Zoom indica em TV

Samsung RU7100 vs LG UK6520: veja o duelo entre Smart TVs 4K custo-benefício

As duas fabricantes têm ótimos modelos, mas qual leva a melhor no duelo da categoria de entrada?

TV
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

As linhas de smart TVs Samsung RU7100 e LG UK6520 estão entre as mais vendidas e certamente devem ser observadas por quem está pensando em comprar um novo aparelho com resolução 4K, 4 vezes maior do que uma TV Full HD, mas vão muito além disso.

Pensando nisso, nós aqui do Zoom estudamos as especificações das TVs da Samsung e da LG, comparamos os preços e cada uma das características e trazemos agora o resultado desta análise para você.

Confira e faça sua melhor escolha!

Samsung RU7100Samsung RU7100LG UK6520LG UK6520
Tela
LED VA, de 58 a 75 polegadas (com resolução 4K) LED IPS, de 40 a 83 polegadas (com resolução 4K)
Frequência
60 Hz 60 Hz
Design
Design Slim, com bordas ultrafinas e visual livre de cabos Bordas finas e versões a partir de 43”
Áudio
20 Watts RMS Estéreo/SAP 20 W
Bluetooth
Sim Sim
Comando de voz
Não Sim
Espelhamento de tela
Sim Sim
Wi-fi integrado
Sim Sim
HDMI
3 4
USB
2 2
Ethernet
Sim Sim
AV
Sim Sim
Consumo
135 W 110 W
Dimensões (modelo 50" com base)
1124.8 x 728.8 x 261.3 mm 1128 x 717,5 x 232 mm
Peso (modelo 50" com base)
13,9 kg 11,7 kg
Ver ofertas Ver ofertas

Telas de vários tamanhos e cheias de tecnologia

Ninguém pode reclamar de falta de opções de tamanho com essas duas linhas. A Samsung RU7100 têm modelos de 43, 49, 50, 55, 58, 65 e a gigante de 75 polegadas. Já a série LG UK6520 tem uma TV ainda maior, de 86 polegadas, além de versões de 43, 50 e 75 polegadas.

Em relação à tecnologia, ambas as linhas apresentam características que prometem melhorar ainda mais a imagem. Os displays são LED, o que garante bom brilho mesmo em ambientes com bastante luminosidade, mas há uma diferença: as TVs Samsung tem o display LED VA, enquanto a LG usa LED IPS.

As tecnologias são parecidas, baseadas no LCD, mas há diferença na organização dos cristais líquidos que são iluminados e formam as imagens.

Na prática, o IPS da UK6520 oferece melhor campo de visão, isto é, você consegue ver a imagem com uma qualidade muito alta mesmo em ângulos mais fechados, quando o usuário está mais “de lado”. Já as telas VA como da RU7100 têm melhor tempo de resposta e contraste.

 

Outro detalhe que quem vai comprar uma TV deve estar atento é em relação ao HDR, o High Dynamic Range. Ele é um recurso que intensifica as cores das cenas e aumenta o contraste entre tons claros e escuros.

A linha da Samsung conta com o HDR Premium, enquanto a LG oferece suporte para HDR10 e HLG Pro. Ambos são ótimos e têm tudo para agradar o usuário.

Um recurso bacana presente nas TVs LG UK6520 é o processamento de imagens Upscaling 4K, que ajuda a dar mais qualidade mesmo para cenas que não foram captadas na qualidade 4K.

Em relação à frequência, ambas têm um ponto negativo, com apenas 60 Hz de taxa de atualização nativa. Isso significa que elas podem “engasgar” em momentos mais agitados de filmes de ação ou de games.

A Samsung, no entanto, tem um recurso de processamento de imagens chamado Clear Motion Rate, que eleva essa frequência para 120Hz.

Samsung RU7100 vs LG UK6520Controle remoto único é um dos destaques das smart TVs da linha RU7100 / Divulgação: Samsung

Design moderno 

TVs modernas seguem uma tendência de apresentarem aparelhos slim (bem fininhos) e bordas mínimas, que ajudam a dar uma sensação de imersão no conteúdo exibido. As linhas da Samsung e da LG seguem essa tendência e têm uma aparência bem moderna.

Contudo, a Samsung saiu na frente da concorrente em outra solução de design cada vez mais comum, o visual livre de cabos. A ideia é bem simples e funcional. Os fios que estão conectados na parte traseira do aparelho passam por canaletas escondidas no suporte, propiciando um visual mais “limpo” ao ambiente.

Outra diferença é em relação à cor. A LG aposta no Steel Silver, um cinza metalizado. Já as TVs RU7100 têm as bordas e o corpo dos aparelhos em preto.

Smart TVs bastante inteligentes

Hoje em dia não basta alta qualidade de imagem, é necessário também que a TV ofereça mais. Recursos que deixam o aparelho mais amigável e que possam levá-lo a ser mais que um mero “exibidor de conteúdos” são cada vez mais presentes e as fabricantes sul-coreanas sabem bem disso.

A LG tem a função de inteligência artificial ThinQ AI, que usa comandos de voz para fazer pesquisas, acessar apps, navegar pela internet, além de controlar diversos outros recursos com um único controle remoto.

A Samsung também oferece o recurso de controle remoto único, além de oferece facilidades no espelhamento do smartphone para TV com o DLNA, o Digital Living Network Alliance, um padrão que foi desenvolvido para facilitar o acesso à arquivos multimídia em diversos aparelhos eletrônicos de forma simplificada.

É claro, como se tratam de smart TVs, tanto as Samsung NU7100 quanto a LG UK6510 têm Wi-Fi integrado.

Samsung RU7100 vs LG UK6520Sistemas operacionais agradam: LG tem o WebOs e Samsung trabalha com o Tizen / Divulgação: LG

HDMI, USB e alto desempenho

Outro ponto a ser observado em uma nova TV é a sua conectividade e neste ponto a LG leva uma vantagem. As smart TVs UK6510 têm 4 entradas HDMI, uma a mais que a linha da Samsung. Parece pouco?

Pode até ser para alguns perfis de usuários, mas é um detalhe que pode fazer uma enorme diferença quando você precisa ligar uma TV a cabo, um ou mais consoles de videogame e um computador ao mesmo tempo à TV.

O sistema operacional da LG é o webOs 4.0. A Samsung usa o Tizen. Ambos foram desenvolvidos pelas próprias empresas e são bem amigáveis, mesmo para quem está usando uma smart TV pela primeira vez.

Ambos já vêm com Netflix e Youtube entre outros instalados e contam com a possibilidade de instalação de diversos outros aplicativos.

Qual Smart TV vale a pena comprar: Samsung RU7100 ou LG UK6520?

Cada uma das duas linhas apresenta vantagens e desvantagens nesta comparação. Enquanto a frequência da Samsung RU7100 é melhor e ainda têm a solução de visual livre de fios, as TVs LG UK6520 tem uma entrada HDMI a mais e a possibilidade de comandos de voz.

Há uma diferença bem significativa em relação às telas. A LED VA da Samsung proporciona melhor contraste e tempo de resposta, enquanto a IPS tem melhor ângulo de visão mais aberto e maior fidelidade das cores.

Aqui é importante que o usuário entenda quais são as suas necessidades antes de escolher qual é o modelo que vale mais a pena. Entretanto, antes de tomar essa decisão, é preciso saber que na comparação entre dois modelos do mesmo tamanho, a linha da Samsung tem o preço um pouco menor.

Conclusão: O usuário fará uma excelente compra, seja qual for a escolha. Isso é: há um empate no aspecto técnico. Mas ao analisarmos o preço menor, consideramos que a linha Samsung RU7100 apresenta melhor custo-benefício e por isso isso é a vencedora nesta comparação.

Compare os preços:

 

Conheça o nosso canal no YouTube:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em tv