Zoom indica em TV

Samsung Q7FN vs Q70: qual a diferença entre as Smart TVs QLED?

Modelos se destacam pela altíssima qualidade de imagem, conectividade e recursos de navegação avançados.

TV
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Cada vez mais modelos de Smart TVs com definição 4K são lançados pelas fabricantes. Por um lado, a grande quantidade de ofertas resulta em maior variedade de preços e funções, o que é ótimo.

Mas tantas opções podem causar algumas dúvidas na hora de escolher a melhor Smart TV 4K para sua casa. Essa decisão fica ainda mais difícil quando falamos em modelos similares de uma mesma fabricante.

É o caso da Q7FN e Q70, que apostam alto em tecnologias avançadas de imagem, como a tela QLED, e recursos extras variados de conectividade e navegação.

Pensando nisso, montamos um comparativo completo entre essas Smart TVs Samsung, destacando as principais diferenças entre elas. Qual será a sua preferida?

Samsung Q7FNSamsung Q7FNSamsung Q70Samsung Q70
Tela
QLED de 55", 65" e 75” (com resolução 4K) QLED de 55" e 65" (com resolução 4K)
Frequência
120Hz (240Hz com processador de imagens) 120Hz (240Hz com processador de imagens)
Design
Bordas ultrafinas, apoio central e Conexão Única Bordas finas, pés laterais e organizador de cabos
Áudio
Dolby Digital Plus 40W 4.1 Canais Dolby Digital Plus 40W 2.1 Canais
Bluetooth
Sim Sim
Comando de voz
Sim Sim
Espelhamento de tela
Sim Sim
Wi-fi integrado
Sim Sim
HDMI
4 4
USB
3 2
Ethernet
Sim Sim
AV
1 1
Consumo
16,2 kWh/mês Não informado
Dimensões
1227,2 x 784,9 x 284,3 mm (55") 1230,6 x 780 x 248,3 mm (55")
Peso
21 kg (55") 18,5 kg (55")
Ver ofertas Ver ofertas

Altíssima qualidade de imagem com as Smart TVs Samsung

As duas gerações estão disponíveis em telas de 55" e 65". Mas só a TV Samsung Q7FN oferece a opção de 75". Então, se você quer tela bem grande na sua sala, a escolha fica fácil.

A primeira semelhança óbvia entre os modelos é a escolha pela tela QLED da Samsung. A chamada tecnologia de Pontos Quânticos tem como objetivo alcançar cores mais vibrantes e precisas, o que aumenta a riqueza de detalhes. Ah, sim, sem esquecer da definição Ultra HD de 3840 x 2160 pixels, afinal, são duas TVs 4K.

O aprimoramento dos resultados com HDR e processadores de imagem poderosos também estão presentes em ambas as linhas, embora ganhem nomenclaturas diferentes: HDR1500 e HDR 10+ na Q7FN e HDR1000 na Q70.

Até a frequência é a mesma, alcançando bons 120Hz nativos e 240Hz com o recurso Clear Motion Rate.

Samsung Q7FN vs Samsung Q70Tela QLED da Samsung garante cores mais vívidas e alto nível de contrastes / Divulgação: Samsung
 

Para não dizer que não existe nenhuma diferença entre elas, podemos destacar que, por ser um modelo mais recente, a TV Samsung Q70 ganhou algumas leves melhorias, como o Direct Full Array 4X que garante preto mais profundo e cores mais vívidas. Por outro lado, a TV Samsung Q70FN sofre menos interferência de reflexos.

Mas, sinceramente, essas alterações são bem sutis e dificilmente serão decisivas na escolha da melhor TV para você. Podemos declarar um empate técnico, já que ambas garantem excelente qualidade de imagem e tecnologias bem parecidas.

Já em relação ao áudio, a Samsung Q7FN ganha mais detalhes com seus 4.1 canais contra 2.1 canais da Samsung Q70, mas as duas se saem bem na potência de 40W.

Design é uma prioridade?

Samsung Q7FN vs Samsung Q70Smart TV Samsung Q7FN ganha pontos pelo design moderno. / Divulgação: Samsung
 

Embora seja um modelo anterior, a Q7FN ganha alguns pontos por seu design, que apresenta bordas realmente bem fininhas, suporte central e visual mais moderno.

Outro ponto forte nesse sentido é a Conexão Única, com um só cabo saindo da TV até uma central que unifica as conexões externas do aparelho, como cabos HDMI e portas USB.

A Smart TV Samsung Q70 também oferece um sistema de organização de cabos, com canaletas na parte traseira do aparelho. Seu visual é um pouco mais conservador, mas não abriu mão de bordas finas e boa integração com o ambiente.

Aliás, Modo Ambiente é o nome de um dos recursos presentes nos dois modelos, que permite a escolha de imagens e cenas reproduzidas quando a TV não está em uso e faz do aparelho mais um elemento na decoração da sala.

Samsung Q7FN vs Samsung Q70Modo Ambiente integra a TV ao ambiente. / Divulgação: Samsung

Recursos extras semelhantes e uma pequena diferença em conectividade

Bem, estamos falando de Smart TVs 4K Samsung que pertencem a uma mesma categoria. Sendo assim, não é exatamente uma surpresa que seus recursos gerais sejam equivalentes.

Os dois modelos têm quatro portas HDMI, ótima notícia para quem costuma conectar vários aparelhos à TV. Uma informação bem legal é que você pode usar o Controle Remoto Único das Smart TVs para navegar nesses equipamentos, como videogames e sistemas de Home Theater, caso eles sejam compatíveis.

Ainda sobre o controle remoto, o chamado Smart Magic da Samsung, que acompanha ambos os modelos, aceita comandos de voz, com microfone integrado para realizar buscas e outras ações.

Chegando nas conexões sem fio, cada vez mais importantes, as duas TVs Samsung podem ser conectadas a outros aparelhos diversos.

Isso inclui conexão Bluetooth com soundbars e speakers e outros eletrônicos, espelhamento de tela de smartphones e até integração com outros aparelhos inteligentes, como geladeira e sistemas de alarme, desde que compatíveis, por meio do SmartThings.

Já o acesso à internet é realizado pelo Wi-Fi integrado ou pela porta Ethernet para conexões cabeadas, alternativa mais indicada para reprodução em conteúdos 4K nos serviços de streaming.

Mas não existe nenhuma diferença entre elas? Tem, a Samsung Q7FN tem três portas USB, enquanto a Q70 tem apenas duas.

Samsung Q7FN vs Samsung Q70Controle remoto único com microfone para comandos de voz das Smart TVs Samsung. / Divulgação: Samsung

Sistema operacional Tizen é vantagem das Smart TVs Samsung

Atualmente, o sistema operacional Tizen, presente nas Smart TVs Samsung, é um dos mais completos e intuitivos disponíveis.

Em poucos cliques no controle remoto (ou poucos comandos de voz, quando disponível) você encontra o que quer assistir, seja um aplicativo de streaming online ou um aparelho conectado no HDMI.

E, o mais importante, o Tizen é compatível com boa parte dos aplicativos mais populares, como Netflix, Youtube, Globo Play e Spotify, entre muitos outros.

Como é mais recente, a Samsung Q70 tem versão atualizada Tizen 5.0, enquanto a Samsung Q7FN vem com Tizen 4.0 de fábrica. Mas, mais uma vez, as diferenças são sutis, com navegação um pouco mais fluída, mas os mesmos recursos principais.

Samsung Q7FN vs Samsung Q70Compatibilidade com vários aplicativos é um dos pontos fortes do sistema operacional Tizen. / Divulgação: Samsung

Samsung Q7FN ou Samsung Q70: Qual smart TV Samsung 4K comprar?

Como deu para perceber, as Smart TVs Samsung são modelos completos, que garantem os recursos essenciais da categoria e até um pouco além, como a navegação por voz e os sistemas de organização de cabos. Além disso, elas apresentam recursos de imagens bem semelhantes, com destaque para a tela QLED.

A Q7FN leva algumas vantagens importantes: maior quantidade de canais de áudio, mais opções de polegadas, bordas extremamentes finas e uma entrada USB, por exemplo.

Contudo, recursos como presentes na Q70 merecem a atenção, principalmente quem é ligado nos mínimos detalhes. O aparelho conta com tecnologias mais recentes para iluminação da tela, proporcionando um controle de escurecimento mais perfeito que a Q7FN.

Ou seja, a escolha fica por conta dos detalhes e também do preço. Vale ressaltar que por ser um modelo lançado antes que a Q70, a Q7FN tende a ter queda nos preços, apresentando assim um melhor custo/benefício.

Compare os preços das Smart TVs:

Veja também a versão de 65 polegadas e 75 polegadas.

Veja também a versão de 65 polegadas.

Conheça o nosso canal no YouTube:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em tv