Zoom indica em TV

Samsung RU7100 vs Samsung RU7400: qual a diferença entre as TVs 4K?

Não se engane! Apesar de serem modelos de entrada, as duas linhas entregam muita qualidade.

TV
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Se chegou a hora de você trocar a sua televisão, provavelmente já deve ter ouvido das Smart TVs 4K. Entre os televisores mais vendidos estão as duas concorrentes do comparativo de hoje: a RU7100 e a RU7400, ambas da Samsung.

Essas são duas linhas de entrada 4K da fabricante sul-coreana. Isso quer dizer que são aparelhos com ultra qualidade de imagem, com resolução de 3840 × 2160 pixels, mas não possuem todos os recursos que um modelo 4K top de linha entrega hoje.

Por outro lado, é importante ressaltar que ambas as linhas possuem várias tecnologias que vão melhorar bastante a sua experiência, em especial se você está trocando uma tecnologia mais antiga. A geração de aparelhos anterior, a Full HD, tem um número de pixels 4 vezes menor.

Sendo assim, compare cada uma das características das TV da Samsung, fique de olho nos preços e compare a ficha técnica dos aparelhos:

Samsung RU7100Samsung RU7100Samsung RU7400Samsung RU7400
Tela
LED de 58 a 75 polegadas (com resolução 4K) LED de 65 polegadas (com resolução 4K)
Frequência
60 Hz 60 Hz
Design
Design Slim, com bordas ultrafinas e visual livre de cabos Base centralizada, com bordas superfinas em aço escovado
Áudio
20 Watts RMS 20 Watts RMS
Bluetooth
Sim Sim
Comando de voz
Não Sim
Espelhamento de tela
Sim Sim
Wi-fi integrado
Sim Sim
HDMI
3 3
USB
2 2
Ethernet
Sim Sim
AV
Sim Sim
Consumo
145 W 175 W
Dimensões (65'' com suporte)
1457.5 x 917.3 x 312.8 mm 1457.5 x 922.8 x 387.3 mm
Peso (65'')
24.9 kg 28 kg
Ver ofertas Ver ofertas

Telas pequena, médias e grandes

Para início de conversa, em termos de oferta de tamanhos, a linha RU 7100 apresenta uma variedade bem maior. Seus modelos têm 43’’49’’50’’55’’58’’65"75’’ polegadas. Já a linha RU 7400 chegou com apenas um 65 polegadas.

Se compararmos a qualidade de imagem, há quase um empate. As duas linhas tem a mesma resolução 4K, com display LED. Ou seja, você pode esperar cores vivas e brilhantes, com bastante definição. Ambas também contam com HDR Premium, uma tecnologia que melhora consideravelmente a qualidade da imagem.

No entanto, a própria Samsung tem uma métrica que compara a qualidade de imagens dos seus aparelhos, o PQI (Picture Quality Index). A pontuação das TVs RU7100 é de 1.300 PQIs, a RU7400 chega a 1.900 PQIs, levando uma leve vantagem neste quesito.

TV SamsungA duas linhas apresentam livre de cabos, que esconde os fios nas canaletas / Divulgação: Samsung

Cadê os cabos da TV?

Se você mesmo instala a sua TV já deve ter quebrado a cabeça para que os cabos não atrapalhem a decoração do ambiente ou causem confusão na sua cabeça. Para evitar este problema, a Samsung apresentou uma solução bem bacana nessas linhas: o visual livre de cabos.

A ideia consiste em passar os cabos por dentro de canaletas que ficam escondidas dentro da base da TV, mas atenção! Há um diâmetro máximo suportado por cada canaleta (7,5mm; 5,7mm; 5,7 mm e 4,7m).

Na parte da frente, as bordas bem fininhas garantem uma experiência de imersão bastante interessante. A diferença é que a linha RU7100 tem as bordas em preto, enquanto as RU7400 apresentam um visual em aço escovado.

Conectividade é necessidade!

Uma boa smart TV hoje precisa “conversar” com diversos aparelhos e os aparelhos da Samsung entregam as soluções para essa necessidade. Ambas as linhas apresentam 3 entradas HDMI e 2 USB. Dá para ligar um videogame e um computador ao mesmo tempo sem problemas.

A fabricante também promete facilidades no espelhamento do smartphone para TV com o DLNA, o Digital Living Network Alliance, um padrão que foi desenvolvido para facilitar o acesso a arquivos multimídia em diversos aparelhos eletrônicos de forma simplificada.

É claro, como qualquer bom aparelho hoje, todos os modelos destas duas linhas oferecem Wi-Fi integrado.

TV SamsungO DLNA facilita o acesso a diversos aparelhos eletrônicos de forma simplificada / Divulgação: Samsung

Controle Remoto Único facilitado

Este é mais um ponto em que a linha RU7400 leva vantagem. Isso porque ela tem suporte ao assistente pessoal Bixby, ou seja, você pode controlar alguns recursos por voz.

O problema é que esse assistente ainda não tem sua versão em português, então você vai ter que treinar o seu inglês, espanhol, francês, italiano, alemão ou coreano.

Ambas as linhas permitem que o usuário controle diversos aparelhos ligados via Bluetooth à smart TV a partir do Controle Remoto Único.

Desempenho de top de linha

Apesar de serem modelos de entrada, nenhum deles decepciona no quesito desempenho. O sistema operacional é o Tizen, desenvolvido pela própria Samsung, bastante intuitivo e que não deve colocar o usuário em apuros ao controlar a TV.

Em relação aos recursos, Netflix, Youtube e iTunes estão entre os aplicativos que já chegam com a sua TV desde que ela sai da caixa.

Ambas têm frequência nativa de 60 Hz, o que não é tão indicado para gamers e quem é mais atento nas cenas mais rápidas de um filme de ação, por exemplo. Contudo, isso não chega a atrapalhar na hora de assistir a novela, telejornal e as séries da Netflix.

Qual smart TV vale a pena comprar: Samsung RU7100 ou Samsung RU7400?

A conclusão deste comparativo deve ser feita com calma. Primeiramente é preciso entender o uso que o aparelho terá. Isso porque a variedade de tamanhos da linha RU7100 é maior. Se você quer uma TV menor (de 40 polegadas), ou uma gigante (de 75 polegadas), essa será a sua escolha.

Já quando comparamos ponto a ponto, é possível perceber uma boa vantagem da linha RU7400. Ela apresenta vantagens como uma melhor qualidade e imagem, suporte ao assistente pessoal Bixby e o visual mais moderno.

Claro, as vantagens deixam o preço um pouco mais caro, mas lembre-se que uma TV é um investimento para alguns anos de uso, então vale a pena investir um pouco mais para ter um aparelho com mais recursos por um período prolongado.

Ou seja, por ter alguns recursos a mais, formando um sistema mais moderno, a um custo não muito mais alto, a Samsung RU7400 levou a melhor neste comparativo.

Compare os preços:


Veja também as versões de 43’’49’’50’’55’’58’’, e 75’’.

Conheça nosso canal no YouTube:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em tv