remoto único, que pode comandar todos os aparelhos conectados em suas portas HDMI através do seu controle remoto e, assim como sua concorrente, ela permite criar um centro de automação para gerenciar seus dispositivos inteligentes através do aplicativo SmartThings.

O sistema operacional Tizen é fácil de navegar e os apps Netflix, YouTube, Globoplay, Prime Video e Spotify já vem pré-instalados.

A plataforma webOs da LG também disponibiliza uma série de aplicativos para download, além dos mais famosos já citados. Seu controle remoto Smart Magic também funciona como mouse e seu microfone integrado facilita bastante a navegação.

Os dois modelos tem interface rápida e intuitiva, que deve agradar ao público em geral.

E ainda, para incrementar a decoração da sua casa, a Samsung dispõe da função Modo Ambiente, que permite reproduzir imagens em sua tela quando está em descanso. Você também pode camuflar o aparelho criando uma textura semelhante ao recinto.

O recurso Modo Galeria da LG é parecido. O televisor pode imitar um quadro na parede ao reproduzir belas paisagens de pontos turísticos famosos catalogados no TripAdvisor.

SM8600 traz moldura discreta e suporte levemente curvado / Divulgação: LG
SM8600 traz moldura discreta e suporte levemente curvado / Divulgação: LG

Samsung Q70 e LG SM8600 chegam com 4 HDMI

Em relação a conectividade, as entradas são bem distribuídas nos dois aparelhos, que contam com quatro portas HDMI 2.0 e uma LAN (Ethernet) para acessar a internet via cabo, mas você também pode utilizar o Wi-Fi, se preferir.

A LG chega com três entradas USB, para conexão de pen drive ou HD externo, e a Samsung dispõe de apenas duas. Você pode transferir seus arquivos para os televisores através do Bluetooth 5.0 e ainda espelhar a tela de seu smartphone Android ou iOS.

Com a Samsung Q70 cenas mais movimentadas terão mais suavidade

Ambos os modelos apresentam frequência de 120 Hz, contudo, o aparelho da Samsung pode simular até 240 Hz com a função Clear Motion Rate, o que favorece as cenas mais movimentadas, como as de transmissão esportivas e jogos eletrônicos, que terão mais suavidade e desenvoltura quanto maior for a taxa de atualização.

O input lag dessas televisões é baixíssimo, o que é extremamente importante para quem procura um equipamento para jogar videogame. São 14,5 ms da LG contra 15 ms de sua oponente, que ainda tem a função FreeSync para evitar travamentos.

Afinal, aqal a melhor Smart TV 4K: Samsung Q70 ou LG SM8600?

Como podemos observar no comparativo, essas Smart TVs 4K intermediárias carregam tecnologias de otimização de imagem avançadas.

As marcas trouxeram propostas equivalentes, mas com algumas diferenças. A escolha do equipamento correto vai depender do perfil de cada usuário.

Se por um lado a NanoCell IPS entrega cores mais vibrantes e melhor ângulo de visão, em contrapartida, sua concorrente reproduz contraste mais fiel por seu painel ser tipo VA e oferece melhor equilíbrio entre tons claros e escuros, além de conceder 10 anos de garantia para manchas na tela.

A LG traz comando de voz totalmente em português e a Samsung ainda não disponibilizou sua assistente Bixby no idioma local, o que pode incomodar quem procura por um aparelho com essa função.

Ambas as TVs são indicadas para fãs de games, contudo, a QLED leva vantagem por simular até 240 Hz e chegar com o recurso FreeSync. Também entrega um áudio mais potente do que a NanoCell, portanto, a Q70 venceu esse duelo.

Compare os preços da Q70 e SM8600:

Smart TV QLED 55" Samsung Q70 4K 55Q70 HDMI

Veja também a versão de 65 polegadas

Smart TV Nano Cristal 55" LG ThinQ AI 4K HDR 55SM8600PSA

Veja também a versão de 65 polegadas

Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre Smart TVs? Conheça a nossa página dedicada ao assunto ou tire suas dúvidas com os especialistas do Zoom!

Saiba mais: